4

Agora é a vez daqueles filmes que surpreenderam, emocionaram, te prenderam na cadeira e afloram seus sentimentos mais íntimos. Entretanto, como em qualquer outra lista, é difícil montar uma lista que seja totalmente justa, já que eu fui obrigado a cortar alguns filmes que sei que mereciam estar aqui (12 Anos de Escravidão, por exemplo) e alguns eu ainda não assisti (eu tenho quase certeza que vou me arrepender de não ter visto Boyhood antes de fazer essa lista). Ainda assim, essa é a hora em que você escolhe aqueles que realmente te impactaram de alguma maneira, sem ligar se foi indicado ao Oscar ou se é só um filme de super-herói.

10) Ela

Nos primeiros meses do ano, temos a estréia de muitos filmes indicados aos Oscar e que, em sua maioria, conseguem agradar. A questão é que se eu for colocar todos que me prenderam, a lista vai ficar lotada. Mesmo em meio a muitos filmes, como 12 Anos de Escravidão e Clube de Compras Dallas, que me emocionaram, resolvi escolher só dois. O primeiro deles foi Ela. Um filme emocionante, leve e divertido, que ainda esconde uma critica ácida ao uso desenfreado da tecnologia. Vale a pena.

9) Hoje eu Quero Voltar Sozinho

Se as comédias decepcionaram em 2014, os dramas fizeram valer. Entre muitos filmes interessantes, o escolhido ganhou um hype maior por ser o indicado brasileiro a Melhor Filme Estrangeiro do Oscar. Além de disso, o filme tem uma história simples, carregada emocionalmente e bem conduzida que conquistou público e critica.

8) Garota Exemplar

Eu não poderia fazer uma lista dessas sem colocar David Fincher, um mestredo suspense e um dos meus diretores favoritos. Batendo Interestelar para ganhar a vaga nessa lista, o novo suspense de Fincher consegue funcionar perfeitamente e ainda preencher toda uma aquarela de emoções. Drama, mistério e até comédia – de maneira pontual e certeira – ajudam a construir um filme de boas atuações e reviravoltas.

7) O Lobo de Wall Street

Mais um indicado ao Oscar, esse é – com toda a certeza – o longa mais surtado do ano. Pode não ser melhor que os outros citados, mas foi o que mais me prendeu e isso é algo que conta muito. Além de que o filme tem ótima direção, roteiro divertido e um elenco de luxo, com DiCaprio completamente louco.

6) Uma Aventura LEGO

Não espera muito desse filme, tanto que não o vi no cinema. Me arrependi cruelmente, já que é tudo muito divertido e bonito. Os diretores e roteiristas Phil Lord e Chris Miller (que quase emplacaram dois filmes na lista com Anjos da Lei 2) conseguiram adaptar tudo o que a empresa de brinquedos já fez de maneira divertida e totalmente metalinguística, que conseguiu agradar tanto crianças, quanto adultos.

5) Como Treinar seu Dragão 2

Como já disse no post anterior, 2014 foi um ótimo ano para a animação e Como Treinar seu Dragão 2 é um grande exemplo dessa qualidade. Cenas de ação impecáveis, 3D funcional, boas piadas e muita coragem marcaram essa brilhante continuação, que merece muito ser vista.

4) O Abutre

Entrando de última hora na lista, esse é o filme que tirou Capitão América 2 da lista e roubou a posição de muitos outros filmes. O Abutre é um filme tenso, denso, desagradável e muito poderoso. Com uma critica feroz ao jornalismo sanguinário, esse é um filme que surpreende e prende qualquer um na cadeira durante sua exibição.

3) O Grande Hotel Budapeste

Aqui é onde entra minha cota hipster da lista, já que esse não é o tipo de filme que passa em todos os cinemas. O novo longa de Wes Anderson é bonito (de fato, parece uma pintura), divertido e bem misterioso. Sem contar que tem uma ótima direção, elenco de primeira qualidade (liderado por um Ralph Fiennes em grande momento) e muitos bigodes presentes no filme.

2) Guardiões da Galáxia

A escolha dos dois primeiros colocados foi bem disputada. Inclusive, ainda estou em dúvida se inverto as posições ou não. Por enquanto, essa segunda colocação fica com o filme mais surpreendente e divertido da Marvel. O grupo menos conhecido da editora acabou gerando um filme grandioso, cheio de boas cenas de ação, personagens incríveis e piadas surtadas.

1) Planeta dos Macacos – O Confronto

Não foi fácil e até acredito que muitos vão contestar meu primeiro lugar, entretanto essa continuação de Planeta dos Macacos me acertou em cheio e se mostrou um filme completo. Ótimos efeitos, cenas de ação espetaculares, drama familiar, reviravoltas, bons personagens (tanto humanos, quanto símios) e muita diversão marcam um pouco mais de duas horas sensacionais de filme.

Menção Honrosa: O Expresso do Amanhã

Esse filme foi uma das coisas que mais me surpreendeu com sua ação cartunesca e sua critica social ácida, mas, pelo o que eu sei, ele não estreou oficialmente no Brasil. Então, decidi colocar ele apenas como uma menção para alertar que o longa merece ser visto e apreciado mesmo não rodando na nossa indústria de cinemas.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Operação Big Hero

Previous article

Êxodo – Deuses e Reis

Next article

You may also like

4 Comments

  1. […] 1: Esse foi o último filme que eu vi em 2014 e entrou na lista de melhores de última hora, mas com […]

  2. […] Ralph Fiennes – O Grande Budapeste Hotel […]

  3. […] foi um dos filmes favoritos de 2014 e eu estava torcendo para que algumas especulações se concretizassem. Mesmo com […]

  4. […] uma personagem feminina confiante e independente. E Garota Exemplar ainda é um dos melhores filmes de […]

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes