Os Filmes da Mostra de São Paulo 2019

Os Filmes da Mostra de São Paulo 2019 4

Confira a programação completa da Mostra de São Paulo 2019, que teve Oliver Assayas como grande homenageado, e muitos destaques


43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, ou simplesmente Mostra de São Paulo, que acontece entre 17 e 30 de outubro, exibiu 326 títulos de 45 países. Os destaques da Mostra de São Paulo são o filme de abertura “Wasp Network” de Olivier Assayas, que conta com uma retrospectiva especial, além de “O Farol”, filme de Robert Eggers (diretor do terror “A Bruxa”), premiado como o melhor filme da Quinzena dos Realizadores em Cannes. Outro vencedor, “Parasite” de Bong Joon-ho (que levou a Palma de Ouro do festival francês), também estará na Mostra de São Paulo.

O escolhido para tentar uma vaga nos indicados ao Oscar pelo Brasil “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz e “Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, da atriz Bárbara Paz deram as caras na Mostra de São Paulo 2019, inclusive em sessões abertas para o público. Além é claro, do filme de encerramento “Dois Papas”, obra do diretor brasileiro Fernando Meirelles (e da Netflix).

Os filmes selecionados para a edição da Mostra de São Paulo 2019 estão divididos entre as seções Retrospectiva, Homenagens, Apresentações Especiais, Realidade Virtual, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. Lembrando que alguns dos filmes da Mostra de São Paulo já têm críticas disponíveis aqui na Odisseia.


* Retrospectiva: Olivier Assayas na Mostra de São Paulo 2019

A CRIANÇA DO INVERNO / WINTER’S CHILD, de Olivier Assayas (FRANÇA)

ACIMA DAS NUVENS / CLOUDS OF SILS MARIA, de Olivier Assayas (FRANÇA, ALEMANHA, SUÍÇA)

ÁGUA FRIA / COLD WATER, de Olivier Assayas (FRANÇA)

CARLOS, O CHACAL / CARLOS, de Olivier Assayas (FRANÇA)

CLEAN, de Olivier Assayas (FRANÇA, CANADÁ, REINO UNIDO)

DEPOIS DE MAIO / SOMETHING IN THE AIR, de Olivier Assayas (FRANÇA)

DESORDEM / DISORDER, de Olivier Assayas (FRANÇA)

ELDORADO, de Olivier Assayas (FRANÇA)

ESPIONAGEM NA REDE / DEMONLOVER, de Olivier Assayas (FRANÇA)

HORAS DE VERÃO / SUMMER HOURS, de Olivier Assayas (FRANÇA)

IRMA VEP, de Olivier Assayas (FRANÇA)

NOISE, de Olivier Assayas (FRANÇA)

PERSONAL SHOPPER, de Olivier Assayas (FRANÇA)

STOCKHAUSEN / PRELJOCAJ (DIÁLOGOS) / STOCKHAUSEN / PRELJOCAJ (CONVERSATION), de Olivier Assayas (FRANÇA)

VIDAS DUPLAS / NON-FICTION, de Olivier Assayas (FRANÇA)

WASP NETWORK, de Olivier Assayas (FRANÇA, BRASIL, ESPANHA, BÉLGICA)

 

* Homenagem: Amos Gitai na Mostra de São Paulo 2019

BERLIM-JERUSALÉM / BERLIN-JERUSALEM, de Amos Gitai (FRANÇA, ISRAEL, ITÁLIA, HOLANDA, REINO UNIDO)

KADOSH – LAÇOS SAGRADOS / KADOSH, de Amos Gitai (ISRAEL)

 

* Homenagem: Elia Suleiman na Mostra de São Paulo 2019

CRÔNICA DE UM DESAPARECIMENTO / CHRONICLE OF A DISAPPEARANCE, de Elia Suleiman (PALESTINA)

INTERVENÇÃO DIVINA / DIVINE INTERVENTION, de Elia Suleiman (FRANÇA, PALESTINA)

O PARAÍSO DEVE SER AQUI / IT MUST BE HEAVEN, de Elia Suleiman (FRANÇA, CATAR, ALEMANHA, CANADÁ, TURQUIA, PALESTINA)

 

* Vão-Livre do Masp na Mostra de São Paulo 2019

O MÁGICO DE OZ / THE WIZARD OF OZ, de Victor Fleming (EUA)

PROGRAMA MÉLIÈS E PRIMÓRDIOS DO CINEMA BRASILEIRO, de Georges Melies (FRANÇA)

SLAM: VOZ DE LEVANTE / SLAM: SWORDED WORDS, de Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D`Alva (BRASIL)

TODAS AS CANÇÕES DE AMOR / LISTEN TO ME, de Joana Mariani (BRASIL)

 

* Sessão no Parque Ibirapuera na Mostra de São Paulo 2019

O GABINETE DO DR. CALIGARI / THE CABINET OF DR. CALIGARI, de Robert Wiene (ALEMANHA)

 

* Filme de Encerramento da Mostra de São Paulo

DOIS PAPAS / THE TWO POPES, de Fernando Meirelles (EUA, REINO UNIDO, ITÁLIA, ARGENTINA)

Os Filmes da Mostra de São Paulo 2019 5

 

Programas Especiais na Mostra de São Paulo

* Revisitando Luiz Rosemberg Filho Mostra de São Paulo 2019

BOBO DA CORTE / JESTER, de Luiz Rosemberg Filho (BRASIL)

CRÔNICA DE UM INDUSTRIAL, de Luiz Rosemberg Filho (BRASIL)

O JARDIM DAS ESPUMAS, de Luiz Rosemberg Filho (BRASIL)

 

* Cinema Alemão: por Mariette Rissenbeek na Mostra de São Paulo 2019

À ESPERA DE TURISTAS / ALONG COME TOURISTS, de Robert Thalheim (ALEMANHA)

AS MULHERES DA ROSENSTRASSE / THE WOMEN OF ROSENSTRASSE, de Margarethe von Trotta (ALEMANHA, HOLANDA)

CONTRA A PAREDE / AGAINST THE WALL, de Fatih Akin (ALEMANHA, TURQUIA)

HANAMI – CEREJEIRAS EM FLOR / CHERRY BLOSSOMS – HANAMI, de Doris Dörrie (ALEMANHA)

NADA DE MAU PODE ACONTECER / NOTHING BAD CAN HAPPEN, de Katrin Gebbe (ALEMANHA)

O ESTRANHO EM MIM / THE STRANGER IN ME, de Emily Atef (ALEMANHA)

OH BOY, de Jan-Ole Gerster (ALEMANHA)

PHOENIX, de Christian Petzold (ALEMANHA)

TODOS OS OUTROS / EVERYONE ELSE, de Maren Ade (ALEMANHA)

VERÃO EM BERLIM / SUMMER IN BERLIN, de Andreas Dresen (ALEMANHA)

 

* Restauração na Mostra de São Paulo 2019

SATANTANGO, de Béla Tarr (HUNGRIA, SUÍÇA, ALEMANHA)

 

* Apresentação Especial Na Mostra de São Paulo 2019

A VIDA INVISÍVEL / THE INVISIBLE LIFE, de Karim Aïnouz (BRASIL, ALEMANHA)

AMAZÔNIA SOCIEDADE ANÔNIMA / AMAZON UNCOVERED, de Estêvão Ciavatta (BRASIL)

AMBULATÓRIO ATRAVÉS DA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS E ANTÓNIO NOBRE / AMBULATORY THROUGH THE POETRY OF AUGUSTO DOS ANJOS AND ANTÓNIO NOBRE, de Pedro Bastos (PORTUGAL)

ANTEU, de João Vladimiro (PORTUGAL, FRANÇA)

AS PROTAGONISTAS, de Tatá Amaral (BRASIL)

BABENCO – ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU / BABENCO – TELL ME WHEN I DIE, de Bárbara Paz (BRASIL)

DECLIVE, de Eduardo Brito (PORTUGAL)

DESARQUIVANDO ALICE GONZAGA, de Betse de Paula (BRASIL)

MADAME SATÃ, de Karim Aïnouz (BRASIL)

NIMIC, de Yorgos Lanthimos (ALEMANHA, REINO UNIDO, EUA)

O FAROL / THE LIGHTHOUSE, de Robert Eggers (EUA)

O INVASOR / THE TRESPASSER, de Beto Brant (BRASIL)

PERSONA NON GRATA, de Roschdy Zem (FRANÇA)

TUÃ INGUGU (OLHOS D’ÁGUA) , de Daniela Thomas (BRASIL)

TURMA DA MÔNICA: LAÇOS, de Daniel Rezende (BRASIL)

WANTOKS: DANÇA DE RESILIÊNCIA NA MELANÉSIA / WANTOKS: DANCE OF RESILIENCE IN MELANESIA, de Iara Lee (ILHAS SALOMÃO, EUA, BULGÁRIA)

Os Filmes da Mostra de São Paulo 2019 6
Poster da edição 2019 feito pela artista brasileira Nina Pandolfo

 

Realidade Virtual na Mostra de São Paulo 2019

11.11.18, de Sébastien Tixador, Django Schrevens (BÉLGICA, FRANÇA)

-22.7: EXPERIÊNCIA NO EXTREMO NORTE / -22.7: THE FAR NORTH EXPERIENCE, de Jan Kounen, Molécule, Amaury La Burthe (FRANÇA, CANADÁ, BÉLGICA)

A LINHA, de Ricardo Laganaro (BRASIL)

A PONTE / THE BRIDGE, de Nikita Shalenny (UCRÂNIA)

UM OUTRO SONHO / ANOTHER DREAM, de Tamara Shogaolu (HOLANDA, EUA, EGITO)

ARMONIA, de Bracey Smith (EUA)

AYAHUASCA – VIAGEM CÓSMICA / AYAHUASCA – KOSMIK JOURNEY, de Jan Kounen (FRANÇA, LUXEMBURGO, BÉLGICA)

CLAUDE MONET – THE WATER LILY OBSESSION, de Nicolas Thépot (FRANÇA)

CHUANG – ATRAVÉS DAS IMAGENS / CHUANG – IN THE PICTURES, de Qing Shao (CHINA)

CRIANÇAS NÃO BRINCAM DE GUERRA / CHILDREN DON`T PLAY WAR, de Fabiano Mixo (UGANDA, BRASIL, EUA)

EX ANIMA, de Pierre Zandrowicz, Bartabas (FRANÇA)

FOGO NA FLORESTA / FIRE IN THE FOREST, de Tadeu Jungle (BRASIL)

GYMNASIA, de Chris Lavis, Maciek Szczerbowski (CANADÁ)

INTIMIDADES, POR FELIX VALLOTTON / UNFRAMED: INTIMACIES, FELIX VALLOTTON, de Martin Charrière (SUÍÇA)

O COLECIONADOR DE SONHOS / THE DREAM COLLECTOR, de Li Mi (CHINA)

ÚLTIMOS SUSPIROS: UM ORATÓRIO IMERSIVO / LAST WHISPERS: AN IMMERSIVE ORATORIO, de Lena Herzog (EUA)

SEGUNDO PASSO / 2nd STEP, de Jörg Courtial (ALEMANHA)

SHENNONG: O GOSTO DA ILUSÃO / SHENNONG: TASTE OF ILLUSION, de Li Mi, Zheng Wang (CHINA)

SONGBIRD, de Lucy Greenwell (DINAMARCA, REINO UNIDO)

 

Competição Novos Diretores na Mostra de São Paulo 2019

522. UM GATO, UM CHINÊS E MEU PAI / 522. A CAT, A CHINESE GUY AND MY FATHER, de Paco R. Baños (ESPANHA, PORTUGAL)

A MARATONA DE BRITTANY / BRITTANY RUNS A MARATHON, de Paul Downs Colaizzo (EUA)

ADAM, de Rhys Ernst (EUA)

AFTERLIFE, de Willem Bosch (HOLANDA)

ALVA, de Ico Costa (PORTUGAL, ARGENTINA, FRANÇA)

ANDREY TARKOVSKY: UMA ORAÇÃO DE CINEMA / ANDREY TARKOVSKY. A CINEMA PRAYER, de Andrey A. Tarkovskiy (ITÁLIA, RÚSSIA, SUÉCIA)

APENAS 6.5 / JUST 6.5, de Saeed Roustaee (IRÃ)

ARIMA, de Jaione Camborda (ESPANHA)

AS OVELHAS DOURADAS E A MONTANHA SAGRADA / THE GOLD-LADEN SHEEP AND THE SACRED MOUNTAIN, de Ridham Janve (ÍNDIA)

ASSIMETRIA / ASYMMETRY, de Maša Neškovic (SÉRVIA, ESLOVÊNIA, ITÁLIA)

AURORA, de Miia Tervo (FINLÂNDIA)

BOY MEETS GUN, de Joost van Hezik (HOLANDA)

CARTA REGISTRADA / CERTIFIED MAIL, de Hisham Saqr (EGITO)

CARTAS PARA PAUL MORRISSEY / LETTERS TO PAUL MORRISSEY, de Armand Rovira (ESPANHA)

CICATRIZES / STITCHES, de Miroslav Terzic (SÉRVIA)

CLEO – SEU EU PUDESSE VOLTAR NO TEMPO / CLEO – IF I COULD TURN BACK TIME, de Erik Schmitt (ALEMANHA)

CORAÇÕES E OSSOS / HEARTS AND BONES, de Ben Lawrence (AUSTRÁLIA)

CUNNINGHAM, de Alla Kovgan (ALEMANHA, FRANÇA, EUA)

DENTE DE LEITE / BABYTEETH, de Shannon Murphy (AUSTRÁLIA)

DEVORAR / SWALLOW, de Carlo Mirabella-Davis (EUA, FRANÇA)

DIGITALKARMA / DIGITALKARMA, de Mark Olexa, Francesca Scalisi (SUÍÇA)

DISTANTE DE NÓS / FAR FROM US, de Verena Kuri, Laura Bierbrauer (ARGENTINA)

EMPUXO / BUOYANCY, de Rodd Rathjen (AUSTRÁLIA)

ESTAÇÃO DAS CHUVAS / WET SEASON, de Anthony Chen (SINGAPURA, TAIWAN)

EU PROMETO SER SENSATO / LOST AND FOUND, de Ronan Le Page (FRANÇA)

FILHA / DAUGHTER, de Anthony Shim (CANADÁ)

FILHOS DA DINAMARCA / SONS OF DENMARK, de Ulaa Salim (DINAMARCA)

FIM DE ESTAÇÃO / END OF SEASON, de Elmar Imanov (AZERBAIJÃO, ALEMANHA, GEÓRGIA)

FOTÓGRAFO DA GUERRA, de Boris Benjamin Bertram / DINAMARCA, FINLÂNDIA, TITULO_EN: PHOTOGRAPHER OF WAR, DIRETOR: Boris Benjamin Bertram, PAISES: DINAMARCA, FINLÂNDIA

GAY CHORUS DEEP SOUTH / GAY CHORUS DEEP SOUTH, de David Charles Rodrigues (EUA)

GUTTERBEE, de Ulrich Thomsen (DINAMARCA, EUA)

HERÓIS NUNCA MORREM / HEROES DON`T DIE, de Aude Léa Rapin (FRANÇA, BÉLGICA, BÓSNIA)

HISTÓRIAS DO BOSQUE DE CASTANHAS / STORIES FROM THE CHESTNUT WOODS, de Gregor Bozic (ESLOVÊNIA, ITÁLIA)

HONEYLAND, de Ljubomir Stefanov, Tamara Kotevska (MACEDÔNIA)

IMPUNIDADE ZERO / ZERO IMPUNITY, de Nicolas Blies, Stephane Hueber-Blies, Denis Lambert (LUXEMBURGO, FRANÇA)

KOKO-DI KOKO-DA, de Johannes Nyholm (SUÉCIA, DINAMARCA)

LA MALA NOCHE / THE LONGEST NIGHT, de Gabriela Calvache (EQUADOR, MÉXICO)

LA VIDA EN COMÚN, de Ezequiel Yanco (ARGENTINA, FRANÇA)

LABIRINTO / LABYRINTH, de Amir Hossein Torabi (IRÃ)

LEMEBEL, de Joanna Reposi Garibaldi (CHILE, COLÔMBIA)

LEVE- ME PARA ALGUM LUGAR LEGAL / TAKE ME SOMEWHERE NICE, de Ena Sendijarevic (HOLANDA, BÓSNIA)

LIMPEZA / CLEAN UP, de Man-ki Kwon (COREIA DO SUL)

LOST HOLIDAY, de Michael Matthews, Thomas Matthews (EUA)

MAGALÍ, de Juan Pablo Di Bitonto (ARGENTINA)

MAGGIE, de Ok-seop Yi (COREIA DO SUL)

MATAINDIOS / INDIGENOUS` SLAYER, de Oscar Sánchez, Robert Julca (PERU)

MENTE PERVERSA / HEAD BURST, de Savas Ceviz (ALEMANHA)

MEU NOME É SARA / MY NAME IS SARA, de Steven Oritt (EUA)

MEU VERÃO EXTRAORDINÁRIO COM TESS / MY EXTRAORDINARY SUMMER WITH TESS, de Steven Wouterlood (HOLANDA, ALEMANHA)

MONT FOSTER, de Louis Godbout (CANADÁ)

MR. JIMMY, de Peter Michael Dowd (EUA, JAPÃO)

MÚSICA E APOCALIPSE / MUSIC & APOCALYPSE, de Max Linz (ALEMANHA)

O CARCEREIRO / THE WARDEN, de Nima Javidi (IRÃ)

O DESEJO DE ANA / ANA`S DESIRE, de Emilio Santoyo (MÉXICO)

O DIA DEPOIS QUE EU PARTIR / THE DAY AFTER I`M GONE, de Nimrod Eldar (ISRAEL)

O ESPELHO AFRICANO / AFRICAN MIRROR, de Mischa Hedinger (SUÍÇA)

O FILME DO BRUNO ALEIXO, de João Moreira, Pedro Santo (PORTUGAL)

O FIM DO MUNDO, de Basil da Cunha (SUÍÇA)

O GARÇOM / THE WAITER, de Steve Krikris (GRÉCIA)

O HUMORISTA / THE HUMORIST, de Michael Idov (RÚSSIA, LETÔNIA, REPÚBLICA TCHECA)

O MELHOR DE DORIEN B. / THE BEST OF DORIEN B., de Anke Blondé (BÉLGICA, HOLANDA)

O MUNDO É REPLETO DE SEGREDOS / THE WORLD IS FULL OF SECRETS, de Graham Swon (EUA)

O QUE NÃO MATA / THAT WHICH DOES NOT KILL, de Alexe Poukine (BÉLGICA, FRANÇA)

O RELATÓRIO / THE REPORT, de Scott Z. Burns (EUA)

O SANTO DESCONHECIDO / THE UNKNOWN SAINT, de Alaa Eddine Aljem (MARROCOS, FRANÇA, CATAR)

O SÉCULO DA FUMAÇA / CENTURY OF SMOKE, de Nicolas Graux (BÉLGICA)

O TURISTA SUICIDA / SUICIDE TOURIST, de Jonas Alexander Arnby (DINAMARCA, NORUEGA, ALEMANHA, FRANÇA, SUÉCIA)

O UMBIGO DE GUIE`DANI / GUIE`DANI`S NAVEL, de Xavi Sala (MÉXICO)

OLEG, de Juris Kursietis (LETÔNIA, BÉLGICA, LITUÂNIA, FRANÇA)

OS DIAS DA BALEIA / DAYS OF THE WHALE, de Catalina Arroyave Restrepo (COLÔMBIA)

OS TUBARÕES / THE SHARKS, de Lucia Garibaldi (URUGUAI, ARGENTINA, ESPANHA)

PAPICHA, de Mounia Meddour (FRANÇA, ARGÉLIA, BÉLGICA, CATAR)

PATRICK, de Gonçalo Waddington (PORTUGAL, ALEMANHA)

PEQUENAS HISTÓRIAS / LITTLE HISTORIES, de Rafael Marziano (VENEZUELA)

PERTENCER / BELONGING, de Burak Cevik (TURQUIA, CANADÁ, FRANÇA)

PEWPEWPEW, de Sergey Vasiliev (SUÉCIA)

POEIRA / DUST, de Udita Bhargava (ALEMANHA, ÍNDIA)

RUA DO DESERTO, 143 / 143 SAHARA STREET, de Hassen Ferhani (ARGÉLIA, FRANÇA)

SAINT FRANCES, de Alex Thompson (EUA)

SANGUE DE PELICANO / PELICAN BLOOD, de Katrin Gebbe (ALEMANHA)

SIRON. TEMPO SOBRE TELA / SIRON. TIME ON CANVAS, de André Guerreiro Lopes, Rodrigo Campos (BRASIL)

SOBRE ESSA VIDA / ABOUT THAT LIFE, de Shady El-Hamus (HOLANDA)

SYMPATHY FOR THE DEVIL, de Guillaume de Fontenay (FRANÇA)

SYSTEM CRASHER, de Nora Fingscheidt (ALEMANHA)

TEMPO DE ESPERA / TIME OUT, de Matti Kinnunen (FINLÂNDIA)

TERRA SAGRADA / NOAH LAND, de Cenk Ertürk (ALEMANHA, TURQUIA, EUA)

THE DRIFTERS, de Benjamin Bond (REINO UNIDO)

UM DIA MUITO CLARO / A WHITE, WHITE DAY, de Hlynur Pálmason (ISLÂNDIA, DINAMARCA, SUÉCIA)

UNDERDOWN, de Sarah Kaskas (LÍBANO, CATAR, ALEMANHA)

VIAJANTE DA MEIA-NOITE / MIDNIGHT TRAVELER, de Hassan Fazili (EUA, REINO UNIDO, CATAR, CANADÁ)

VIGÍLIA EM AGOSTO / VIGIL IN AUGUST, de Luis María Mercado (ARGENTINA)

VIVER PARA CANTAR / TO LIVE TO SING, de Johnny Ma (CHINA, FRANÇA)

VIVIR ILESOS / LIVING UNSCATHED, de Manuel Siles (PERU, ARGENTINA)

WEIHAI, de Liang Huan (CHINA)

mostra sp

 

Mostra Brasil na Mostra de São Paulo 2019

A COR BRANCA / THE WHITE COLOR, de Afonso Nunes (BRASIL)

A JANGADA DE WELLES / THE WELLES RAFT, de Firmino Holanda , Petrus Cariry (BRASIL)

ABE, de Fernando Grostein Andrade (BRASIL)

ABISMO TROPICAL / TROPICAL ABYSS, de Paulo Caldas (BRASIL)

ACQUA MOVIE, de Lírio Ferreira (BRASIL)

AINDA TEMOS A IMENSIDÃO DA NOITE / WE STILL HAVE THE DEEP BLACK NIGHT, de Gustavo Galvão (BRASIL, ALEMANHA)

ALICE JÚNIOR, de Gil Baroni (BRASIL)

ANNA, de Heitor Dhalia (BRASIL)

AOS OLHOS DE ERNESTO / THROUGH ERNESTO`S EYES, de Ana Luiza Azevedo (BRASIL)

BANQUETE COUTINHO / A TREAT OF COUTINHO, de Josafá Veloso (BRASIL)

BARRETÃO, de Marcelo Santiago (BRASIL)

BREVE MIRAGEM DE SOL / BURNING NIGHT, de Eryk Rocha (BRASIL, FRANÇA, ARGENTINA)

CARCEREIROS, de José Eduardo Belmonte (BRASIL)

CASA / HOME, de Letícia Simões (BRASIL)

CHÃO / LANDLESS, de Camila Freitas (BRASIL)

CURRAIS / CORRALS, de David Aguiar, Sabina Colares (BRASIL)

DEPOIS A LOUCA SOU EU / LOSING MY MARBLES, de Julia Rezende (BRASIL)

DIZ A ELA QUE ME OUVIU CHORAR / LET IT BURN, de Maíra Bühler (BRASIL)

ENCARCERADOS / JAILED, de Claudia Calabi, Fernando Grostein, Pedro Bial (BRASIL)

ENQUANTO ESTAMOS AQUI / WHILE WE ARE HERE, de Clarissa Campolina, Luiz Pretti (BRASIL)

FLORES DO CÁRCERE / PRISON FLOWERS, de Paulo Caldas, Bárbara Cunha (BRASIL)

GUERRA DE ALGODÃO / THE COTTON WOOL WAR, de Marília Hughes, Cláudio Marques (BRASIL)

INDIANARA, de Aude Chevalier-Beaumel, Marcelo Barbosa (BRASIL)

IRMÃOS FREITAS, de Sérgio Machado, Aly Muritiba (BRASIL)

MACABRO / MACABRE, de Marcos Prado (BRASIL)

O AMOR DÁ VOLTAS / SUSPENSION POINTS, de Marcos Bernstein (BRASIL)

O HOMEM CORDIAL / THE FRIENDLY MAN, de Iberê Carvalho (BRASIL)

O JUÍZO / THE LOSS, de Andrucha Waddington (BRASIL)

OSMAR A PRIMEIRA FATIA DO PÃO DE FORMA / OSMAR THE FIRST SLICE OF THE LOAF, de Ale McHaddo (BRASIL)

OUTUBRO / OCTOBER, de Maria Ribeiro, Loiro Cunha (BRASIL)

PACARRETE, de Allan Deberton (BRASIL)

PESSOAS – CONTAR PARA VIVER / PESSOAS – TELLING TO LIVE, de Marco Del Fiol, Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira, Pedro Cezar (BRASIL)

POETAS DO CÉU / SKY POETS, de Emilio Maillé (MÉXICO, FRANÇA, BRASIL)

RAIA 4 / LANE 4, de Emiliano Cunha (BRASIL)

SETE ANOS EM MAIO / SEVEN YEARS IN MAY, de Affonso Uchôa (BRASIL, ARGENTINA)

TRAGAM-ME A CABEÇA DE CARMEN M. / BRING ME THE HEAD OF CARMEN M., de Catarina Wallesntein, Felipe Bragança (PORTUGAL, BRASIL)

TRÊS VERÕES / THREE SUMMERS, de Sandra Kogut (BRASIL, FRANÇA)

 

Competição da Mostra de São Paulo 2019

BECO, de Camilo Cavalcante (BRASIL)

CHORÃO: MARGINAL ALADO / OUTCAST ROCKSTAR, de Felipe Novaes (BRASIL)

FENDAS / SLITS, de Carlos Segundo (BRASIL, FRANÇA)

O MÊS QUE NÃO TERMINOU / ENDLESS JUNE – BRAZIL`S NEW POLITICAL CULTURE, de Francisco Bosco, Raul Mourão (BRASIL)

O PARADOXO DA DEMOCRACIA / THE PARADOX OF DEMOCRACY, de Belisario Franca (BRASIL)

PACIFIED, de Paxton Winters (BRASIL)

PARTIDA / DEPARTURE, de Caco Ciocler (BRASIL)

QUERÊNCIA / HOMING, de Helvécio Marins Jr. (BRASIL, ALEMANHA)

SEM SEU SANGUE / SICK, SICK, SICK, de Alice Furtado (BRASIL, FRANÇA, HOLANDA)

Melhores filmes da mostra de são paulo

 

Perspectiva Internacional na Mostra de São Paulo 2019

A BOIA / THE BUOY, de Fernando Spiner (ARGENTINA)

A FANTÁSTICA VIAGEM DE MARONA / MARONA`S FANTASTIC TALE, de Anca Damian (FRANÇA, ROMÊNIA, BÉLGICA)

A FERA E A FESTA / HOLY BEASTS, de Laura Amelia Guzmán, Israel Cárdenas (REPÚBLICA DOMINICANA, ARGENTINA, MÉXICO)

A FILHA DE UM TREINADOR / A COACH`S DAUGHTER, de Lukasz Grzegorzek (POLÔNIA)

A GAROTA COM A PULSEIRA / THE GIRL WITH A BRACELET, de Stéphane Demoustier (FRANÇA)

A GRANDE MURALHA VERDE / THE GREAT GREEN WALL, de Jared P. Scott (REINO UNIDO)

A INTERRUPÇÃO / THE HALT, de Lav Diaz (FILIPINAS)

A ODISSEIA DOS TONTOS / HEROIC LOSERS, de Sebastián Borensztein (ARGENTINA, ESPANHA)

A RESISTÊNCIA DE INGA / THE COUNTY, de Grímur Hákonarson (ISLÂNDIA, DINAMARCA, ALEMANHA, FRANÇA)

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA GANGUE DE NED KELLY / TRUE HISTORY OF THE KELLY GANG, de Justin Kurzel (AUSTRÁLIA, REINO UNIDO)

A VIAGEM DO PRÍNCIPE / THE PRINCE’S VOYAGE, de Jean-François Laguionie, Xavier Picard (FRANÇA, LUXEMBURGO)

A VIDA IRREGULAR DE JUICE LESKINEN / THE RAGGED LIFE OF JUICE LESKINEN, de Teppo Airaksinen (FINLÂNDIA)

AMAZING GRACE, de Alan Elliott (EUA)

APAGADA / ERASED, de Miha Mazzini (ESLOVÊNIA, CROÁCIA, SÉRVIA)

ATÉ LOGO, MEU FILHO / SO LONG, MY SON, de Wang Xiaoshuai (CHINA)

BELLINGCAT: A VERDADE EM UM MUNDO PÓS-VERDADE / BELLINGCAT: TRUTH IN A POST-TRUTH WORLD, de Hans Pool (HOLANDA)

BILLE, de Inara Kolmane (LETÔNIA)

BULBUL PODE CANTAR / BULBUL CAN SING, de Rima Das (ÍNDIA)

CÃES DO ESPAÇO / SPACE DOGS, de Elsa Kremser, Levin Peter (ÁUSTRIA, ALEMANHA)

CAMPO, de Tiago Hespanha (PORTUGAL)

CARTEIRO / POSTMAN, de Emiliano Serra (ARGENTINA)

CASTELO DE SONHOS / CASTLE OF DREAMS, de Reza Mirkarimi (IRÃ)

CAVALOS ROUBADOS / OUT STEALING HORSES, de Hans Petter Moland (NORUEGA, SUÉCIA, DINAMARCA)

CHUVAS SUAVES VIRÃO / THERE WILL COME SOFT RAINS, de Iván Fund (ARGENTINA)

CORAÇÃO DE MEZQUITE / MEZQUITE´S HEART, de Ana Laura Calderón (MÉXICO)

DE QUEM É O SUTIÃ? / THE BRA, de Veit Helmer (ALEMANHA)

DEPOIS DO FIM DOS TEMPOS / ENDZEIT EVER AFTER, de Carolina Hellsgard (ALEMANHA)

DEUS É MULHER, SEU NOME É PETÚNIA / GOD EXISTS, HER NAME IS PETRUNYA, de Teona Strugar Mitevska (MACEDÔNIA, BÉLGICA, ESLOVÊNIA, CROÁCIA, FRANÇA)

DINAMARCA / DENMARK, de Adrian Shergold (REINO UNIDO)

DU, de Paul Tunge (NORUEGA)

E EM CADA LENTILHA UM DEUS / A GOD IN EACH LENTIL, de Miguel Ángel Jiménez (ESPANHA)

ECOS / ECHO, de Rúnar Rúnarsson (ISLÂNDIA, FRANÇA,SUÍÇA)

EM OUTRA VIDA / IN ANOTHER LIFE, de Philippe de Pierpont (BÉLGICA)

EMU RUNNER, de Imogen Thomas (AUSTRÁLIA)

ERICA 38, de Yuichi Hibi (JAPÃO)

FAMILY ROMANCE, LTDA / FAMILY ROMANCE, LLC, de Werner Herzog (EUA)

FINAL FELIZ / HAPPY ENDING, de Hella Joof (DINAMARCA)

FRANKIE, de Ira Sachs (FRANÇA, PORTUGAL)

HÁLITO AZUL / BLUE BREATH, de Rodrigo Areias (PORTUGAL, FINLÂNDIA, FRANÇA)

HEIMAT É UM ESPAÇO NO TEMPO / HEIMAT IS A SPACE IN TIME, de Thomas Heise (ALEMANHA, ÁUSTRIA)

ISSO MUDA TUDO / THIS CHANGES EVERYTHING, de Tom Donahue (EUA)

ISTO NÃO É BERLIM / THIS IS NOT BERLIN, de Hari Sama (MÉXICO)

JOANA D`ARC / JOAN OF ARC, de Bruno Dumont (FRANÇA)

LA LLORONA, de Jayro Bustamante (GUATEMALA, FRANÇA)

LARA, de Jan-Ole Gerster (ALEMANHA)

LILLIAN, de Andreas Horvath (ÁUSTRIA)

LONGE DA COSTA / THE FAR SHORE, de David Uloth (CANADÁ)

MÁFIA S/A / MAFIA INC., de Daniel Grou (CANADÁ)

MARGHE E SUA MÃE / MARGHE AND HER MOTHER, de Mohsen Makhmalbaf (ITÁLIA, REINO UNIDO)

MEMORY – AS ORIGENS DE ALIEN / MEMORY – THE ORIGINS OF ALIEN, de Alexandre O. Philippe (EUA)

MERATA: COMO MINHA MÃE DESCOLONIZOU A TELA / MERATA: HOW MUM DECOLONISED THE SCREEN, de Hepi Mita (NOVA ZELÂNDIA)

MI VIDA / MY LIFE, de Norbert ter Hall (HOLANDA, ESPANHA)

MO-RUERANI, de Takushi Tsubokawa (JAPÃO)

MOVIMENTOS DE UMA MONTANHA PRÓXIMA / MOVEMENTS OF A NEARBY MOUNTAIN, de Sebastian Brameshuber (ÁUSTRIA, FRANÇA)

MR. JONES, de Agnieszka Holland (POLÔNIA, UCRÂNIA, REINO UNIDO)

NÃO ME AME / LOVE ME NOT, de Lluís Miñarro (ESPANHA, MÉXICO)

NEUTRA – SOBREVIVÊNCIA ATRAVÉS DO DESIGN / NEUTRA- SURVIVAL THROUGH DESIGN, de PJ Letofsky (EUA, ALEMANHA, ÁUSTRIA, SUÍÇA, REINO UNIDO)

NINA WU, de Midi Z (TAIWAN, MALÁSIA, MYANMAR)

NINJA XADREZ / CHECKERED NINJA, de Anders Matthesen, Thorbjørn Christoffersen (DINAMARCA)

NOSSAS DERROTAS / OUR DEFEATS, de Jean-Gabriel Périot (FRANÇA)

O DIABO ENTRE AS PERNAS / DEVIL BETWEEN THE LEGS, de Arturo Ripstein (MÉXICO, ESPANHA)

O FANTASMA DE PETER SELLERS / THE GHOST OF PETER SELLERS, de Peter Medak (CHIPRE)

O HOMEM QUE BRINCAVA COM FOGO / THE MAN WHO PLAYED WITH FIRE, de Henrik Georgsson (SUÉCIA)

O JOVEM AHMED / YOUNG AHMED, de Jean-Pierre, Luc Dardenne (BÉLGICA, FRANÇA)

O LAGO DO GANSO SELVAGEM / THE WILD GOOSE, de Diao Yi`nan (CHINA, FRANÇA)

O MILAGRE NO MAR DOS SARGAÇOS / THE MIRACLE OF THE SARGASSO SEA, de Syllas Tzoumerkas (GRÉCIA, ALEMANHA, HOLANDA, SUÉCIA)

O PAI / THE FATHER, de Kristina Grozeva, Petar Valchanov (BULGÁRIA,GRÉCIA)

O PARAÍSO DE MARIA / MARIA`S PARADISE, de Zaida Bergroth (FINLÂNDIA, ESTÔNIA)

O PÁSSARO PINTADO / THE PAINTED BIRD, de Václav Marhoul (REPÚBLICA TCHECA, UCRÂNIA, ESLOVÁQUIA)

O PROJECIONISTA / THE PROJECTIONIST, de Abel Ferrara (EUA, GRÉCIA)

O QUE ARDE / FIRE WILL COME, de Oliver Laxe (FRANÇA, LUXEMBURGO, ESPANHA)

O RITUAL / SPELL, de Brendan Walter (ISLÂNDIA, EUA)

O TEMPO DAS FLORESTAS / THE TIME OF FORESTS, de François-Xavier Drouet (FRANÇA)

O ÚLTIMO AMOR DE CASANOVA / CASANOVA, LAST LOVE, de Benoît Jacquot (FRANÇA)

OS OLHOS DE CABUL / THE SWALLOWS OF KABUL, de Zabou Breitman, Eléa Gobbé-Mévellec (FRANÇA)

PARASITA / PARASITE, de Bong Joon-ho (COREIA DO SUL)

PASSAGENS / PASSAGES, de Lucia Nagib (REINO UNIDO)

PELO NOME DE TANIA / BY THE NAME OF TANIA, de Bénédicte Liénard, Mary Jiménez (BÉLGICA, HOLANDA)

PHIL TIPPETT – DELÍRIOS E MONSTROS / PHIL TIPPETT – MAD DREAMS AND MONSTERS, de Gilles Penso, Alexandre Poncet (FRANÇA)

PONTO CEGO / BLIND SPOT, de Pierre Trividic, Patrick Mario Bernard (FRANÇA)

PSYCHOBITCH, de Martin Lund (NORUEGA)

SEGREDOS OFICIAIS / OFFICIAL SECRETS, de Gavin Hood (REINO UNIDO, EUA)

SEM TÚMULO / THE GRAVELESS, de Mostafa Sayyari (IRÃ)

SIBYL, de Justine Triet (FRANÇA, BÉLGICA)

SINÔNIMOS / SYNONYMS, de Nadav Lapid (FRANÇA, ISRAEL, ALEMANHA)

SURDINA / SURDINE, de Rodrigo Areias (PORTUGAL)

TÃO FELIZ QUANTO POSSÍVEL / AS HAPPY AS POSSIBLE, de Alain Raoust (FRANÇA, PORTUGAL)

TECHNOBOSS, de João Nicolau (PORTUGAL, FRANÇA)

TEERÃ: CIDADE DO AMOR / TEHRAN: CITY OF LOVE, de Ali Jaberansari (IRÃ, REINO UNIDO, HOLANDA)

TLAMESS, de Ala Eddine Slim (TUNÍSIA, FRANÇA)

TREMORES / TREMORS, de Jayro Bustamante (GUATEMALA, FRANÇA, LUXEMBURGO)

TRISTEZA E ALEGRIA NA VIDA DAS GIRAFAS / SADNESS AND JOY IN THE LIFE OF GIRAFFES, de Tiago Guedes (PORTUGAL)

TUDO SOBRE YVES / ALL ABOUT YVES, de Benoît Forgeard (FRANÇA)

UMA COLÔNIA / A COLONY, de Geneviève Dulude-De Celles (CANADÁ)

UMA LUA PARA MEU PAI / A MOON FOR MY FATHER, de Mania Akbari, Douglas White (IRÃ, REINO UNIDO)

VENEZIA, de Rodrigo Guerrero (ARGENTINA, FRANÇA)

VIAJANTES DE GUERRA / WAR TRAVELERS, de Joud Said (LÍBANO, SÍRIA)

VIÚVA DO SILÊNCIO / WIDOW OF SILENCE, de Praveen Morchhale (ÍNDIA)

VIVEIRO / BREEDING GROUND, de Pedro Filipe Marques (PORTUGAL)

VIZINHOS / NEIGHBORS, de Beatriz Seigner, Alexander Zolotukhin, Rima Das, Yan Han, Jenna Bass (CHINA)

VOCÊ TEM A NOITE / YOU HAVE THE NIGHT, de Ivan Salatic (MONTENEGRO, SÉRVIA, CATAR)


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Os Filmes da Mostra de São Paulo 2019 7

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
afterlife

Afterlife (Hiernamaals): Vida após a vida

Next Post
to live to sing

Viver Para Cantar (To Live to Sing): A arte da demolição

Related Posts