0

O quarto episódio de Falcão e o Soldado Invernal mostrou John Walker, o novo Capitão América, cruzou uma linha muito perigosa na série. 

Mas ele é realmente um vilão nos quadrinhos da Marvel?


Contém spoilers de Falcão e o Soldado Invernal 

O novo Capitão América parece ter sido tomado pela raiva no último episódio de Falcão e o Soldado Invernal, mostrando uma faceta que até mesmo John Walker não conhecia muito bem.

John Walker é o vilão?

Quando Abraham Erskine criou o soro do super soldado, ele advertiu que aquilo não apenas ampliava a força de uma pessoa mas também possuía um efeito transformador em quem tomasse, aumentando todos os melhores e piores traços da própria personalidade.

O bem se torna grande, como visto com Steve Rogers e o mal se torna ainda mais maléfico, como no caso do Caveira Vermelha.

No caso de John Walker, o militar  havia servido ao seu país na linha de frente no Afeganistão, ganhando três medalhas de honra, mas era um homem imperfeito.

Abalado por perceber que não bateria de frente com Dora Milaje, em condições iguais de combate, John Walker decidiu que precisa de uma vantagem e tomou a última dose do soro do super soldado, ganhando habilidades que sempre havia admirado em Steve Rodgers. Mas não demorou muito para ele estourar, após ver seu parceiro morrer.

A ideia desse Capitão América do mal é tirada direto dos quadrinhos e o enredo principal vem de uma história muito mais antiga, onde John Walker se tornou o Capitão América, mas provou ser indigno de empunhar o escudo.


+++ Falcão e o Soldado Invernal: Quem é o novo Capitão América?

Foto: Reprodução

John Walker e a história dos quadrinhos como vilão

Na década de 1980, o roteirista Mark Gruenwald decidiu usar o personagem do Capitão América para fazer algumas perguntas mais profundas sobre o que de fato é a identidade americana.

Ele resolveu fazer isso confrontando Steve Rogers com um homem chamado John Walker, que se autodenominava o Super-Patriota e afirmava que os ideais de Rogers eram antiquadas e sem nenhum valor na era moderna. O Super-Patriota recebeu seus poderes de uma organização criminosa chamada Power Broker, Inc. e trabalhou com outros super soldados para encarar ataques terroristas.

Enquanto isso, a Comissão de Atividades Super humanas do governo dos Estados Unidos começou a impor restrições a Steve Rogers, tentando força-lo a trabalhar mais para o próprio governo do que com os Vingadores. Rogers não aceitou tais condições de desistiu de empunhar o escudo.

“Para servir o país desse jeito, eu teria que abrir mão da minha liberdade pessoal e me colocar em uma posição onde poderia ter que comprometer meus ideais para obedecer às suas ordens”, explicou.

O governo dos Estados Unidos voltou então sua atenção para John Walker, que havia impedido um ataque terrorista em Washington, DC. Walker concordou em se tornar o novo Capitão América, recrutando um de seus sócios, Lemar Hoskins, como seu Bucky, que mais tarde se chamaria Battlestar.


+++ Falcão e o Soldado Invernal: Quem é o Mercador do Poder citado na série da Marvel?

John Walker surgiu nos quadrinhos como o novo capitão américa antes e Falcão e o Soldado Invernal

Foto: Reprodução

Por que John Walker se torna mal nos quadrinhos?

Dois dos outros super soldados do Mercador do Poder, chamando, Left-Winger e Right-Winger, revelaram a identidade secreta de John Walker para o mundo. O Capitão América tem muitos inimigos, e os pais de Walker morreram quando foram alvejados por um grupo terrorista chamado Watchdogs. Furioso, John Walker perseguiu seus antigos aliados, chegando a ameaçar seus pais.

Na edição #347 de Capitão América, Walker estourou de vez, gostando da dor que causou em seus inimigos antes de deixá-los amarrados ao lado de um tanque de óleo vazando e um fósforo aceso. Right-Winger e Left-Winger ficaram gravemente queimados e em coma após a explosão do tanque. A comissão encarregada de assuntos sobre-humanos pretendia demitir John Walker por suas atitudes maléficas, mas uma intervenção  do próprio presidente dos Estados Unidos o manteve com o traje.

Foto: Reprodução

O que acontece com John Walker nos quadrinhos?

No final, John Walker foi forçado a deixar o cargo de Capitão América quando Steve Rogers descobriu a influência do Caveira Vermelha na Comissão de Atividades Super-humanas, que havia sido responsável pela nomeação de Walker.

A Comissão encenou o assassinato de Walker e o reintegrou como um novo herói chamado Agente Americano, lhe entregando um escudo de Vibranium. Eles também bagunçaram a cabeça de Walker, removendo memórias dolorosas e implantando outras situações, na tentativa de controlá-lo. Walker ficou arrasado ao saber a verdade, mas decidiu continuar servindo seu país.

O Agente Americano permaneceu ativo como super-herói, patrocinado pelo governo desde então, até mesmo se juntando a vários grupos dissidentes dos Vingadores. John Walker sempre foi uma figura controversa, porém, almejava outros postos e tentou redefinir o que significava ser Capitão no século XXI.


+++ Falcão e o Soldado Invernal: Quem é Isaiah na série do Disney Plus?

Foto: PageSix

John Walker de Falcão e o Soldado Invernal é o vilão?

Ainda é cedo para dizer se John Walker da série é realmente uma versão “malvada” do Capitão América. Claramente ele está sofrendo de estresse pós traumático depois de suas experiências no Afeganistão, e a morte de Battlestar o fez pirar de vez.

Infelizmente, John Walker cruzou uma linha perigosa para os heróis, quando deixou o mundo inteiro assistir um assassinato coberto de sangue e raiva.

Ele usou o escudo do Capitão América para assassinar brutalmente um dos membros da revolução, no que claramente fora um ato de vingança e foi filmado por inúmeras pessoas na rua. Esse ato, com um símbolo tão grande quanto o escudo, pode mudar de uma vez por todas os rumos do personagem, já que agora possui uma super força que nem ele mesmo entende direito.

Walker pode não ser um completo vilão nos trajes do Capitão América, mas só de ter mostrado uma faceta muito mais violenta, ele está longe de representar todos os ideais que Steve Rodgers guardava consigo e isso pode ser um claro sinal de mudança, tanto em sua vida, quando para quem poderá ser o novo Capitão América.


Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries