2

Mr. Mercedes virou série de TV e é baseada nos livros de Stephen King

  • Título: Mr. Mercedes
  • Autor: Stephen King
  • Ano: 2014
  • Edição: 2016
  • Editora: Suma
  • Páginas: 418
  • Gênero: Policial

Um serial killer está servindo sorvete para elas, e elas nem têm ideia.

Mr. Mercedes é um thriller policial escrito por Stephen King, não uma história de terror. O livro é narrado em terceira pessoa, e intercala principalmente entre os pontos de vista do próprio vilão, o Mr. Mercedes do título, quanto do ex-policial que foi responsável por investigar o caso mas agora está aposentado, Bill Hodges. O livro já foi adaptado para uma série de televisão, estrelada por Brendan Gleeson.


+++ Doutor Sono: Livro de Stephen King é uma excelente evolução do universo da saga

Foto: Divulgação Amazon

Qual a história do livro Mr. Mercedes, de Stephen King?

Essa narrativa, que intercala entre o assassino e o ex-policial, é muito intensa. Geralmente em livros do gênero, não acompanhamos o assassino, ou acompanhamos mas sua identidade não é revelada. A graça fica em resolver o mistério final. Já aqui temos um mergulho completo nas ações e na mente do vilão. Assim, vemos esse jogo de gato e rato do início ao fim de uma maneira muito dinâmica e eletrizante. Sempre tem coisas importantes acontecendo e você não vai querer parar de ler Mr. Mercedes até chegar ao desfecho final.

O Mr. Mercedes em questão é um homem extremamente perturbado, temos suas impressões e pensamentos sobre a sua própria vida, seu passado, sua família, como ele enxerga as pessoas, porque tem essa vontade de matar e se afirmar. Dessa forma, o livro apresenta uma criação muito bem feita da cabeça de um psicopata assassino. Fazendo uma conexão com Anatomia do Mal, livro que li recentemente e fiz a resenha aqui, o perfil do Mr. Mercedes se encaixa muito bem nos perfis de serial killers reais descritos no livro de Harold Schrechter.

Brady aceita que é doente mental, é claro que é, pessoas normais não jogam um carro em cima de uma multidão de gente […]

Já os demais personagens são muito carismáticos, e trazem uma diversidade maior para a história. O próprio Bill, um homem de meia idade, aposentado, gordo, deprimido e se entregando ao álcool e ideias de suicídio, não temos uma imagem que corresponde exatamente ao esperado de um herói de livro policial. Quando o Mr. Mercedes o “acorda” da aposentadoria e Bill passa a realizar a investigação por si, não pode contar com a ajuda da polícia, e acaba com dois ajudantes nada preparados para o caso: Jerome, um adolescente negro super inteligente, e Holly, uma mulher de 45 anos com problemas mentais, mas que entende muito de computadores.

Por ser um thriller policial e não livro de terror, não temos aquele fator de susto e medo do sobrenatural. O monstro aqui é bem humano, e é isso que aterroriza mais, podendo deixar pessoas mais sensíveis um pouco paranóicas. Ainda assim, a obra mantém a característica de livros policiais, e Mr. Mercedes tem vários momentos de tensão e reviravoltas que King constrói muito bem. Assim como alguns momentos de alívio cômico, principalmente nos personagens do Bill e seus dois ajudantes.


+++ Leia Shadow and Bone e se prepare para a nova adaptação da Netflix

Mr. Mercedes, livro de Stephen King, virou série de TV

Foto: Divulgação

Mr. Mercedes vale a pena ler?

Para super fãs de Stephen King, o livro é uma ótima pedida também. Apesar de não ser terror, Mr. Mercedes mantém as características principais da escrita do autor, além de pequenas referências a outras obras, que sempre causa divertimento.

O rosto da máscara era bem parecido com o de Pennywise, o palhaço do filme.

Ao longo da leitura de Mr. Mercedes você vai ter várias surpresas agradáveis e desagradáveis, que contribuem para que esse livro seja dinâmico e prenda a leitura. A construção que ocorre para chegar no “confronto final” é muito bem feita, principalmente por essa ferramenta narrativa de estar na mente do vilão também.

Apesar de Mr. Mercedes ter um desfecho fechado, as histórias de Bill Hodges continuam em mais dois livros. Estou muito ansiosa para dar continuidade a essas histórias e espero trazê-las em breve aqui. Se você gostou da resenha e se interessou por ler, pode comprar seu livro físico ou ebook aqui.

Aqui é a Liv do Resenhas Caóticas, e se você quer acompanhar mais as minhas leituras, me siga no Instagram @ResenhasCaoticas. Obrigada e até a próxima.

Livia Salzani

2 Comments

  1. Adorei a resenha! Esse livro me surpreendeu pelo fato de ser aquela caçada clássica de bandido e ladrão de uma forma totalmente diferente!

    1. Siiiiiiiiiiiiim!!!! Os personagens saem muito da caixinha, e é muito emocionante!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Livros e HQs