0

O vigésimo aniversário dos monstrinhos de bolso.


Sim, a franquia dos monstrinhos de bolso está completando duas décadas hoje! Os primeiros jogos foram lançados no dia 27 de fevereiro de 1996 para Gameboy nas versões Pokémon Red e Pokémon Green, vindo a lançar uma terceira versão com aprimoramentos, chamada Pokémon Blue, em outubro do mesmo ano (a estratégia de lançar duas versões e depois uma terceira permanece até hoje). J

á no ocidente, Pokémon Red Version e Blue Version, baseados na versão Blue japonesa que já vinha com os aprimoramentos, foram lançados em 1998. Os jogos foram um sucesso completo, vendendo mais de 20 milhões de cópias só no Japão e EUA, dando início a uma franquia multibilionária, que além dos jogos incluem anime, mangá e inúmeros outros produtos licenciados.

imagem

Versões Japonesas e Americanas

Os jogos de Pokémon são sensacionais, pois trazem uma jogabilidade simples e instigante. Completar a Pokédex capturando todos os pokémons e derrotar os líderes de ginásio para poder batalhar contra a Elite Four são objetivos “simples”, mas desafiantes. Já zerei as várias versões de Pokémon mais de uma vez e confesso que até hoje ainda jogo minhas preferidas (Crystal e FireRed/LeafGreen)

Apesar de simples, como falei anteriormente, Pokémon não é simplista. Para aqueles que buscam um pouco mais do que diversão casual, há estratégias elaboradas para montar a build (conjunto de ataques, base stats, natures, abilities…) de seus pokémons e contas um tanto quanto complicadas para calcular EVs(Effort Values) e IVs (Individual Values). E acreditem quando digo que tudo isso faz a diferença quando se joga contra outro jogador.

É um fato que os jogos deram e continuam dando muito certo. Ao todo já são 6 gerações: Red, Blue e Yelow; Gold, Silver e Crystal; Ruby, Saphire e Emerald; Diamond, Pearl e Platinum; Black e White; X e Y. Ou melhor, eram 6, pois ontem a Nintendo anunciou a sétima geração com Pokémon Sun e Pokémon Moon!

Os novos jogos

Os novos jogos

Além dos jogos, Pokémon se destaca bastante pelo anime, lançado em abril de 1997 e exibido até hoje, que inclusive já foi febre aqui no Brasil no finalzinho da década de 90. Apesar de seguir um enredo que se diferencia dos jogos em muitos pontos, o anime é muito bem sucedido e também teve grande importância na divulgação da franquia. Prova do sucesso de Pokémon por aqui é os diversos produtos que foram e ainda são lançados. Quem não se lembra dos Tazos ou das miniaturas que vinham no Guaraná Caçulinha?

Pokémon completa 20 anos com bastante combustível para gastar ainda. Com certeza essa franquia não morrerá tão cedo, afinal, já são 720 monstrinhos existentes para serem capturados e contando. Vai ficar cada vez mais impossível cantar o Rap Pokémon.

A Odisseia
Viaje pela cultura pop

    Presságios de um Crime

    Previous article

    Vencedores do Oscar 2016

    Next article

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in Games