0

Estreia na Netflix o documentário do famoso astrólogo porto-riquenho, Walter Mercado. Ligue Djá é uma biografia bem honesta sobre o místico e icônico personagem da televisão latina.

Ligue Djá: O lendário Walter Mercado promete mostrar como foi o repentino sumiço do astrólogo da TV e tenta achar a verdade sobre a figura de Walter, com todo seu misticismo e segredos guardados à sete chaves.

walter mercado em ligue djá, documentário da netflix

+++ Warrior Nun terá uma 2ª temporada? Descubra mais detalhes

+++ Jane the Virgin e a comédia romântica da Netflix

Qual a história do documentário Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado?

Ligue Djá promete abordar todas as polêmicas questões envolvendo Walter Mercado, desde seu gênero, construção dessa figura enigmática e sua representação na cultura latino-americana.

Morto em 2019 aos 87 anos, em decorrência de uma insuficiência renal, o documentário Ligue Djá é uma biografia póstuma de Walter, com todos seus bordões e claro, o legado deixado no mundo da astrologia televisiva e que estreia na Netflix em julho.

Já exibido e fortemente aclamado no Festival de Sundance de 2020, Ligue Djá tem Cristina Costantini e Karrem Tabsch como diretores do documentário. Segundo os diretores, o filme da Netflix explora toda a complexa história de amor de Walter Mercado, além dos desejos do astrólogo. Foram ouvidas várias pessoas próximas a Walter, além dele próprio, durante as gravações do doc.

Cristina disse que Walter se recusava a se limitar às questões normativas de gênero, nem as ideias bastante antiquadas da masculinidade da época. Fato é que Walter Mercado nunca se identificou como queer, mas não abaixava cabeça para o contraditório que o atacava.

Sua excentricidade ajudou na fama, em meio às capas que maquiagem que usava. “Para nós, ele era uma mistura de Oprah Winfrey e Mister Rogers, com o look do Liberace“, completou Cristina em entrevista durante o Festival.

Em um trecho do trailer promocional do documentário Ligue Djá, Walter diz que é sim um vidente, porém não gosta do seu futuro. Ele gostaria apenas de aproveitar esse momento da própria vida e nada mais.

Ligue Djá está disponível na Netflix

Quem foi Walter Mercado?

Nascido e criado em Porto Rico, o vidente cresceu no meio das plantações de cana de açúcar do país. Quando jovem, resolveu seguir a carreira de astrólogo e usava sua capacidade vidente para aparecer na tv. Assim foi ganhando fama, também como figura andrógina, Walter Mercado não se identificava com nenhum gênero e assim foi crescendo na América Latina.

Durante pouco mais de 30 anos, suas leituras de horóscopos diárias na TV alcançavam mais de 120 milhões de espectadores. Até que então, ele desaparece e não retorna mais ao público que o acompanhava.

Com o tempo, a figura do astrólogo  Walter Mercado foi se cercando de polêmicas que ele nem mesmo provocava. Seu estilo místico, numa época que o conservadorismo era ainda mais gritante, incomodava setores da sociedade, como daqueles religiosos mais fervorosos.

Responsável pelo bordão Ligue Djá, que inclusive leva o nome do documentário, Walter Mercado diz:

“No momento em que eu nasci, eu soube que não era como os outros. Tudo sobre mim era diferente”.

Antes de estrear seu documentário na Netflix por aqui, a última aparição de Walter Mercado no Brasil foi em uma entrevista ao Gugu, em 2016. Nela, o astrólogo confirma que sempre manteve silêncio sobre sua sexualidade pois isso poderia afetar ainda mais a audiência conservadora que havia conquistado.

Em Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado o documentário aborda os dois últimos anos de vida do astrólogo, além de se debruçar exatamente sobre esse tema tratado na entrevista com Gugu.

Suas capas brilhantes, jóias lindíssimas e leituras bem característica dos horóscopos, já estão disponíveis na Netflix.


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Inimigo Interno | Conheça a série destaque no Globoplay

Previous article

2020 Japão Submerso | Saiba todos detalhes do anime da Netflix

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Especial