Plantão Covid
0

Sob Pressão: Plantão COVID chega a telinha para mostrar o drama dos médicos e enfermeiros que estão na linha de frente durante a pandemia


Quem acompanha o site há algum tempo, provavelmente sabe que Sob Pressão está gravada como uma das melhores séries brasileiras dos últimos cinco anos. O filme original é apenas mediano, mas o produto ganhou outra cara quando chegou na telinha como uma mistura entre as clássicas produções médicas e a dura realidade social e política do país.

Logo, considerando a maneira como nosso sistema público de saúde está sendo colocado a prova da maneira mais dura possível durante a pandemia, era mais do que esperado que Sob Pressão abordasse o assunto de alguma maneira.

E, pra evitar que esse tema só viesse à tona no ano que vem (quando deve estrear a quarta temporada da série), os produtores e roteiristas da produção preparam o especial Plantão COVID.

Plantão Covid

Segundo o diretor artístico Andrucha Waddington, “isso é fazer dramaturgia de urgência“. Algo que combina muito com a correria extremamente real da série.

A gente tinha pensado em colocar a pandemia nos três primeiros episódios da quarta temporada. Nesse meio tempo, pensando em como voltar a trabalhar, surgiu a ideia de fazer algo rápido em cima do que está acontecendo no momento. Foi daí que surgiu a edição especial, o ‘Sob Pressão: Plantão COVID’: dois episódios de 40 minutos. Uma história com início, meio e fim”


+++ Confira a nossa crítica da terceira temporada de Sob Pressão

Sobre o que é Sob Pressão: Plantão COVID?

Assim como o título dessa “mini temporada” deixa claro, Plantão COVID vai acompanhar os protagonistas da série durante a pandemia. Pra ser um pouco mais específico: vai relatar o dia-a-dia dos médicos e enfermeiros em um hospital de campanha no comecinho de tudo, quando tínhamos opções de tratamento ainda mais escassas.

A proposta – mais do que válida – é mostrar que “por trás das máscaras existem profissionais de saúde atuando sob pressão, arriscando seus sonhos e até mesmo a própria vida em prol do outro“. Pessoas que também sofrem por não poderem ver seus familiares e/ou perderem entes queridos.

Plantão Covid

Um retrato que deve fazer a sociedade pensar, de acordo com o mesmo Andrucha Waddington.

Estamos lidando com um retrato muito sólido do que acontece dentro de um hospital de campanha, sem fake news. Tanto a temática humana quanto o segundo plano político, está tudo retratado”


O elenco de Sob Pressão: Plantão COVID

Os dois episódios especiais de Plantão COVID contam com o retorno de praticamente todo o elenco principal da terceira temporada. Isso significa que teremos a volta de Júlio Andrade como Evandro, Marjorie Estiano como Carolina, Bruno Garcia como Décio, Pablo Sanábio como Charles, Julia Shimura como Keiko e Drica Moraes como Vera.

A última gravou toda a sua participação de casa por fazer parte do grupo de risco. Ela enfrentou um câncer em 2010.

Juntam-se a eles, no hospital, David Junior como o neurocirurgião Mauro e Roberta Rodrigues como a enfermeira Marisa. Já entre os pacientes, Plantão COVID vai contar com as participações de nomes como Marcello Melo Junior e Marcos Caruso.

Plantão Covid

E, pra completar o elenco, Ravel Andrade (irmão de Júlio na vida real) e Fabiula Nascimento interpretam uma versão jovem do Dr. Evandro e sua mãe em alguns flashbacks que vão revelar porque o personagem decidiu ser médico. Stepan Nercessian também volta como o Dr, Samuel para mostrar a origem da admiração do protagonista pelo médico que faleceu na segunda temporada.


A produção de Sob Pressão: Plantão COVID

A maior parte das gravações – que ocorreram no mês de agosto – foram realizadas em um hospital de campanha cenográfico montado nos Estúdios Globo. Um cenário construído com tendas (assim como na vida real) que ainda justifica o fato dos atores estarem usando todos os equipamentos de segurança durante as cenas, afinal os EPI’s fazem parte do figurino oficial.

Isso foi um facilitador durante o processo, já que o elenco ficava “protegido” durante todo o tempo. As outras produções da Globo, ao contrário de Plantão COVID, estão precisando fazer malabarismos, como separações de plástico retiradas no computador, para realizar suas gravações.

Por outro lado, o fato dos atores estarem cobertos por máscara, face shield, luvas, gorro e capote impermeável dificultou a captação das vozes. Eles precisaram regravar as cenas várias vezes pra conseguir um áudio mais limpo.

Plantão Covid

Já os atores precisaram enfrentar outro desafio: atuar com os olhos. Marjorie Estiano e Júlio Andrade falaram sobre isso em entrevistas recentes:

Esse foi um ponto de preocupação porque a máscara cobre nosso rosto. Você não tem a boca, os reflexos na cor da pele. Na atuação, o corpo todo reage. Mas a gente ficou só com os olhos”

Marjorie Estiano –

Atuar com equipamento de proteção foi uma das maiores novidades pra gente. Ainda não sabemos como vai ser a recepção do público. Me preocupo se vamos conseguir passar emoção só com o olhar”

Júlio Andrade –

No entanto, apesar de todas essas proteções integradas a trama, todos os envolvidos nesses episódios especiais permaneceram isolados e foram testados semanalmente.


A realidade de Plantão COVID

Assim como aconteceu com todas as temporadas de Sob Pressão, Plantão COVID contou com a consultoria do médico Márcio Maranhão, autor do livro “Sob Pressão – A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro” (principal fonte de inspiração para o filme).

Plantão Covid

Ele, que atuou em hospitais de campanha no começo da pandemia, foi o responsável por ajudar os atores a lidar com as situações da maneira mais realista possível.

Não só compartilho as histórias com os roteiristas, mas também ajudo em tudo que tem relação ao enfrentamento, mostrando como é o trabalho em um hospital de campanha, suas dificuldades, como se comportar frente a situações de emergência e como trazer essa experiência, que ainda vivo, com veracidade e sentimento, frente a situações, muitas vezes, trágicas”

Mas essa relação não para na avaliação estética do set ou no uso correto dos equipamentos. Maranhão também ajudou a retratar os aspectos emocionais característico da pandemia.

Em relação à dramaturgia, trago o que os médicos estão enfrentando e o que se passa dentro da gente: o medo, a ansiedade, a angústia, o desconforto. Medo não só por nós, por adoecermos, mas por adoecermos parentes, familiares e amigos. Convivemos também com o medo do adoecimento dos colegas de trabalho”


Os episódios de Plantão COVID serão exibidos nos dias 06 e 13 de outubro na Globo


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

The Crown | Tudo que sabemos sobre a 4ª temporada da série na Netflix

Previous article

Caixa Preta (Black Box) | Os horrores da mente e o poder do egoísmo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries