Narciso em Férias
0

Documentário com Caetano Veloso, Narciso em Férias se destaca no Festival de Veneza e chega ao Globoplay com pompa de produção necessária


Um documentário simples e intimista sobre um momento muito específico da vida de Caetano Veloso. Por mais que estejamos falando de um dos maiores artistas do país, Narciso em Férias poderia passar despercebido se não possuísse um conteúdo extremamente tão poderoso e relevante.

Afinal de contas, estamos vivendo um momento sombrio onde a Secretária de Cultura usa um perfil público para atacar um artista. Onde o presidente elogia golpes militarem em seus discursos. Onde a população, esquecida e enganada, clama por uma nova ditadura.

E as perguntas que ficam são: será que essas pessoas viveram a ditadura de verdade? Será que elas esqueceram do que acontecia naquela época.

Narciso em Férias ganha pompa de produção necessária justamente por tentar mostrar, entre momentos tensos e emocionais, a realidade desse passado (quase presente) sombrio.


+++ Confira o episódio do Montagem Paralela que falou sobre a imparcialidade nos documentários
+++ Conheça Em Nome de Deus, a série documental do Globoplay sobre os assédios cometidos por João de Deus

Mas sobre o que é Narciso em Férias?

Narciso em Férias

O documentário é composto basicamente por um conjunto de histórias que remontam a prisão de Caetano Veloso durante a ditadura militar que dominou o Brasil entre 1964 e 1985.

No dia 27 de dezembro de 1968, o músico foi levado de seu apartamento, em São Paulo, para uma prisão no Rio de Janeiro. Ali começavam os 54 dias de cárcere enfrentados pelo artista. Tudo causado por um apresentador da Record que o denunciou por parodiar o hino nacional em um show.

Com uma linguagem muito intimista que aproveita basicamente o músico sentado na frente de uma parede cinza, Renato Terra e Ricardo Calil (diretores responsáveis pelo interessante Uma Noite em 67) constroem uma produção sobre memórias.

Um filme que usa relatos sobre um passado sofrido para falar sobre o presente, na esperança de que as memórias de Caetano tivessem o poder de fazer a memória dos brasileiros pegarem no tranco. Na esperança de que os brasileiros que pedem um novo AI-5 relembrem dos males gerados pelo mesmo.


O que significa Narciso em Férias?

Sabendo do que se trata o documentário, o título Narciso em Férias chama ainda mais atenção. Afinal, o nome não parece ter uma relação tão direta a Caetano ou até mesmo a ditadura militar.

Como o próprio músico explicou em um tweet, o título é uma metáfora retirada do romance Este Lado do Paraíso de F. Scott Fitzgerald (O Grande Gatsby e O Curioso Caso de Benjamin Button). No contexto da história, a expressão faz referência ao fato do músico ter passado 54 dias sem olhar no espelho.

Narciso em Férias

Pra quem não sabe, Narciso é um personagem da mitologia grega que, segundo a lenda, ficou apaixonado por sua imagem ao vê-la refletida em um lago. Desse momento em diante, ele não consegue parar de olhar para si mesmo.

Inclusive, além de dar nome ao longa, Narciso em Férias também intitula um dos capítulos de “Verdade Tropical”, biografia do próprio Caetano Veloso.

A escolha sugere que durante sua prisão ele não pode ficar fascinado por sua própria imagem, evocando um sentimento que preencheu sua experiência na ditadura. Uma construção que o próprio filme faz quando costura as lembranças do artista.


Narciso em Férias no Festival de Veneza

Os diretores Renato Terra e Ricardo Calil garantiram que estrear Narciso em Férias em Veneza é “a realização de um sonho”. Algo lógico e natural quando se pensa na possibilidade de ver sua obra sendo exibida num dos festivais mais antigos e importantes do mundo.

Infelizmente, mesmo com a realização presencial, nenhum deles pode ir até o festival pessoalmente por conta da situação da pandemia no Brasil. Mesmo assim, Caetano fez, por vídeo conferência, uma introdução para uma das obras mais aclamadas da edição desse ano.


Narciso em Férias já está disponível no Globoplay


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Julie and the Phantoms | Conheça o remake da série brasileira na Netflix

Previous article

Procura-se um Pai | Saiba mais sobre a comédia mexicana na Netflix

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes