Passaporte Para Liberdade | Quem foi Aracy de Carvalho na nova minissérie da Globo?

Passaporte Para Liberdade | Quem foi Aracy de Carvalho na nova minissérie da Globo? 2

Passaporte Para Liberdade promete ser uma das maiores produções da história da Rede Globo. A Minissérie é centrada em Aracy de Carvalho e será exibida em 8 episódios. 

Veja mais detalhes da personagem histórica, bem como da série na TV.


Investindo pesado na teledramaturgia, a Rede Globo retoma suas produções originais depois de um bom tempo paralisada por conta da pandemia de Covid-19. Passaporte para Liberdade será a próxima minissérie da emissora brasileira, co-produzida por ela, pela Floresta e a Sony Pictures Television.

A minissérie conta com a direção de Seani Soares e tem direção artística de Jayme Monjardin.

Passaporte para Liberdade conta a história de Aracy de Carvalho na rede globo
Foto: Divulgação Rede Globo

A história de Passaporte para Liberdade

Figura central em Passaporte Para Liberdade, Aracy de Carvalho, interpretada por Sophie Charlotte, foi uma importante figura durante a 2ª Guerra Mundial. Funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo, Alemanha, e sem contar com qualquer proteção diplomática, ela contornou regras pesadas durante o Nazismo para emitir passaportes aos judeus, no intuito de migrarem para outro país e assim sobreviver ao holocausto provocado por Hitler.

A minissérie da Rede Globo vai tratar da vida de Aracy, bem como seu envolvimento com o escritor Guimarães Rosa e toda sua luta para salvar as pessoas de uma perseguição injusta e cruel.

Detalhe que, antes de se chamar Passaporte para Liberdade, a minissérie teve o nome provisório de Anjo de Hamburgo e cogitou ter Alice Braga e Rodrigo Santoro nos papéis principais, mas por conta de agenda e compromissos, não puderam assumir a minissérie.


+++ King Richard: Criando Campeãs: Cotado ao Oscar 2021, Will Smith usou toda sua experiência em seu novo filme

Veja o trailer 

Quem foi Aracy de Carvalho?

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa nasceu no dia 5 de dezembro de 1908 em Rio Negro, Paraná, e faleceu em São Paulo, no dia 28 de fevereiro de 2011 após uma vida inteira dedicada à diplomacia brasileira.

Aracy era poliglota e trabalhou por décadas no Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Ela recebeu, pelo governo de Israel, o título de Justa Entre As Nações, pelos serviços prestados aos judeus para entrarem ilegalmente no Brasil durante a 2ª Guerra Mundial.

Passaporte Para Liberdade | Quem foi Aracy de Carvalho na nova minissérie da Globo? 3
Aracy de Carvalho. Foto: Acervo

Em 1930, Aracy se casou com o alemão Johann Eduard Ludwig Tess com quem teve o filho Eduardo Carvalho Tess, mas após cinco anos de matrimônio, se separou de Johann e precisou ir morar com sua tia Lucy, na Alemanha. Ela retornou ao Brasil em 1935 para formalizar o processo de divórcio e, por falar quatro línguas (português, inglês, francês e alemão), consegui um emprego como chefe da Seção de Passaportes no consulado brasileiro da cidade de Hamburgo, na Alemanha.

No ano de 1938, entrou em vigor a Circular Secreta 1.127 aqui no Brasil, que basicamente restringia a entrada de judeus no país. Entretanto, Aracy de Carvalho ignorou a circular e continuava preparando vistos para judeus entrarem no país, com outros nomes. A jovem despachava ao lado do cônsul geral e colocava os vistos dos judeus entre as papeladas de assinaturas e não colocava a letra J nos nomes de cada um, que os identificava como judeu à época, fato mostrado em Passaporte para Liberdade.

Dessa forma, Aracy de Carvalho evitou que muitos judeus fossem para a prisão e os livrou do Holocausto provocado por Hitler.

Passaporte Para Liberdade | Quem foi Aracy de Carvalho na nova minissérie da Globo? 4
Aracy de Carvalho e Guimarães Rosa, 1948. Foto: Acervo

Após alguns anos trabalhando em Hamburgo, Aracy de Carvalho se casou com João Guimarães Rosa, famoso escritor brasileiro que, na época, era cônsul adjunto no local. Os dois viveram na Alemanha até 1942, quando o governo brasileiro rompeu qualquer relação diplomática com o país e apoiou publicamente os Aliados durante a 2ª Guerra Mundial.

O retorno dos dois ao Brasil passou longe de ser tranquilo, já que o casal ficou quatro meses sob custódia do governo alemão, até serem trocados por diplomatas alemães que viviam no Brasil.

Aracy de Carvalho e Guimarães Rosa foram para o México, e se casaram por lá antes de retornar ao Brasil. Passaporte para Liberdade mostra também que o livro de Guimarães, Grande Sertão: Veredas, de 1956, foi dedicado à Aracy.

Passaporte Para Liberdade | Quem foi Aracy de Carvalho na nova minissérie da Globo? 5
Foto: Divulgação Rede Globo

Por que Passaporte para Liberdade é dublado?

Fato que chamou a atenção em Passaporte para Liberdade é que a minissérie da Globo, junto da Floresta e Sony, está dublada. Isso por quê a série foi pensada no mercado internacional e foi toda gravada em inglês.

A dublagem ocorreu para ser exibida aqui no Brasil e quase nenhum membro do elenco dubla a si mesmo na série.

Apenas Rodrigo Lombardi, que faz o papel de Guimarães Rosa e Tarcísio Filho, que interpreta o diplomata Souza Ribeiro, dublam a si mesmos por terem experiências prévias com dublagens.

Sophie Charlotte é dublada por Carol Valença, que você deve conhecer por personagens em Bridgerton, The Walking Dead e Game of Thrones.

Passaporte Para Liberdade | Quem foi Aracy de Carvalho na nova minissérie da Globo? 6
Foto: Divulgação Rede Globo

Elenco de Passaporte para Liberdade

Sendo uma super produção da Globo, Passaporte para Liberdade também reúne um elenco recheado de nomes nacionais e internacionais.

  • Aracy de Carvalho é interpretada por Sophie Charlotte
  • João Guimarães Rosa é vivido por Rodrigo Lombardi
  • Souza Ribeiro é interpretado por Tarcísio Filho
  • A cantora Vivi Landau é vivida por Gabriela Petry
  • O soldado nazista Wilfried Schartz é interpretado por João Cortês
  • Um dos judeus que recebe ajuda, Hugo Levy, é interpretado por Bruce Gomlevsky
  • E Mendel Krik é vivido por Jimmy London.

Já no elenco internacional de Passaporte para Liberdade, temos:

  • Peter Ketnath como o militar Thomas Zumkle
  • Tomas Sinclais Spencer como o outro militar nazista Karl Schaffer
  • Stefan Winert como Milton Hardner
  • Jacopo Garfagnolli, vivendo Rudi Katz
  • A polonesa Izabela Gwidzak como Margarethe Levy
  • A israelense Sivan Mast interpretando Helena Krik
  • O americano Brian Townes interpretando o nazista Comandante Heinz.

Passaporte para Liberdade tem ao todo oito capítulos, sendo exibidos a partir do dia 20 de dezembro, sempre às segundas e quintas-feiras.


 

Total
0
Shares
Previous Post
Uma Esposa de Natal | Conheça o filme nigeriano sobre o natal na Netflix 11

Uma Esposa de Natal | Conheça o filme nigeriano sobre o natal na Netflix

Next Post
Emily em Paris 2ª temporada | Tudo o que você precisa saber sobre o retorno da série na Netflix 12

Emily em Paris 2ª temporada | Tudo o que você precisa saber sobre o retorno da série na Netflix

Related Posts