0

Evereste junta grande elenco para mostrar os fatos reais de uma das tragédias mais terríveis da montanha mais alta do mundo

Esse filme épico impressionou o público com suas cenas extremamente reais. Mas o que realmente aconteceu durante a catástrofe de 1996 idealizada em Evereste? 


Filmes baseados em fatos reais sempre levam a expectativa ao máximo. A ideia de ter uma obra completamente baseada em situações que realmente aconteceram, mexem com o imaginário das pessoas, pois descobrimos de um ponto completamente subjetivo, como foi passar por aquelas situações tão difíceis.

E Evereste, filme com Jake Gyllenhaal e Josh Brolin segue exatamente essa tônica. 

josh brolin vive Beck Weathers em Evereste o filme da tragédia baseada em fatos reais

+++ Homens de Coragem, com Josh Brolin, é baseado em fatos reais de um incêndio na Califórnia
+++ Saiba planos para a 2ª temporada de Cursed na Netflix

Saiba mais sobre o filme baseado em fatos reais, Evereste

O filme Everest narra a história de uma jornada o topo do pico mais alto do mundo no dia 10 de maio de 1996. O dia mais mortal da história do Evereste, até então.

Estrelado por Josh Brolin, Jake Gyllenhaal e Keira Knightley, o filme é baseado na história do alpinista e sobrevivente, Beck Weathers, que escreveu um livro sobre e mostra a luta desesperada pela sobrevivência humana durante uma expedição à montanha.

Na época do acidente o texano tinha 49 anos e era pai de dois filhos, quando foi subir o Evereste com mais dois grupos de alpinistas. Naquele dia de maio, eles foram atingidos por uma das mais fortes nevascas registradas na história que atrapalhou a continuidade da escalada. O grupo ficou preso na montanha e oito pessoas morreram congeladas.

Uma equipe de escalada era liderada Beck Weathers, vivido aqui por Josh Brolin, e a outra era liderada pelo americano Scott Fischer, protagonizado por Jake Gyllenhaal e por Rob Hall, vivido por Jason Clarke. Os grupos ficaram presos na conhecida Zona da Morte, numa altura onde o ar é tão rarefeito que uma nevasca dessas dimensões leva a vida de todo mundo.

Lançado em 2015, o filme é dirigido pelo islandês Baltasar Kormákur e tem roteiros de William Nicholson e Simon Beaufoy. 

Qual foi a história real de Evereste?

Esta é uma história de sobrevivência marcada pela passividade do homem, em que os envolvidos nessas situações devem simplesmente se curvar ao poder brutal da natureza e esperar o pior passar

Chegar ao topo do Evereste é um feito para poucos homens e o tempo é parte fundamental nesse processo, pois pequenos contratempos podem facilmente atrapalhar toda uma logística de subida ao pico.

No dia 10 de maio de 1996, Rob Hall, era um instrutor já conhecido da região e reuniu sua equipe para iniciar a subida com o tempo relativamente estável. Weathers estava nesse grupo e à medida que a caminhada avançava ele ia perdendo a visão por conta do forte vento. O alpinista foi ficando para trás durante a subida e se distanciou do grupo inicial.

Enquanto Weathers seguia seu caminho, o resto da equipe seguiu em frente para chegar no posto de controle no horário marcada. Porém, no meio do caminho os alpinistas foram surpreendidos por uma gigantesca nevasca que impedia completamente a continuidade da escalada até o ponto de apoio.

Na tentativa de se abrigar, um grupo de oito pessoas, incluindo Rob Hall, morreram congelados na montanha.

Weathers, que havia ficado para trás, se juntou a um outro alpinista chamado Namba, que vinha atrás, e eles também tiveram que se abrigar para esperar passar a nevasca. Os dois estavam sofrendo de hipotermia e acabaram caindo durante a subida. Weathers ficou desacordado por 15 horas até retomar a consciência e tentar chegar até o posto de controle.

Na manhã do dia seguinte, uma equipe de resgate encontrou os corpos Namba e Weathers e, pela situação que encontraram os corpos, determinaram que estavam mortos. Os corpos que padecem no Evereste são deixados por lá, para mostrar a imponência da montanha e relembrar os perigos da região.

Porém , o alpinista acordou e foi aos trancos e barrancos tentando se guiar na direção do acampamento. Em entrevista na época, Beck Weathers disse que só teve certeza que ficaria vivo quando encontrou o as tendas balançando com o vento.

Nessa altura, as equipes de resgate e apoio do monte, já haviam comunicado sua esposa, que Beck Weathers estava morto, como o próprio conta na DMagazine.

Beck Weathers na vida real

Quando Weathers chegou em casa ele precisou amputar a parte inferior do braço direito, todos os cinco dedos da mão esquerda, algumas partes dos pés e do nariz por conta das queimaduras de frio. 

Desde então ele já passou por 11 cirurgias para construir seu rosto e ganha a vida rodando o mundo dando palestras motivacionais e vendendo seu livro, onde narra detalhadamente sua história de sobrevivência.

Onde eu posso assistir o filme Evereste?

Reprisado na Globo neste sábado, 18 de julho no Supercine, o filme não está disponível nas plataformas de streaming tradicionais, como Amazon Prime, Globoplay e Netflix.

Porém, quem quiser acompanhar a história baseada em fatos reias de Beck Weathers, consegue alugar o filme no Youtube e também no Google Play por 9,90 a exibição.


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

 

 

Cursed – A Lenda do Lago | Saiba planos para 2ª temporada

Previous article

San Diego Comic Con | Como assistir os painéis do evento online

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes