0

Finalmente Loki estreou no catálogo do Disney Plus e podemos entender, pelo menos um pouquinho, de como ele conseguiu escapar dos Vingadores e cair em um lugar tão perigoso quanto, num local até então desconhecido de todos nós, a TVA, ou as Autoridades de Variante no Tempo, em português.

Mas o que significa exatamente essa sigla e em que tempo estão localizados?

Vamos explicar esses detalhes do primeiro episódio de Loki para começarmos com o pé direito assistindo a série e matando a saudade de um dos personagens mais carismáticos da Marvel.

Atenção para os spoilers do primeiro episódio de LOKI
Série Loki primeiro episódio apresenta a TVA e os Guardiões do Tempo

Foto: Reprodução

O que foi a Guerra do Multiverso e os Guardiões do Tempo?

De acordo com o que temos de experiência no MCU, a linha do tempo é naturalmente caótica.

Qualquer evento tem o potencial de ser um Evento Nexus, onde uma ramificação na linha do tempo é criada. O Miss Minutes, aquele desenho simpático que vimos na televisão, sugere que qualquer pessoa pode criar uma ramificação e, a partir dela, uma série de outras ramificações são criadas até tudo virar uma loucura e o mundo começar uma nova revolta.

Sendo esse o caso, existiam bilhões de linhas do tempo únicas, algumas um pouco diferentes das que conhecemos, mas outras muito mais bizarras e surreais. Infelizmente, o reloginho explicou que as diferentes linhas do tempo ramificadas se tornaram cientes umas das outras, resultando em uma vasta guerra no multiverso.

Foto: Reprodução

“Incontáveis ​​linhas do tempo lutaram entre si pela supremacia”.

Essa tal guerra chegou perto de destruir todo o tempo e espaço, e, ao que parece, é um dos pontos principais das próximas produções da Marvel após Loki, com as Guerras Secretas, que nos quadrinhos mostrara todas as linhas temporais da Marvel se colidindo em um conflito interdimensional.

Os Guardiões do Tempo surgiram a partir daí, trazendo paz ao Multiverso e organizando toda a existência em uma única linha do tempo. Esses seres poderosos são essencialmente os deuses da TVA, considerados oniscientes e onipresentes dentro de toda sua burocracia tecnológica da década de 60.

A função da TVA é manter a linha do tempo de acordo com o que foi estabelecido pelos Guardiões do Tempo.

Os Guardiões do Tempo não possuem uma analogia direta com os próprios quadrinhos da Marvel, o que significa que eles são difíceis de definir em Loki. Ainda assim, os tais deuses poderosos foram capazes de controlar todo o lapso temporal e justificam todo seu poder insistindo que estão evitando outro conflito no multiverso.


Foto: Reprodução

O que é a TVA na série Loki?

As Autoridades de Variante do Tempo, ou TVA em inglês, são os Guardiões do Tempo responsáveis ​​por policiar o Multiverso e garantir que novas ramificações na linha do tempo sejam criadas.

Eles são essencialmente burocráticos, obcecados com seus próprios processos e os aplicam sem nunca questioná-los.

E, apesar de parecer que estão usando magia em todas as situações, a TVA tem tecnologia avançada o suficiente para evitar que tais eventos ocorram, inclusive causando até o espanto de Loki quando entende que, de fato, aquele local é hiper-tecnológico.

A cara dos anos 60 pode enganar, mas uma caminhada pela TVA já indica o quão avançados eles realmente são. Espantoso até para um Deus que cresceu em Asgard.

As instalações da TVA parecem, de fato, estarem fora do tempo de alguma forma, mas o primeiro episódio da série de Loki faz um grande esforço para evitar nomear o lugar como um todo. Uma tática já famosa nas séries da Marvel para alimentar especulações. Nesse contexto, podemos supor que possam estar na cidade de Chronopolis, que nos quadrinhos se localiza em um local “fora do tempo”, num reino chamado de Limbo e está associado ao vilão Kang, o Conquistador.



O que vemos nas HQs, e que pode servir de base para a 1ª temporada de Loki, é que Chronopolis permite o acesso a todo o tempo e espaço, com portais que podem ser usados ​​para viajar pelo Multiverso, muito semelhante aos designs dos portais usados ​​pela TVA.

Entretanto, algumas das propriedades associadas ao Limbo nos quadrinhos, foram atribuídas à Mecânica Quântica no MCU, como visto nos eventos de Homem-Formiga e a Vespa, com todo aquele Reino Quântico brilhoso e cheio de cores. Vale notar que Kang está escalado para aparecer no próximo filme do Homem-Formiga, portanto uma conexão entre todos esses elementos pode estar sendo desenhada a partir de agora.

Porém, onde quer que estejam, a principal responsabilidade da TVA é monitorar a linha do tempo em busca de evidências de que novas ramificações estão sendo criadas. Quando um Nexus Event é identificado, eles intervêm para prender o culpado e usam sua tecnologia para destruir tal ramificação até que outra se crie e tudo “vá para o beleléu”.

A TVA se considera uma força do bem, e isso fica bem claro na apresentação do nosso charmoso reloginho, onde as variantes são caricaturadas como sinistras e os agentes da TVA são os salvadores. Mas é válido lembrar que eles estão mantendo sua preciosa “Linha do Tempo Sagrada” de acordo com a vontade de três seres cujos verdadeiros motivos ainda são desconhecidos.

O primeiro episódio de Loki já está disponível no Disney Plus.

Selva Trágica | Saiba a história por trás do filme mexicano na Netflix

Previous article

Cruel Summer | Amazon Prime Video divulga série de suspense psicológico

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Disney Plus