Homicídio nos EUA: Quem foi Gabby Petito e a verdadeira história por trás do documentário da Netflix

homicidio nos EUA gabby petito documentario netflix

Era para ser a aventura de uma vida para Gabby Petito, de 22 anos, e seu noivo, Brian Laundrie. Inspirados por contas nas redes sociais que mostravam vidas glamourosas na estrada, o casal comprou uma van em 2021 para viajar pelos Estados Unidos, ansiosos para explorar as vastas maravilhas naturais do país. Por quatro meses, Petito e Laundrie planejavam ficar em vários parques nacionais dos EUA enquanto ela criava um blog e um canal no YouTube para documentar a viagem.

Mas o sonho terminou em tragédia. Após pelo menos uma discussão doméstica entre ela e Laundrie, que contrastava com sua presença brilhante nas redes sociais, Petito desapareceu em 2021 e nunca mais voltou para casa. Seu corpo foi encontrado em 19 de setembro de 2021.

Homicídio nos EUA, uma nova série documental de três partes, disponível agora na Netflix, conta a história da vida e da morte de Petito por meio de entrevistas com seus amigos e familiares, e traça como a busca por ela despertou interesse nacional. Aqui está o que você precisa saber sobre American Murder: Gabby Petito.

Como Gabby Petito e Brian Laundrie entraram nas redes sociais

Petito e Laundrie se tornaram amigos depois de se conhecerem no ensino médio Bayport-Blue Point, em Bayport, Nova York. Após se formarem em 2017, o casal começou a namorar em 2019, e Petito se mudou para North Port, Flórida, para viver com a família de Laundrie. Viver lá foi uma experiência desconfortável para Petito, como sua amiga Rose Davis relata na série. Ela tinha dificuldade de se dar bem com a família de Brian, especialmente com sua mãe, Roberta.

O desconforto foi agravado pelo comportamento cada vez mais controlador de Laundrie. Em uma ocasião, ele roubou a carteira e o documento de identidade de Petito para que ela não pudesse sair com Davis, conforme alegado em American Murder, que mostra as mensagens de texto entre Petito e Laundrie. O casal compartilhava o interesse por longas viagens, parques nacionais e explorar os Estados Unidos, incluindo uma viagem de Nova York à Califórnia. Em julho de 2020, eles ficaram noivos.

Para economizar para a aventura, Petito trabalhou em vários empregos, incluindo como técnica de farmácia e no Taco Bell. Ela comprou uma Ford Transit Connect 2012, e o casal reformou o veículo para torná-lo habitável para o que seria uma aventura de quatro meses explorando vários parques nacionais.

Em 2 de julho de 2021, um ano após o noivado, eles partiram de Nova York. Petito planejava documentar a jornada no YouTube, no canal Nomadic Statik, e em sua conta no Instagram, cuja biografia dizia: “Viajando pelo mundo em nossa pequena van #vanlife”.

Homicídio nos EUA: Quem foi Gabby Petito e a verdadeira história por trás do documentário da Netflix 1
Divulgação Netflix

Gabby Petito é dada como desaparecida, iniciando uma investigação

Em 12 de agosto de 2021, a polícia recebeu uma ligação para o 911 em Moab, Utah, relatando que um homem estava atacando uma garota em uma van. A polícia encontrou o veículo e interveio — era a van de Petito. Com base nos relatos de Petito, que estava em pânico, e de Laundrie, que parecia calmo, a conclusão foi que Laundrie era a vítima de uma agressão doméstica.

Como o casal se recusou a prestar queixas, eles foram separados naquela noite — Laundrie foi levado para um hotel, e Petito ficou na van. No dia seguinte, continuaram a viagem. Uma semana depois, o primeiro vídeo de Petito no YouTube, intitulado Van Life | Building Our Van Life Journey, cheio de imagens do casal sorrindo, rindo e se beijando, foi postado.

Apesar da aparência brilhante nas redes sociais, as coisas não estavam melhorando para o casal. Em 25 de agosto, Gabby Petito postou no Instagram pela última vez. Naquela época, ela parou de responder às mensagens. Sua família e amigos tentaram contato várias vezes, mas Petito nunca respondeu.

Em 27 de agosto, a mãe de Petito recebeu uma mensagem estranha do celular de Gabby: “Você pode ajudar o Stan? Eu só recebo suas mensagens de voz e ligações perdidas”. A mensagem se referia ao avô de Petito — mas Gabby nunca o chamava pelo primeiro nome.

Em 11 de setembro, a mãe de Petito registrou um boletim de ocorrência de pessoa desaparecida na polícia do condado de Suffolk, Nova York. Isso levou a uma descoberta chocante pela polícia no sudoeste da Flórida. Não apenas Laundrie havia voltado para a casa dos pais com a van de Petito, mas ela não estava com ele. A família Laundrie contratou um advogado e se recusou a cooperar com a investigação policial.

A história de Petito ganhou grande interesse nacional. Nas redes sociais, usuários do TikTok analisaram cada detalhe de suas postagens e cada novo desenvolvimento no caso. A investigação para encontrá-la cobriu mais de 3.200 quilômetros, enquanto a polícia tentava refazer os passos de Petito.

O que aconteceu com Gabby Petito?

A investigação levou a polícia a vários lugares, incluindo o Parque Nacional de Grand Teton, em Wyoming — onde seu celular foi usado pela última vez —, que cobre 125.000 hectares. A polícia pediu ajuda a qualquer pessoa com informações, o que levou à descoberta surpreendente de outro blogueiro do #vanlife, que reviu suas filmagens e encontrou imagens da van de Petito em Spread Creek, em Grand Teton.

Três semanas após o início da busca, o corpo de Petito foi encontrado em 19 de setembro de 2021. Os investigadores acreditam que a cena foi encenada. Uma autópsia revelou que Petito morreu por estrangulamento.

Os amigos e a família de Petito ficaram devastados com a notícia de sua morte. “Eu desabei”, lembra seu padrasto, Jim Schmidt, que foi ao Wyoming para ajudar a encontrar Gabby, ao ouvir a notícia.

“E eu tive que pegar o telefone, me recompor e ligar para a Niki, e chamar o Joe e a Tara em uma conferência, para dizer a eles, a 3.200 quilômetros de distância, que nossa filha estava morta.” Uma amiga de Petito do ensino médio diz na série: “Quando a notícia de que encontraram o corpo dela surgiu… eu só queria desligar ou acordar, como se fosse um pesadelo.”

Homicídio nos EUA: Quem foi Gabby Petito e a verdadeira história por trás do documentário da Netflix 2
Divulgação Netflix

O que aconteceu com Brian Laundrie?

Homicídio nos EUA revela os detalhes das tentativas de Laundrie de criar um álibi para si mesmo. Em 29 de agosto, ele fez várias ligações para seus pais dizendo que Gabby estava “desaparecida” e que ele precisava de ajuda, e eles chamaram um advogado imediatamente depois. Laundrie pegou carona duas vezes para ir de onde ele deixou o corpo de Petito até o van. Lá, ele criou uma conversa entre Gabby e ele via mensagens de texto em ambos os telefones, para fazer parecer que não estavam fisicamente juntos.

Laundrie também fez uma transação no Zelle, transferindo U$700 da conta de Petito para a sua própria, com a mensagem dizendo “Adeus Brian, nunca mais te pedirei nada”. A descoberta do corpo de Petito permitiu que os investigadores montassem os últimos momentos de sua vida.

Em 27 de agosto de 2021, Petito foi vista com Laundrie por volta das 13h em Jackson, WY, em um restaurante chamado Mary Piglets — uma testemunha disse que eles estavam brigando. American Murder revela que Petito fez uma ligação para seu ex-namorado, mas ele estava trabalhando e não pôde atender.

O casal foi então visto nas imagens de segurança de um Fast Food próximo às 14h13. Essa filmagem foi a última vez que Petito foi vista com vida. Depois do Whole Foods, eles dirigiram até Spread Creek, chegando por volta das 18h. Duas horas depois, às 20h32, Petito estava reorganizando arquivos em seu computador — a polícia acredita que esses foram seus últimos momentos com vida.

Em 20 de setembro de 2021, no dia seguinte à descoberta dos restos mortais de Petito, a polícia executou um mandado de busca na casa de Laundrie, mas Brian já havia desaparecido, dizendo aos pais uma semana antes que iria fazer uma caminhada.

Os pais não o denunciaram como desaparecido, pois esperavam que ele voltasse. Ele estava em algum lugar no Myakkahatchee Creek Environmental Park, que cobre mais de 20.000 acres. Trinta e sete dias depois de Laundrie ser reportado como desaparecido, seus pais encontraram seus restos mortais em 20 de outubro no Carlton Reserve.

Junto ao corpo de Laundrie foi encontrado uma carta admitindo que ele matou Gabby, afirmando que a colocou para descansar após ela ter sofrido um acidente bizarro e estar com dor insuportável — embora isso seja inconsistente com a autópsia. Em 2022, a família Petito-Schmidt entrou com uma ação por morte injusta contra os pais de Brian, Roberta e Chris, que foi resolvida por U$3 milhões. Nenhuma acusação criminal foi feita contra a família Laundrie. 

Veja o trailer do documentário

Confira também: La Dolce Villa: O filme de romance da Netflix que encanta com cenários italianos

Siga também A Odisseia no Instagram

Total
0
Shares
Previous Post

Um Dia na Broadway | Sucesso de público, superprodução ganha nova temporada em São Paulo

Next Post
amor offline serie reality show japones netflix

Amor Offline: Tudo sobre o novo reality show de romance japonês da Netflix

Related Posts