Site icon A Odisseia

Rosa e Momo | Tudo sobre retorno triunfal de Sophia Loren na Netflix

Rosa e Momo

Cercada por elogios, Sophia Loren retorna aos cinemas em Rosa e Momo

Veja todos os detalhes do filme: trailer, elenco, enredo e tudo que faz Rosa e Momo uma aguardada produção da Netflix


Em sua última grande aparição pública, no Globo de Ouro de 2010, Sophia Loren roubou os todos holofotes do tapete vermelho para si. Uma atitude nada incomum para uma das maiores divas do cinema italiano.

A questão é que, já naquela época, a atriz trabalhava cada vez menos e passava despercebida por alguns rostos mais jovens. Uma dessas pessoas foi a filha de Meryl Streep (que, curiosamente, é uma fã declarada de Loren). Numa cena muito comentada, a garota perguntou pra mãe quem era aquela mulher que atraiu tanta atenção, e Streep respondeu que “ela é uma estrela de cinema de verdade”.

Para a alegria da atriz e tantos outros fãs (famosos ou não) espalhados pelo mundo, Sophia Loren finalmente volta aos cinemas com Rosa e Momo, um drama comovente dirigido por filho mais novo, Edoardo Ponti (Desejo de Liberdade).


A história de Rosa e Momo

Foto; Divulgação

Baseado em um romance escrito por Romain Gary, Rosa e Momo (The Life Ahead, em inglês) acompanha a relação entre os dois personagens que dão nome ao longa. A primeira é uma senhora italiana, sobrevivente do Holocausto, que acolhe crianças na tentativa dar a elas uma nova perspectiva de vida. O segundo é um garoto refugiado de doze anos que tentou roubá-la.

Mesmo assim, Rosa aceita cuidar do garoto por conta do pedido de um velho amigo, dando início a uma relação muito próxima do que podemos chamar de família.

O trailer de Rosa e Momo


O elenco de Rosa e Momo

Com 86 anos e uma carreira que inclui 10 indicações ao Globo de Ouro e duas estatuetas do Oscar (uma pelo longa italiano Duas Mulheres e outra honorária), Sophia Loren é obviamente o grande destaque do filme. Afinal de contas, estamos falando do seu retorno às telas após 11 anos de hiato.

Ela assume o protagonismo do longa ao lado do quase estreante Ibrahima Gueye. O garoto só fez uma pequena participação em um curta chamado Muñeca Negra antes de ser escolhido para interpretar Momo.

Completam o elenco de Rosa e Momo, outros nomes conhecidos do cinema europeu e árabe. Entre eles, Renato Carpentieri (As Portas da Justiça), Babak Karimi (O Apartamento), Francesco Cassano (The Tracker), Massimiliano Rossi (Romulus) e Abril Zamora (Vis a Vis).

Por que assistir Rosa e Momo?

Foto: Divulgação

Além de ser um drama com muito potencial para arrancar lágrimas, Rosa e Momo vem sendo cotado por diversos especialistas (incluindo a toda poderosa Variety) como um possível candidato ao Oscar. Não está entre aqueles favoritos que aparecem em diversas categorias, mas pode dar as caras em uma ou outra categoria específica.

E o motivo é justamente o retorno triunfal de Sophia Loren.

A volta da atriz em um papel de destaque que vem recebendo uma chuva de elogios da crítica internacional é o tipo de narrativa que a Academia costuma gostar. Isso sem contar que uma indicação para Loren seria a chance de quebrar vários recordes.

Isso porque a aparição da italiana na lista aconteceria 56 anos após sua última indicação. Esse tempo permitiria que quebrasse um estranho recorde detido por Henry Fonda: “o ator ou atriz que esperou mais tempo para ser indicado novamente”.

Mas Loren não pararia por aí… Caso seja indicada, ela ocupará o posto de atriz mais velha a ser nomeada para o prêmio de Melhor Atriz, superando Emmanuelle Riva que foi nomeada pelo filme Amor aos 85 anos.

Mais uma situação normal para a mulher que detém um dos recordes mais significativos do Oscar: a primeira atriz a vencer um prêmio de atuação por um filme estrangeiro (o já citado Duas Mulheres, em 1962).


Rosa e Momo chega ao catálogo da Netflix no dia 13 de novembro


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Exit mobile version