fórum da mostra
0

IV Fórum da Mostra será realizado de 28 a 30 de outubro com transmissão pelo Itaú Cultural e pelo canal da Mostra no Youtube


Seguindo os protocolos sanitários decorrentes da Covid-19 neste ano em que os cinemas foram fechados, os sets interrompidos e, ao mesmo tempo, o consumo audiovisual explodiu, o Fórum da Mostra chega à sua quarta edição em formato virtual, com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre o atual momento e o futuro dessa atividade que, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, se mostra mais viva que nunca.

Com coordenação da jornalista Ana Paula Sousa, o IV Fórum da Mostra acontece entre os dias 28 e 30 de outubro, com mesas de debates abordando os assuntos contemporâneos em pauta no meio cinematográfico e cultural no mundo. A programação do IV Fórum será transmitida pelo Itaú Cultural (itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/itau-cultural-transmite-debates-forum-mostra) e pelo canal da Mostra no Youtube (youtube.com/user/mostrasp).

+++ CRÍTICA: Sibéria | As virtudes do isolamento
+++ Os 31 filmes gratuitos da Mostra de São Paulo 2020

fórum da mostra

Produtores, distribuidores, exibidores e diretores associados do Oscar têm presenças confirmadas nas mesas debatedoras do IV Fórum da Mostra!

DIA 1 | 28/10, 4ª FEIRA

14h – De volta aos sets

Em março, quando a OMS decretou a pandemia, sets do mundo todo foram interrompidos. No exato momento em que a filmagem de filmes e séries começa a ser retomada no Brasil, produtores de alguns desses trabalhos partilham os desafios da volta. Das adaptações no roteiro à inclusão de profissionais de saúde nas equipes, muita coisa mudou. Mas, apesar de diferente, o novo set vai se revelando possível.

CONVIDADOS:

– Claudia da Natividade, Zencrane Filmes

– Caio Gullane, Gullane Entretenimento

– Mayra Lucas, Glaz Entretenimento

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum da Mostra

 

DIA 2 | 29/10 5ª FEIRA

10h – A volta às salas

Após sete meses fechadas, as salas de cinema da cidade de São Paulo voltaram a receber o público há duas semanas. Nesta mesa, os responsáveis pela rede Itaú de Cinemas, pelo Cine Belas Artes e pelo Reserva Cultural – espaços que, tradicionalmente, abrigam a programação da Mostra – contam como se mantiveram no período de fechamento, descrevem o presente e apontam suas perspectivas para o futuro próximo.

CONVIDADOS:

– André Sturm, Cine Belas Artes

– Adhemar de Oliveira, Itaú Cinemas

– Jean-Thomas Bernardini, Reserva Cultural

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum da Mostra

14h – Desmistificando o Oscar

Quais são as novas exigências relativas à diversidade na corrida do Oscar? Ate que ponto um governo pode interferir na escolha do filme que representará seu país da categoria de filme estrangeiro? Quais são os desafios do Oscar 2021 diante da pandemia, que mantém, até hoje, algumas salas de cinema? Estas são apenas algumas das perguntas que dois representantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responderão neste encontro exclusivo.

CONVIDADOS:

– Meredith Shea, diretora associada do Oscar

– Shawn Finnie, diretor associado do Oscar

Mediação: Thiago Stivaletti

30/10 SEXTA-FEIRA

10h – Novas Formas de Ver

As mudanças obrigatórias nos hábitos de consumo – trazidas pelo mundo digital e aceleradas pela pandemia -, o cancelamento de festivais e o fechamento dos sets obrigaram toda a cadeia do audiovisual a se reinventar. Que cara terá e como será visto o cinema no futuro? O que o comportamento do público, durante a Covid-19, ensinou aos profissionais do setor? Como se dará a relação entre o streaming e as salas? Nessa vastidão de dúvidas, algumas respostas já começam a surgir. E é sobre elas que se centra esta mesa.

CONVIDADOS:

– Alessandro Raja, Festival Scope

– Nathanaël Karmitz, MK 2

– José Luis Rebordinos, Festival de San Sebastian Festival

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum da Mostra

14h – Da Palavra à Imagem

O Fórum da Mostra abriga, mais uma vez, o evento Da Palavra à Imagem, um pitching que procura apresentar para produtores de cinema, livros que podem ser transformados em filmes ou séries. Este ano, os encontros acontecerão de forma virtual, na plataforma Sympla, mediante inscrição, e terão o tema Narrativas Brasileiras. O evento de encerramento do IV Fórum tem a curadoria de Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, e a coordenação da produtora Denise Gomes.


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Tiago Cinéfilo
Estudante de Comunicação e editor deste site. Criador, podcaster e editor do "Eu Não Acredito em Nada", o podcast de terror da Odisseia.

Supernatural | Os 12 Monstros Mais Incríveis

Previous article

Al-Shafaq: Quando o Céu se Divide | Confusão religiosa

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *