0

Radioactive é uma cinebiografia que segue a vida de Marie Skłodowska Curie e agora estreia na Netflix

Marjane Satrapi é a diretora deste filme, que já foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto.


Radioactive foi originalmente lançado pela Amazon Prime em abril do ano passado e só agora chega aqui no Brasil, com o selo da concorrente Netflix.

Vai entender.

Marie Curie foi uma das mais influentes cientistas e figuras históricas da era  moderna, e agora tem um filme biográfico para honrar seu legado. O longa é estrelado pela excelente Rosamund Pike como o famoso cientista do século XX e teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Dirigido por Marjane Satrapi, com roteiro de Jack Thorne, o filme conta a história da vida e da carreira de Curie.

Veja o enredo do filme e a história real em que Radioactive se baseou:

Radioactive é o filme com rosamund pike que conta a história de Marie Curie

Foto: Divulgação

Qual a história de Radioactive?

Movida por uma mente brilhante e uma grande paixão, Marie Curie (Rosamund Pike) embarca em uma jornada científica com o marido, Pierre (Sam Riley). Juntos, eles fazem descobertas que vão mudar o mundo, diz a sinopse oficial.

Apesar de suas muitas realizações, grande parte da vida de Curie foi borrada pela tragédia. Seu amado marido e parceiro de pesquisa, Piere Curie, morreu ainda cedo em um trágico acidente após sofrer envenenamento por radiação.

Marie Curie também sofreu de envenenamento por radiação e acabou falecendo aos 66 anos. Radioactive preenche as lacunas da vida pessoal de Marie Curie e mostra como ela se misturou com suas realizações profissionais.


+++ Meu Pai e Outros Vexames: Do que se trata a série com Jamie Foxx na Netflix?

+++ Por que Você me Matou? A incrível história real do documentário da Netflix

Trailer

Elenco de Radioactive

No filme, Rosamund Pike interpreta o papel principal de Marie Curie, enquanto Sam Riley interpreta o de Pierre.

A badalada Anya Taylor-Joy, junto de Cara Bossom, Aneurin Barnard e Simon Russell Beale são alguns dos atores do elenco de apoio de Radioactive.

Foto: Divulgação

O Radioactive é baseado em uma história verdadeira?

Sim. Radioactive é uma adaptação da história em quadrinhos de 2010 de Lauren Redniss chamada Radioactive Marie e Pierre Curie: a Tale of Love and Fallout. A obra foi baseada na história real de Marie Curie e seu marido e parceiro de pesquisas.

Foto: Reprodução

Quem foi Marie Curie?

Marie Curie, e seu marido Piere, eram físicos e químicos mais conhecidos por suas pesquisas pioneiras sobre radioatividade, nas quais ganharam um Prêmio Nobel de Física em 1903.

Depois que Pierre Curie morreu tragicamente ainda jovem, Curie ganhou um segundo Prêmio Nobel de Química em 1911. Ela é a única mulher a ganhar o prêmio duas vezes, e a única pessoa a ganhar em dois campos científicos diferentes.

Curie descobriu dois novos elementos que constam na tabela periódica, o rádio e polônio, e sua pesquisa ajudou a desenvolver a quimioterapia para tratamento de câncer, além da tecnologia de raios-X.

Ela e o marido formalizaram o termo “radioatividade”.

O filme retrata com precisão o escândalo que atormentou Marie Curie depois que seu marido morreu em um acidente. Seu caso com Paul Langevin, um ex-aluno de Pierre, foi descoberto e a imprensa acusou Curie de ser uma polonesa e judia destruidora de casas.

O Radioactive também toca nas máquinas móveis de raios-X que Curie desenvolveu durante a Primeira Guerra Mundial para ajudar os soldados feridos em batalha. No filme, vemos Curie doando suas medalhas Nobel para financiar o projeto depois de auxiliar sua filha de 17 anos, interpretada por Anya Taylor-Joy.

Na verdade, ela tentou doar suas medalhas quase imediatamente após o início da guerra, mas o Banco Nacional da França se recusou a aceitá-las. Em vez disso, Curie comprou títulos de guerra usando o dinheiro do Prêmio Nobel.

No dia 4 de julho de 1934, Marie Curie morreu de anemia aplástica, que acreditava ser causada por sua exposição prolongada à radiação.

Apesar do que vemos no filme, a própria Curie nunca reconheceu verdadeiramente os perigos da radiação.


Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes