AODISSEIA
Especial

Qual foi o melhor filme de herói de 2019?

Ano repleto de surpresas, eventos e fracassos.


10 de janeiro de 2020 - 19:43 - Tiago Soares

Os filmes de heróis são sensação a cada ano e em 2019 não foi diferente. O que fica é a pergunta; qual foi o melhor filme de herói de 2019?

O ano acabou e com ele mais filmes de heróis que estrearam e tomaram conta dos cinemas. 2019 foi essencial para a Marvel, já que fechou com estilo uma das maiores sagas do cinema recente. A DC também veio com tudo ao reformular seu universo com um filme isolado e diferente no gênero. Mas nem só de sucessos as produtoras viveram, já que os X-Men tiveram um fim melancólico e um reboot foi o “vencedor” não apenas de pior filme de herói, mas “ganhou” na nossa lista geral.


 

8º) Hellboy

filmes de heróis

Hellboy não apenas foi o pior filme de herói de 2019, mas também o pior na nossa lista geral. O tom totalmente errôneo do filme dirigido por Neil Marshall, não salva a bela caracterização de David Harbour no papel principal. Efeitos toscos e uma vilã de desenho animado só fecham o caixão dessa produção, que com certeza será esquecida.

 

7º) Fênix Negra

A conclusão da saga dos X-Men na FOX não poderia ser de maneira mais melancólica. Um filme completamente sem alma, ambição ou empatia. Fênix Negra é um desperdício de um grande elenco, que claramente já estava cansado de interpretar os mesmo personagens a tantos anos.

 

6º) Capitã Marvel

Saindo do ruim pro médio, Capitã Marvel é o primeiro filme da Marvel Studios protagonizado por uma mulher, e apesar de trazer essa importante representatividade e boa atuação de Brie Larson, não foi um bom filme. O mal uso da trilha sonora (que se passa na época ricamente musical dos anos 90) e um vilão fraco repleto de motivações rasas, talvez seja um dos grandes problemas da produção. O ritmo e as cenas de ação também não são dos melhores e recentemente a obra tem sido responsável por aumentar o número de alistamentos de mulheres no exército americano. Propaganda militar? Temos.

 

5º) Vidro

filmes de heróis

M. Night Shyamalan tinha a faca e queijo na mão, mas desperdiçou tudo em um segundo ato vergonhoso. Apesar de um primeiro ato praticamente perfeito e um último reflexivo, a meiota de Vidro não merece ser lembrada, tanto pela lentidão, quanto pela quantidade de personagens desnecessários. Buscando ir na contramão dos filmes de heróis da atualidade, Vidro até tem um bom texto e direção eficientes, mas vacila no ritmo escorregadio.

 

4º) Homem-Aranha: Longe de Casa

“Longe de casa, a mais de uma semana…”. A música da Blitz foi a piada mais recorrente para falar de Homem-Aranha: Longe de Casa, filme que traz o teioso de férias escolares na Europa vivendo altas aventuras ao lado de Nick Fury e do vilão Mistério, de Jake Gyllenhaal, a melhor coisa da produção sem dúvida. As piadas funcionam, o sentimento de urgência e os efeitos na cenas de ilusão são essências para esta boa aventura.

 

3º) Coringa/Shazam (empate)

Empate da DC com dois filmes completamente diferentes. De um lado umas das grandes surpresas do ano, que inaugura o selo DC Dark e que vem angariando vários prêmios nessa temporada de premiações. Do outro um filme divertido (infelizmente lançado na data errada), mas competente e cheio de coração, além de autossuficiente. Coringa e Shazam! são dois grandes sucessos de público e crítica e merecem o terceiro lugar na lista.

 

2º) Vingadores: Ultimato

filmes de heróis

O evento cinematográfico responsável por unir os maiores heróis da terra. Foi assim que Vingadores: Ultimato foi encarado e cumpriu o que prometeu. Recheado de fã service e momentos apoteóticos (com frases repetidas até o momento), a produção reunião batalhas gigantescas a uma história muito louca com direito a viagem no tempo. Merece demais estar em segundo e briga (quase) de igual pra igual com o primeiro lugar.

 

1º) Homem-Aranha no Aranhaverso

Com certeza o filme mais ousado da lista. Apesar de ter sido lançado em 2018 fora do país, Homem-Aranha no Aranhaverso só chegou aqui em janeiro de 2019 e se mostrou um espetáculo em forma de animação. Inventiva e com uma história repleta de reviravoltas, é sem dúvidas um dos melhores, se não a melhor adaptação do herói para as telas.