hanna-barbera-universo
0

Depois do pontapé liderado por Scooby-Doo, quais serão os próximos passos do universo compartilhado da Hanna-Barbera?


Os desenhos da Hanna-Barbera fizeram parte da infância de boa parte das crianças que nasceram até o começo dos anos 2000. Depois disso, os personagens criados por William Hanna e Joseph Barbera começaram a ter adaptações mais espaçadas, porém nunca foram esquecidos ou retirados completamente das grades de alguns canais. E isso é muito mais do que justo, já que estamos falando de obras icônicas e merecedoras de todo o respeito do mundo.

Um respeito que parece ter alcançado os cinemas  com muito louvor graças a Scooby! O Filme. A nova animação estrelada pela galera da Máquina do Mistério se divide entre a origem da amizade entre eles e o começo de um universo compartilhado da Hanna-Barbera. E, por mais que essa decisão prejudique o foco narrativo do longa, o roteirista Matt Lieberman (A Família Addams) afirmou em entrevista para o site Syfy que o objetivo já era esse no começo do projeto.

Inclusive, em 2016, o nome do longa chegou a ser anunciado com o título de S.C.O.O.B (Special Covert Organization of Otherworldly Beasts), referenciando uma organização – tipo a S.H.I.E.L.D – que lidava com criaturas de outro mundo.

hanna-barbera-universo

O projeto mudou de rumo com o tempo e acabou sendo bem menos ousado em sua reformulação. Talvez essas mudanças tenham até mesmo sido responsáveis pelos problemas de foco espalhados pela trama, mas elas não mudaram o fato de que o filme brincaria com a participação de outros personagens da Hanna-Barbera.

Com isso, mesmo quem acabar não gostando tanto do resultado final de Scooby! deve desligar a televisão com vontade de ver outras produções focadas nos desenhos de sua infância. O próprio roteirista deixou claro que faz parte desse grupo:

Eu amo esses personagens. Nós apenas tocamos a ponta do iceberg com o que podemos fazer com eles. Existem outros personagens que ainda nem entraram nele. É algo que, por mim, só está nos estágios super-iniciais da conversa.

Mas e agora?

hanna-barbera-universo

A Warner falou lá atrás, no anúncio de Scooby!, que o longa poderia ser o começo de um universo compartilhado, mas não disse muita coisa sobre o projeto desde então. No entanto, todo mundo sabe que os executivos do estúdio anseio pela construção de um “cinematic universe” que competisse com a Marvel. E se as esperanças tiverem se deslocado da DC pra Hanna-Barbera?

Os personagens não necessariamente super-heróis em sua totalidade, mas se aproximam bastante do que outros estúdios tentam fazer em relação aos gêneros explorados e a quantidade de possibilidades abertas. Poderíamos ter desde filmes-solo completamente diferentes entre si até diversos crossovers que imitassem o trabalho feito com Os Vingadores.

Infelizmente, as confirmações ainda não existem e o futuro pode permanecer nublado por muito tempo graças aos efeitos da pandemia. É muito provável que o universo compartilhado da Hanna-Barbera demore um pouco mais pra sair do papel, já que o estúdio vai ter que renovar seus parâmetros de analise para conferir o sucesso de Scooby! sem um lançamento oficial nos cinemas.

hanna-barbera-universo

Mesmo assim, acho justo dizer que os personagens que já aparecem na animação estão no topo da fila de próximas adaptações. Ou seja, podemos sonhar com um longa de super-herói estrelado por Falcão Azul e sua equipe (que incluiu até mesmo o maravilhoso Tutubarão numa pequena referência), uma comédia de ação pré-histórica liderada pelo Capitão Caverna, uma aventura a la Indiana Jones com o sempre incrível Johnny Quest e um road movie surtado que reúna todos os competidores da Corrida Maluca.

Da mesma forma, também podemos torcer para que o universo da Hanna-Barbera não para por aí. Seria incrível ver um filme-solo do Tutubarão, uma ficção científica com os Jetsons, uma comédia satírica dos Flintstones e até mesmo uma nova incursão de Zé Colméia e Catatau nas telonas. Seria ótimo esquecer algumas adaptações bizarras que vieram antes e acompanhar um universo bem construído em torno da sua nostalgia.

O que você acham? E qual filme gostariam de ver primeiro?

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

PODSEIA 042 | LOST 10 ANOS DO FIM

Previous article

Ya No Estoy Aquí | Conheça o filme mexicano da Netflix

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes