0

Os assuntos que acontecem entrem os maiores chefes de estado geralmente são trancados à sete chaves e pouquíssimas pessoas têm acesso. Em O Fórum, o documentarista Marcus Vetter rompe essa barreira e registra as principais conversas do Fórum Econômico Mundial de Davos, evento que contou com gafes presidenciais de Bolsonaro, críticas a Trump e um gigantesco destaque à ambientalista Greta Thumberg.

Em 50 anos de evento, foi a primeira vez que um cineasta teve acesso às conversas confidenciais e o resultado é um impactante documentário sobre política, jogo de interesses, vexames e vergonha alheia.

+++ Narciso em Férias: Conheça o documentário de Caetano Veloso no Globoplay
+++ The Head é a série do Globoplay com o professor de La Casa de Papel

Sobre a história de O Fórum

Estreou no Globoplay o documentário alemão O Fórum, dirigido por Marcus Vetter. A produção foca em imagens, diálogos e discursos quem podem impactar a economia de um Estado, durante o evento do Fórum Mundial Econômico que aconteceu em Davos, na Suíça, em 2019.

Captadas ao longo de dois anos, recheado de imagens inéditas, o documentário segue os passos de pessoas importantes no planeta, por bem ou por mal, como o presidente americano, Donald Trump; Theresa May, então primeira-ministra britânica; o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro; Jennifer Morgan, atual diretora mundial do Greenpeace e, claro, da adolescente ambientalista e destaque no mundo inteiro, Greta Thumberg.

Para quem curte geopolítica e discursões econômico sociais, O Fórum é deslumbrante desde os primeiros minutos. De Relações Internacionais, à História e Política externa, o documentário aponta diversos projetos que O Fórum ajudou a implementar e ou facilitar, além de temas envolvendo intensas negociações costuradas a anos entre diferentes nações.

Em 2019, O Fórum teve como uma de suas principais pautas o meio ambiente e a preservação dos biomas terrestres, exigindo e resgatando a confiança de investidores na melhoria dessas situações.

Bolsonaro comete mais uma gafe no documentário que estreia no Globoplay, O Fórum

A gafe de Bolsonaro

Al Gore foi vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo de Bill Clinton, entre os anos de 1993 a 2001. Conhecido por sua postura ambientalista, o político ganhou notoriedade no mundo por seu ativismo e grande voz contra o aquecimento global.

Durante o Fórum, Al Gore abordou Jair Bolsonaro, dizendo ser amigo do ambientalista brasileiro Alfredo Sirkis, morto meses depois em um acidente de carro. Bolsonaro então responde dizendo: “Lá atrás fui inimigo dos Sirkis, na luta armada“, fazendo referência ao período da Ditadura Militar onde Sirkis atuou como guerrilheiro e se exilou por mais de oito anos.

Acontece que, Sirkis saiu do país no ano de 1971 e Bolsonaro só entrou no exército dois anos depois, em 1973, pouco tempo antes de completar 18 anos.

Ao ouvir a frase, Gore se espanta, reagindo com surpresa e dizendo que “talvez tenha falado da pessoa errada” e completa afirmando que todos estão “profundamente preocupados com a Amazônia”.

Sem entender ao certo, e visivelmente desconfortável, Bolsonaro diz que “A Amazônia não pode ser esquecida. Temos muitas riquezas e gostaria de explorá-la junto dos Estados Unidos”. Al Gore retruca dizendo que não sabe exatamente o que Bolsonaro quer dizer e o presidente completa: “Gosto muito do povo americano. Conheço  o senhor e não somos inimigos. Precisamos conversar”.

Transtornado, Al Gore se afasta e para de conversar.

Sobre o diretor Marcus Vetter

O Globoplay disponibilizou em seu site para a imprensa, um material contendo uma entrevista com o diretor de O Fórum, Marcus Vetter.

Marcus, hoje, é um dos mais prestigiados e comentados diretores alemães, sendo premiado diversas vezes com o Grimme e Der Tunnel, importantes prêmios alemães.

Sua primeira investida nos documentários foi em 2015, com The Forecaster, que invade o setor dos mercados financeiros da economia mundial. Após o sucesso da produção, o diretor consegue ter acesso ao Fórum Econômico Mundial de Davos e produz o excelente O Fórum.

Segundo Marcus, foi difícil encontrar um momento certo para gravar o documentário, pois havia uma imensa dificuldade em encontrar o tom da produção.

“O assunto era tão complexo, que não foi fácil encontrar uma abordagem correta. No começo eu era cético sobre o que exatamente o Fórum fazia a portas fechadas e se teríamos resultados concretos ou apenas conversas. Eu estava animado para ouvir a visão que o levou a fundar o Fórum há 50 anos, quando tudo começou”. diz o diretor.

O Fórum está disponível no Globoplay

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

 

A Cabana | 12 curiosidades sobre o filme exibido na Globo

Previous article

The Chef Show | Conheça a série culinária de Jon Favreau

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes