0

Falcão e o Soldado Invernal nos apresentou um novo Capitão América e, se buscarmos as referências nos quadrinhos, não é a primeira vez que isso acontece.


O primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal no Disney Plus nos mostrou um dos primeiros conflitos da série: Quem seria o novo Capitão América? Inicialmente todo mundo apostava em Sam Wilson carregando o escudo, ou até mesmo Bucky. Mas o que vimos foi John Walker, todo pomposo, aparecendo e substituindo Steve Rodgers na série como o novo Capitão América.

Se isso foi motivo de debates intensos na internet, nos quadrinhos a coisa é muito mais simples. Trocou e pronto.

Por lá, vários nomes já se utilizaram do codinome Capitão América para combater, ou até mesmo ser o próprio crime.

Alguns foram numa continuidade natural, outros na Terra 616 e outros vieram de realidades alternativas. Mas todos eles foram igualmente importantes para dar continuidade ao icônico personagem da Marvel.

Veja uma lista com as 10 versões mais importantes do Capitão América nos quadrinhos:

Foto: Reprodução

Capitão América Ultimate

A saga Ultimate Comics da Marvel, que começou lá no início dos anos 2000 é mais conhecida pela introdução de Miles Morales como Homem-Aranha. Mas a Terra 1610 também introduziu novas versões de todos os heróis clássicos da Marvel, incluindo o próprio Capitão América. Bem diferente do que vemos em Falcão e o Soldado Invernal.

Essa versão do personagem era muito mais militar e propensa à violência, já que tinha a força clássica do personagem e destreza vindas do soro do super-soldado.

Foto: Reprodução

O Soldado Supremo

O Soldier Supreme é uma junção do Capitão América e do Doutor Strange, proveniente de uma deformação da realidade no enredo de Infinity Wars.

Nos quadrinhos, Gamora alterou a realidade com as joias do infinito, transformando muitos heróis em um só.

O Soldado Supremo foi forjado a partir do soro do Super Soldado e a magia do Ancião, se tornando um herói que luta pela verdade e justiça, ao lado de seu aliado, Bucky Wong, a também junção do Soldado de Falcão e o Soldado Invernal junto do ajudante de Strange, Sr. Wong.


+++ Falcão e o Soldado Invernal: Quem é Valentina Allegra de Fontaine que apareceu na série do Disney Plus?

Foto: Reprodução

Danielle Cage

Num mundo muito distante de Falcão e o Soldado Invernal, Danielle Cage é a nova Capitã América, num futuro alternativo onde a filha de Jessica Jones e Luke Cage tem seus super poderes.

Ela usa os trajes do herói na realidade de Ultron Forever, onde Cage é orientada por uma outra versão da… Viúva Negra.

Um pouco confuso, mas essa Capitã América é uma das mais fortes da Marvel, lutando ao lado dos Vingadores da Terra 616 e voltando pra sua realidade, onde lidera a própria equipe dos Vingadores.

Foto: Reprodução

Terra X

Numa outra terra distante de Falcão e o Soldado Invernal, a outra versão do Capitão América apareceu na Terra X, uma minissérie feira em 1999, ilustrada por Alex Ross e baseada numa ideia que o próprio desenhista teve.

Nessa versão, o Capitão América luta numa realidade onde todos os humanos da Terra ganham superpoderes.

Foto: Reprodução

Isiah Bradley

Isiah já fez sua ponta no universo da série Falcão e o Soldado Invernal, se mostrando um ex combatente de guerra tão forte quando Steve.

Aqui, Bradley é o foco de uma minissérie feita em 2003 chamada Truth: Red, White e Black, que expõe um capítulo sombrio da história da Marvel na segunda guerra mundial, assim como o herói disse em Falcão e o Soldado Invernal.

Bradley foi um dos muitos negros feitos de cobaia pelo governo americano no intuito de replicar o soro do super soldado.

O herói ganhou os poderes e habilidades de Steve Rodgers e chegaram a lutar juntos em dado momento da guerra. Contudo, ele foi capturado pelos alemães e sofreu mais experimentos durante o conflito, tendo distúrbios mentais e físicos até os dias atuais por conta disso.


+++ Falcão e o Soldado Invernal: Quem é Isaiah na série do Disney Plus?

Foto: Reprodução

Peggy Carter

Ao lado de Falcão e o Soldado Invernal no Disney Plus, Peggy Carter vai ganhar uma série animada no serviço de streaming sendo a nova Capitã América também no chamado What If.

Acontece que, nos quadrinhos, a personagem já foi Capitão América por um bom tempo, aparecendo na série Exiles, que conta a história de uma equipe de heróis que saltam dentre dimensões e realidades.

Nessa realidade da série, Steve Rodgers e Dr. Erskine são mortos e Peggy toma o soro do super soldado para tentar salvar a terra.

Foto: Reprodução

Bucky Barnes

Em Falcão e o Soldado Invernal, Bucky aceira que Sam seja o novo Capitão América, mas muita gente especulava se ele próprio herdaria o escuto.

Acontece que nos quadrinhos isso já rolou há um bom tempo. 

Bucky se tornou o Cap lá no início dos anos 2000 na saga da Invasão Secreva, reabilitado do Soldado Invernal e assumindo o lugar de Steve, após ser assassinado nos eventos de Guerra Civil. Steve acaba retornando algum tempo depois e Bucky devolve o escudo para seu verdadeiro dono.

Será que veremos isso em Falcão e o Soldado Invernal?

Foto: Reprodução

John Walker

Um dos temas centrais de Falcão e o Soldado Invernal, John Walker também se destacou nos quadrinhos, sendo não só o Capitão América, mas também o Agente Americano (US Agent).

Walker inicialmente aparece como uma espécie de vilão do Capitão América lá nos anos 80 mas acabou sendo escolhido para ficar no lugar de Rogers quando ele se afastou do trabalho, assim como vimos em Falcão e o Soldado Invernal.

Walker era uma pessoa violenta e extremista, que não personificava o ideal do Capitão América que Rogers tanto fez e lutou, e os dois eventualmente entraram em confronto. Rogers pegou o manto de volta e Walker se redimiu, se tornando o Agente Americano, se tornando até um membro dos Vingadores da Costa Oeste.


+++ Falcão e o Soldado Invernal: Quem é o Mercador do Poder citado na série da Marvel?

Foto: Reprodução

Steve Rogers

Steve Rogers é a própria essência do Capitão América. Ele incorpora todos os valores patrióticos de sua época, mas também utiliza de crenças e valores atemporais na verdade e na liberdade.

Rogers apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 em 1941.

Ele foi co-criado pela lendária equipe de quadrinhos de Joe Simon e Jack Kirby. Rogers antecede o Universo da Marvel Comics em algumas décadas, e após sua chegada da Segunda Guerra Mundial no início dos anos 60, Steve foi congelado para viver no futuro, tal qual vimos antes dos eventos de Falcão e o Soldado Invernal e em vários filmes da Marvel.

sam wilson é o novo capitão américa em falcão e o soldado invernal

Foto: Reprodução

Sam Wilson

Até o último episódio de Falcão e o Soldado Invernal, Sam Wilson havia recusado o manto de Capitão América por muito tempo. Mas nos quadrinhos ele foi bem menos relutante.

Sam assumiu o escudo em diversas ocasiões, e, pela primeira vez, no final dos anos 90, na série Capitão América: Sentinela da Liberdade, depois que o próprio Rodgers morreu.

Já em 2010 ele assumiria pela última vez o título, após Rodgers perder o soro do super-soldado e envelhecer, assim como nos eventos anteriores de Falcão e o Soldado Invernal. Então, ele dá sua benção a Wilson, que desempenha papel importantes nessa nova era de heróis da Marvel e que também se desenha nas séries e filmes que virão nos próximos anos.


Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Especial