jogo da lava
0

Baseado numa brincadeira famosa entre as crianças, Jogo da Lava é uma série idiota e viciante


Acho justo assumir que todo mundo conhece aquela brincadeira que começa quando alguém fala “o chão é lava“.

As crianças adoram brincar disso há muito tempo e acabam carregando seus familiares junto. Afinal, ninguém quer ver um parente ser queimado pela lava imaginária que preenche ruas e cômodos assim que a frase acima é gritada.

Sabendo desse sucesso, a Netflix não perdeu tempo e deu a luz verde para um novo game show: o insano e viciante Jogo da Lava.


OBS 1: O título em inglês é Floor is Lava, mas por algum motivo a Netflix optou por uma tradução que não usa o nome original do jogo.


O que é o Jogo da Lava?

Considerando a inspiração, a série segue as mesmas regras do jogo infantil. Ou seja, o jogador não pode encostar no chão.

A diferença é que, nesse caso, o chão é uma piscina gigantesca preenchida por um líquido vermelho que simula a lava.

Isso significa que os participantes precisam atravessar a sala de jogos, saltando entre móveis gigantes, obstáculos inusitados e alguns quebra-cabeças que podem ou não ajudar na travessia.

jogo da lava

É como se fosse, para nós brasileiros, uma mistura inusitada de O Chão é Lava com as Olimpíadas do Faustão.


O Objetivo do Jogo da Lava

A proposta principal do jogo, por motivos óbvios, é chegar na saída do estúdio sem cair (e desparecer) na lava.

No entanto, estamos falando de uma competição. E, como tal, ela tem alguns detalhes importantes em relação a dinâmica do jogo.

Em primeiro lugar, a disputa não gira em torno de garantir sua vida imaginária. Por mais que esse fator também exista em casos onde os jogadores não querem se tornar alvos de piadas, o principal atrativo é o prêmio de US$ 10 mil.

É ele que faz três equipes formadas por familiares ou colegas lutarem para atravessar os cômodos no menor tempo possível. Afinal, vence a disputa quem chegar com mais gente ou mais rápido (em caso de empate) na saída.


As salas

O Jogo da Lava possui cinco salas espalhadas por seus dez episódios. Cada uma delas imita um ambiente temático e flerta com um nível de dificuldade diferente, dependendo dos obstáculos específicos.

São elas: o Porão, o Planetário, o Quarto, a Cozinha e o Escritório.

jogo da lava

Devido a relação entre a quantidade de salas e episódios, todas as salas se repetem sem que o jogo fique repetitivo. O motivo é que a produção faz pequenas mudanças nos obstáculos ou colocam armadilhas que “obrigam” o público a continuar sua maratona sem pausas.


O apresentador

O Jogo da Lava é apresentado por Rutledge Wood. Um comentarista esportivo – especializado em corridas da NASCAR – que se tornou uma estrela da televisão norte-americana.

Eu não conhecia ele, mas admito que me tornei um fã graças ao seu trabalho na narração de Jogo da Lava. Claro que é tudo roteirizado e pensado por dezenas cabeças, mas Wood sabe fazer as observações e os trocadilhos no timing exato.

E isso ajuda na hora de prender a atenção do espectador. Lógico que o evento principal depende dos obstáculos e das quedas, mas eu acredito que o show perderia força sem as piadas temáticas (na maioria das vezes, ele mistura os cômodos com a profissão dos participantes) do apresentador.

Ele é a cereja de um bolo idiota e extremamente viciante chamado Jogo da Lava. Uma série que você vai classificar como boba, porém não vai parar de assistir até o último episódio chegar ao fim.


Um último mistério: quem é Tim Sullivan?

Sei que já dei meu veredito sobre o Jogo da Lava, mas não posso terminar esse texto sem falar sobre o nome que agitou a internet depois da estreia da série.

Tim Sullivan.

jogo da lava tim

Uma pessoa supostamente desconhecida que recebeu uma grande homenagem no final do primeiro episódio do game show. Seria um competidor? Um roteirista?

A resposta surgiu, para os mais atentos, nos créditos finais. Sullivan era um produtor executivo que trabalhou, além do próprio Jogo da Lava, em séries como Project Runway and Top Chef.

Como foi reportado pelo Montclair Local, ele faleceu em maio de 2019 (pouco tempo após o início das gravações da série) depois de lutar por vários anos contra um câncer. Tinha 42 anos.

O curioso é que muita gente foi procurar seu nome no Google quando terminou o episódio de estréia, esbarrando numa campanha de financiamento coletivo em prol do tratamento de Sullivan. O projeto, que foi criado por amigos um mês antes do falecimento, continua aberto e recebeu diversas novas doações em nome da família de Tim.


Confira o trailer (em inglês) de JOgo da Lava

Confira o Pôster

jogo da lava


Jogo da Lava já está disponível na Netflix

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

 

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

The Old Guard | Conheça o novo blockbuster da Netflix

Previous article

Segredos em Família | Conheça a série exibida na Globo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries