Os 7 melhores filmes de home invasion

home invasion

Aproveitando a estreia de O Homem nas Trevas 2, separamos 7 filmes de home invasion para você conferir


Quando você está em casa e ouve algum barulho estranho, não pensa logo de cara em algo sobrenatural – mas sim em algum visitante indesejado – e pode se perguntar: será que algo ou alguém entrou na minha casa? No mundo do horror, quando um domicílio é invadido por uma ou mais pessoas, cria um subgênero do terror chamado home invasion.

Nele, os moradores de uma casa, apartamento, ou qualquer moradia, são acometidos por uma violação doméstica e tem a privacidade invadida. Vários diretores vão além da violência física, partindo também para a psicológica. Ter o seu lugar de maior confiança e conforto deturpado gera revolta, indignação, e muita tensão.

Pensando nisso, separamos aqueles que consideramos os 7 melhores filmes de home invasion. É importante deixar claro que esta é uma lista totalmente pessoal, e você pode deixar alguma ausência ou sugestão nos comentários.

+++ 13 curtas de terror para ver numa sexta-feira 13

Os Estranhos (2008)
Dirigido por Bryan Bertino

Os 7 melhores filmes de home invasion 2

Esse talvez seja o exemplo máximo do home invasion. Digo isso porque Os Estranhos não se utiliza de nenhuma inovação ou firula para contar sua história. Um casal tem sua casa invadida por 3 estranhos. Tudo acontece no mesmo ambiente, sem motivação, sem explicação, nada. Apenas Liv Tyler ensanguentada. “Por que vocês estão fazendo isso…?” “Porque estamos em casa.”

Ps: o filme está disponível no HBO Max.

Violência Gratuita (1997)
Dirigido por Michael Haneke

Os 7 melhores filmes de home invasion 3

Se Os Estranhos é o exemplo para entender o subgênero, podemos dizer que Violência Gratuita é o melhor filme de home invasion. Aqui, Haneke substitui o sangue por desconforto. Peter e Paul – dois rapazes apresentáveis e aparentemente tranquilos – invadem a casa de uma família. Mal sabiam eles que aquele era o começa de um verdadeiro inferno. Nós? Apenas assistimos como cúmplices.

Ps: a versão de 1997 (a que vale) está disponível no youtube.

Uma Noite de Crime (2013)
Dirigido por James DeMonaco

Os 7 melhores filmes de home invasion 4

Antes de expandir seu universo entre filmes e séries, o primeiro Uma Noite de Crime foi um home invasion. Nele – uma família liderada por Ethan Hawke e Lena Headey – tinha que sobreviver as 12 horas do expurgo, após um morador de rua invadir sua casa. Além de discutir questões sociais, o primeiro filme é um thriller de suspense, que até agora não foi superado dentro do universo.

Ps: o filme está disponível na Netflix.

Hush (2016)
Dirigido por Mike Flanagan

Os 7 melhores filmes de home invasion 5

Falando em contido, o filme de Mike Flanagan tem somente 2 personagens na maior parte do tempo, mas isso é suficiente para gerar um tensão absurda. Na trama, uma escritora surda precisa sobreviver a um maníaco numa casa afastada, onde procura inspiração para o seu novo livro. A criatividade que ela tem ao escrever, precisa ser usada para sobreviver. Cinema!

Ps: o filme está disponível na Netflix.

Você é o Próximo (2011)
Dirigido por Adam Wingard

Os 7 melhores filmes de home invasion 6

Assassinos mascarados são sempre ameaçadores, mas eles não esperavam encontrar uma final girl badass. Em “Você é o Próximo” somos inseridos em uma guerra que não é nossa, mas que gera doses cavalares de sangue e loucura.

Ps: a produção está disponível no HBO Max.

Mãe (2017)
Dirigido por Darren Aronofsky

Os 7 melhores filmes de home invasion 7

Talvez esse seja o filme mais divisivo da lista, apesar de não ser um clássico home invasion. Dito isso, Mãe! se torna um filme angustiante a partir do momento em que Aronofsky insere estranhos na casa de Jeniffer Lawrence, gerando um sentimento de imponência e irritação. Caótico seria a palavra perfeita para descrever os minutos finais.

Ps: o filme está disponível na Netflix.

Noite do Terror (1974)
Dirigido por Bob Clark

Os 7 melhores filmes de home invasion 8

E se um filme de home invasion não mostrar uma invasão? E se o assassino já estiver em sua casa? No caso do canadense Noite do Terror, uma fraternidade de meninas? Remakes tentaram (inclusive um recente em 2019) – mas nada chegou ao pés desse clássico – que traz uma final girl grávida do namorado, e que deseja abortar a criança. Isso em 1974.


Ah, antes que eu me esqueça…feliz sexta-feira 13!

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Os 7 melhores filmes de home invasion 9

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O Esquadrão Suicida

O Esquadrão Suicida | Uma repetição caótica e divertida

Next Post
Beckett | Filme com John David Washington vai te surpreender na Netflix 18

Beckett | Filme com John David Washington vai te surpreender na Netflix

Related Posts