Pieces of a Woman
0

Possível candidato ao Oscar, Pieces of a Woman estreia essa semana na Netflix

Veja todos os detalhes do filme: trailer, enredo e tudo mais sobre a produção estrelada por Vanessa Kirby


Era Uma Vez um Sonho, Os 7 de Chicago, Mank, Destacamento Blood, A Voz Suprema do Blues… Essa é somente uma pequena parte da lista de produções da Netflix que já começou sua caminhada em direção ao Oscar. Um prêmio que, como todo mundo já sabe, o serviço de streaming almeja há muitos anos.

As chances parecem estar mais altas esse ano, afinal de contas o catálogo de opções (confira todos os longas inscritos aqui) é rico e muito interessante. E só melhora com a estreia de Pieces of a Woman, um drama independente que vem colecionando elogios desde sua estreia no Festival de Veneza.


A história de Pieces of a Woman

Baseada em uma peça montada na Polônia em 2018, a trama é uma jornada emocional que começa no parto domiciliar de Martha. Uma sequência de erros cometida pela parteira a lançam num ano preenchido por muito luto, problemas matrimoniais, discussões acaloradas com sua mãe dominadora e uma dolorosa disputa judicial.

O mais curioso é que tanto a peça quanto o filme são baseados na perda real de Kornel Mundruczo e Kata Weber, um casal de cineastas húngaros que ocupa, respectivamente, os postos de diretor e roteirista.

Pieces of a Woman

Foto: Divulgação (Benjamin Loeb / Netflix)

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Weber deixou claro que uma grande parte da trama foi ficcionalizada com o intuito de retratar algo que já aconteceu com inúmeras mulheres, mas a maneira como a família lida com a perda é exatamente a história dela.

Uma mistura entre ficção e fatos reais (a parte do tribunal, por exemplo, é baseada em um caso real que aconteceu na Hungria em 2010) que é traduzida de forma muito realista para as telas. Algo que pode ser um pouco estranho pra quem conhece a carreira quase surrealista de Mundruczo e Weber.

No entanto, isso conversa muito bem com o lado pessoal e intimista de Pieces of a Woman. Por mais que o diretor insista em dizer que o longa não é só sobre a história deles, ele admite, em dado momento da mesma entrevista, que encará-lo artisticamente foi como uma terapia.


O trailer de Pieces of a Woman


O elenco de Pieces of a Woman

A grande protagonista do filme, Martha, é interpretada por Vanessa Kirby (The Crown). Por mais que o papel seja bem diferente dos últimos trabalhos dela, Kata Weber soube que estava diante da atriz perfeita quando Vanessa viajou para Budapeste e sentou com os diretores apenas 24 horas após ler o roteiro.

Completam o elenco Shia LaBeouf (Corações de Ferro) como o marido de Martha, Ellen Burstyn (Réquiem para um Sonho) como a mãe e Molly Parker (Perdidos no Espaço) como a parteira acusada de negligência criminal.

Por trás das câmera, além de Mundruczo e Weber, o destaque fica para as participações de Sam Levinson (Euphoria) e Martin Scorcese (O Irlandês) como produtores executivos.


O filme tem chances no Oscar?

Pieces of a Woman

Foto: Divulgação (Benjamin Loeb / Netflix)

Graças a pandemia, não está sendo fácil fazer as apostas para o Oscar desse ano. Mas, mesmo assim, Pieces of a Woman parece ser um forte candidato, pelo menos nas categorias de atuação.

Inclusive, é possível dizer que a compra dos seus direitos de distribuição após uma elogiadíssima estreia no Festival de Veneza foi motivada justamente por essa possibilidade. Afinal de contas, desde aquele momento, diversos críticos colocaram Vanessa Kirby e Ellen Burstyn como presenças confirmadas nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.

Em uma entrevista recente, Burstyn chegou a dizer que achou o burburinho exagerado porque se tratava de um longa independente que não teria dinheiro para fazer campanha. Algo que mudou após a compra da Netflix, deixando a atriz animada com a chance de voltar para a premiação.

Além disso, ainda existe um detalhe curioso: Pieces of a Woman não tinha uma data de estreia confirmada (poderia estrear depois de março e ficar elegível apenas pro Oscar 2022) até Era Uma Vez um Sonho receber uma chuva de críticas negativas. Como o anúncio da Netflix surgiu na mesma semana, muitos jornalistas estão apostando que o serviço de streaming percebeu que o filme de Ron Howard não teria muitas chances e decidiu apostar as fichas em outro longa. Nesse caso, a troca seria Amy Adams e Gleen Close por Kirby e Burstyn.


Pieces of a Woman chega ao catálogo da Netflix no dia 13 de novembro


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Vida Após a Morte | Conheça a Série documental da Netflix

Previous article

Rotas do Ódio | Conheça a série brasileira que estreia no Globoplay

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes