AODISSEIA
Filmes

Não esqueçam de CORRA!

Filme quase foi esquecido pelo grande público.

17 de Janeiro de 2018 - 09:51 - Tiago Soares

Sim meus amigos! Um dos filmes sensação do ano passado, corre o risco de ser esquecido pela maioria. Corra! apresentou uma história “simples”, lotada de nuances sociais e tensão racial – que foram extremamente importantes para abrir discussões, gerar debates – e causar burburinho nas diversas camadas, sejam da indústria, ou do meio em que vivemos.

Dirigido pelo estreante Jordan Peele, o terror é um dos mais bem avaliados pela crítica e rendeu muita bilheteria para um filme que foi feito por menos de 5 milhões de doletas. Corra! vem sendo lembrado em diversas premiações, e o filme foi lançado em março do ano passado lá nos EUA. Vale ressaltar que os “tiozinhos” da academia – ou da maioria dos sindicatos – geralmente premiam filmes lançados no fim do ano, já que eles não lembram do restante. Com as mudanças recentes, é gratificante ver Corra! presente em muitas destas premiações, mas porque o filme corre ou correu o risco de ser esquecido? (com o perdão do trocadilho).

Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, indicou Corra! ao Globo de Ouro 2018 na categoria “Melhor Comédia ou Musical”, apesar do filme não ter nada a ver com a categoria, e até apresentar nuances de comédia, a escolha não foi tão surpreendente já que em 2016, “Perdido em Marte” foi indicado na mesma. O que realmente intrigou uma galera, foi a presença do filme entre os indicados, além do ator Daniel Kaluuya, mas nenhuma indicação a Jordan Peele.

Logo após as categorias serem anunciadas, Peele foi ao twitter e disse que Corra! é um documentário, dando aquela tirada de sarro na Associação. Rumores dizem que isso não foi muito bem visto, por isso a ausência de Peele, claro, sem desmerecer os outros concorrentes. A questão é que Corra! tinha um grande risco de ser esquecido pela maioria dos sindicatos e dos votantes, o que felizmente não aconteceu.

No dia 11 de janeiro, o filme levou os prêmios de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme de Terror/Ficção científica no  Critics’ Choice Awards. O filme também foi indicado ao Producers Guild of America (PGA), grande termômetro pro Oscar e é um dos favoritos já que toda a equipe comandada por Jordan Peele vai receber o Stanley Kramer Award – prêmio pela “contribuição ao iluminar a conscientização pública sobre questões sociais importantes.”

O filme está presente entre os indicados ao Sindicato de Roteiristas em melhor roteiro original, na edição 2018 do WGA Awards. Além disso, Corra! saiu como o grande vencedor da cerimônia do NAACP Image Awards, premiação destinada a comemorar a representatividade negra em diversos setores culturais como cinema, TV, literatura e música, que aconteceu na última segunda-feira (15/01). O longa saiu com 3 estatuetas (melhor ator, melhor roteiro e melhor direção), apesar de ter perdido o prêmio principal para a comédia Viagem das Garotas.

O auge veio com as indicações de Peele ao Directors Guild Awards 2018, prêmio do Directors Guild of America, o Sindicato dos diretores de Hollywood. Além de ser indicado ao prêmio de melhor diretor, Peele abocanhou a indicação a melhor estreante, e eu acredito que ninguém vai tirar o prêmio dele.

Com tantas indicações e prêmios nos respectivos sindicatos, resta saber se a academia irá lembrar de Corra! no prêmio máximo do cinema, o Oscar 2018. Vamos esperar até o dia 23 de janeiro com o anúncio dos indicados.