0

Milagre na Cela 7, o filme que fez todo mundo chorar, é destaque no Cinema Especial, da TV Globo. 


Quando você pesquisa “filmes tristes” no Google, geralmente uma enxurrada de filmes clássicos, que provavelmente você já assistiu, como Diário de Uma Paixão, Titanic e Um Amor Para Recordar.

Acontece que o mais recente desses é Milagre na Cela 7, um longa que há alguns meses estreou na Netflix e foi um chororô danado. Agora, um tempo depois, o filme turco esta na grade do Cinema Especial, da Rede Globo, exibido para todo Brasil em TV aberta.

Algumas perguntas surgem ao longo do filme, se olharmos para as pesquisas no sistema de busca, e, por isso, separamos 7 perguntas frequentes com relação a Milagre na Cela 7.

Confira:

Milagre na Cela 7 é destaque em Cinema Especial da Globo

Foto: Reprodução

Qual a história do filme Milagre na Cela 7?

Esse texto possui spoilers do filme

O filme turco, também chamado de Yedinci Kogustaki Mucize em sua língua nativa, foi lançado em 2019 e conta a história da relação entre uma jovem chamada Ova e seu pai Memo, que possui um distúrbio cognitivo.

Os dois vivem felizes, até que Memo é injustamente acusado de matar a filha de um oficial militar de alto escalão.

Memo acaba sendo mandado para a prisão pelo crime que não cometeu. Apesar de estar sem o pai, Ova jura provar sua inocência. Ela pede a ajuda de sua bisavó e de professores para encontrar uma testemunha que Memo afirma ter visto quando a filha desse oficial militar sofreu um acidente e acabou morrendo.

Enquanto isso, na prisão, a vida de Memo vai de mal a pior quando os prisioneiros se voltam contra ele, no mesmo tempo em que é condenado à morte por enforcamento quando seu julgamento o considera culpado do assassinato.

A história continua com a suposição de que Memo foi executado, mas uma série de cenas em flashbacks provam que outro prisioneiro, Yusuf Aga, tomou seu lugar quando percebeu que Memo precisava se reunir com Ova.

Depois de serem ajudados a escapar da prisão, Memo e Ova são juntos novamente e partem em um barco para começar uma nova vida em um país diferente.

Segundo sinopse oficial, Milagre na Cela 7 é “uma história apaixonante sobre um pai com problemas mentais que foi injustamente acusado de assassinato e sua adorável filha de seis anos. A prisão seria sua casa. Baseado no filme coreano de 2013 7-beon-bang-ui seon-mul (2013).”


Foto: Reprodução

Milagre na Cela 7 é uma história verdadeira?

O filme não é baseado em uma história real, mas foi inspirado em um filme sul-coreano que tinha o mesmo nome e foi lançado em 2013.

No entanto, ao contrário da versão turca que mexe com o coração e é muito mais dramática, a adaptação original sul-coreana é mais voltada para uma comédia com toques dramáticos.

Milagre na Cela 7 também foi adaptado e lançado em países como Filipinas, Indonésia e Índia, também com uma roupagem mais dramática, seguindo a ideia do filme turco.

Foto: Reprodução

O que acontece no final de Milagre na Cela 7?

Vamos voltar um pouco no tempo. Dois dias antes da condenação, Askorozlu traçou, com o diretor do presídio, um plano para salvar Memo.

Um prisioneiro chamado Yusuf Aga, que perdeu sua própria filha de uma maneira que acredita ser sua culpa, decidiu morrer no lugar de Memo. O protagonista de Milagre na Cela 7 acha que sua vida tem menos valor porque, sem sua bisavó, Ova não teria um alguém para cuidar de si. Yusuf Aga instrui o diretor a dar à Ova sua caixinha de fósforos de metal como lembrança.

Os guardas trocam o Memo por Yusuf Aga no último minuto. Então, os homens de Askorozlu do lado de fora da prisão, os mesmos que levaram Ova la para dentro, encenam um acidente de carro para impedir que o pai de Seda compareça à execução.

Yusuf Aga é enforcado e morto.

O diretor afirma que Yusuf Aga escapou e envia seus guardas para procurá-lo. Nesse espaço de tempo, o diretor foge com Memo em seu carro o leva para sua filha. Eles finalmente se reencontram e o diretor manda os dois embora do país, num barco coberto, e com uma história de baixo do braço sobre a fuga do país para escapar da violência policial.

Pai e filha vão ao desconhecido recomeçar a vida em outro país. Depois de um tempo, vemos Ova já adulta, em seu vestido de noiva, segurando a caixa de fósforos de Yusuf Aga e o filme termina. 

Foto: Reprodução

Qual a diferença entre o filme turco e a versão original de Milagre na Cela 7?

Como dito, a versão da Turquia e de outros países, seguem uma roupagem mais dramática em toda sua estrutura, que difere do tom de comédia dado à versão coreana.

A principal diferença entre as versões de Milagre na Cela 7 é que no filme turco, após Memo ir para a prisão, sua filha fica sob cuidados da avó paterna, que acaba falecendo pouco tempo depois. Os cuidados da menina vão para a professora Mine, até o reencontro e fuga com o pai.

Na versão coreana, a pequena, chamada Ye-Sung realmente não tinha ninguém além do próprio pai e seu destino seria o orfanato após a prisão do rapaz. Essa história cativou e tocou o coração do delegado de polícia que luta para que pai e filha estejam juntos novamente, mas também se comprometendo em dar um lar para Ye-Sung até tudo se resolver. 

Pai e filha ficam no país. 

Foto: Reprodução

Milagre na Cela 7 é bom?

Essa talvez seja a principal pergunta de todas listadas acima e a mais aberta para responder, já que gosto é subjetivo.

Podemos pegar dois parâmetros para ter uma boa ideia. O primeiro deles é olhar sua nota média no IMDB, que é mais honesto com suas avaliações, somando e fazendo uma média das críticas feitas pela imprensa. Por lá, a nota média de Milagre na Cela 7 é de 8,2, o que é bem alto se compararmos a outros filmes famosos e muito interessantes.



Por outro lado, temos a nossa própria crítica, escrita pelo Flávio, que deu nota 8,5 para o filme. Veja um trecho do texto:

O roteiro de Milagre na Cela 7 amarra todas as pontas bem direitinho e tal, mas a entrega da cena em si escorrega por ser o único momento em que a direção de Milagre na Cela 7 manipula o público sem nenhum pudor. E isso incomoda, mas, ainda assim, não quebra a imersão. A relação entre Memo e Ova tem força suficiente para segurar o longa até os seus últimos e catárticos planos transmitirem a mensagem mais importante: a proposta havia sido cumprida com intensidade e emoção.

Fato é que Milagre na Cela 7 é uma ótima oportunidade para conhecer o cinema turco, pois é uma obra acessível e popular, que equilibra muito bem as particularidades do país com os temas universais. Você não precisa saber que as novelas turcas apelam tanto para o sentimental ou sequer pesquisar sobre a ditadura que serve como plano de fundo, porque as mensagens centrais do filme mexem com qualquer ser humano, superando todas as barreiras criadas pela língua.

Dublado, em Cinema Especial da Globo, ou legendado na Netflix, o filme está disponível esperando suas lágrimas.


Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes