immigration nation
0

Immigration Nation é uma minissérie documental de 6 episódios, e já está disponível no catálogo da Netflix


Immigration Nation é uma minissérie documental da Netflix sobre imigração nos EUA. A produção acompanha o trabalho de imigração e da ICE (Immigration and Customs Enforcement), uma agência governamental que fiscaliza a imigração.

O documentário oferece várias perspetivas acerca dos problemas no sistema de imigração norte-americano, e a experiência de imigrantes nos EUA após a eleição do presidente Donald Trump em 2017.

immigration nation

+++ Saiba mais sobre “Segurança de Risco”, filme da Tela Quente desta segunda
+++ Entenda a curiosidade de Rede do Ódio, um filme da Netflix baseado em fatos reais

Mas, qual o enredo de Immigration Nation?

Immigration Nation é um documentário social e cultural sobre imigração nos EUA. A série investigativa segue o trabalho da Agência de Imigração e Alfândega e também lança luz sobre os imigrantes que fazem parte do sistema ICE, além de analisar profundamente a imigração dos EUA hoje.

Quando Trump chegou ao poder em 2017, ele implementou uma política de separação familiar de “tolerância zero”, separando as crianças e seus pais. O governo também lançou uma dura repressão à imigração ao longo dos anos, que também coincide com seus planos de construir um muro entre o México e os EUA para impedir a imigração ilegal.

Immigration Nation também cobrirá a atenção significativa da mídia em 2018, depois que surgiram relatórios e fotografias de tratamento desumano de detidos imigrantes.


A sinopse diz: “A série examinará os processos, as armadilhas e as dores da imigração na América.”

O que dizem os nomes por trás de Immigration Nation?

Filmada ao longo de três anos, os criadores Christina Clusiau e Shaul Schwarz capturam o trabalho diário de agentes de imigração e fiscalização, ativistas, legisladores, advogados e uma grande quantidade de imigrantes sem documentos, desde chegadas recentes desesperadas, até residentes há muito tempo.

“Com um fluxo incansável de trabalhadores migrantes continuando na fronteira com os EUA, a pressão sobre o ICE para aplicar as políticas de tolerância zero do governo coloca os imigrantes na mira. Mas como consertamos um sistema que parece além do reparo? Como aplicamos o bom senso a algo que evoluiu de uma preocupação humanitária para um ponto de inflamação político entre nós e eles?”

“A história da América – aquela que inspirou nossos parentes imigrantes a se arriscar por uma vida melhor – foi reescrita de maneira tão ampla que a ‘terra dos livres’ é um luxo oferecido agora apenas a alguns? Enquanto a dissuasão ineficaz e as táticas militarizadas continuam, Immigration Nation fornece um retrato urgente e imparcial de um país em crise; um que exige atenção e ação inabaláveis. “

A minissérie enfrentou problemas antes de estrear

Immigration Nation foi alvo de queixas da ICE e do Presidente norte-americano. Segundo o New York Times, a administração Trump tentou que várias cenas fossem apagadas e que a série fosse adiada até depois das eleições de 2020. A série mostra imagens de agentes da ICE prendendo pessoas sem cadastro, para que um maior número de detenções fosse conseguido, mentindo e humilhando os imigrantes e entrando nas residências de forma ilegal.

Os realizadores e produtores conseguiram acesso a locais e fontes que normalmente não são mostrados em trabalhos jornalísticos ou documentais, precisamente porque tiveram autorização especial da ICE e do governo norte-americano. Porém, a agência governamental já afirmou que a série não representa corretamente a ação nem os interesses da ICE.

immigration nation

O casal de realizadores enfrentou ameaças legais, mas não alterou a narrativa do documentário. A agência esperava uma série sobre os seus profissionais e ficou desagradada com o foco nas histórias de imigrantes. Segundo a produtora Christina Clusiau, mostrar os detidos e afetados por esta política de imigração era das partes mais importantes do documentário.

“Houve muito tempo na produção em que eu estava sentindo que continuávamos a perpetuar a narrativa das pessoas estarem nas sombras quando não conseguíamos mostra-las”, disse ao New York Times. “Eu acho que isso foi uma grande parte de querer chegar ao cerne destas histórias e realmente mostrar quem são estas pessoas”.


Immigration Nation está disponível no catálogo da Netflix

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Tiago Cinéfilo
Estudante de Comunicação e editor deste site. Criador, podcaster e editor do "Eu Não Acredito em Nada", o podcast de terror da Odisseia.

Segurança em Risco | Filme com Antonio Bandeiras é destaque na Globo

Previous article

A Unidade | Saiba mais sobre a série espanhola da HBO

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries