AODISSEIA
Especial

Fique de Olho: Tian Jing

A jovem chinesa Tian Jing rouba a cena em A Grande Muralha e já vai aparecer nos grandes Kong: A Ilha da Caveira e Pacific Rim: Uprising.

1 de março de 2017 - 11:00 - Flávio Pizzol

Essa coluna já deixou de ser semanal há alguns meses, mas algumas descobertas eventuais merecem um espacinho por aqui. Esse é justamente o caso de Tian Jing e sua marcante passagem pelo longa A Grande Muralha. Assisti, fiquei impressionado, me apaixonei e decidi escrever quando percebi que essa moça tem um futuro promissor pela frente.

A atriz nasceu em julho de 1988 (28 anos) na cidade chinesa de Xi’an. Infelizmente, os relatos sobre a sua infância em sites ocidentais são escassos, deixando apenas subentendido que ela sempre quis viver no mundo artístico. Essa ideia pode ser comprovada por dois fatos: ela fez uma pequena participação em um filme de ação no ano de 1992 e, após isso, estudou nas academias de dança e cinema de Beijing.

Oficialmente, sua carreira como atriz começou em 2008 com o longa de terror Kuang mang jing hun. Na televisão, ela trabalhou nas séries Yi ge nü ren de shi shiBiography of Sun TsuBan Shu LegendThe Legend of Xiao Zhuang, enquanto participava de outros onze longas de nomes impronunciáveis e vários gêneros distintos. Eu já assisti O Mestre dos Jogos e Police Story: Em Nome da Lei (que ela fez ao lado de Jackie Chan), mas só fui perceber que se tratava da mesma pessoa após essa pesquisa.

Mas a grande questão é que A Grande Muralha (crítica aqui) surgiu de uma parceria milionária entre a China e os EUA, abrindo uma imensa porta para que Jing brilhasse em ambos os mercados. Seu próximo projeto na sua terra natal é a série The Glory of Tang Dynasty, onde ela vai interpretar a protagonista Shen Zhen Zhu. Já em Hollywood, ela vai participar de dois blockbusters produzidos pela Legendary Pictures: Kong: A Ilha da Caveira (que estréia em março) e Pacific Rim: Uprising. Logo, a carreira da moça deslanchou de vez e nós podemos ficar de olho para esse sucesso.