oscar 2014
0

 

Todo ano é a mesma coisa. Temos os indicados que já tinham vaga garantida. Os que tinham alguma chance e conseguiram entrar. E os esnobados. Aproveito que os indicados foram anunciados e continuo o especial sobre o Oscar 2014 promovido pelo blog.

Com base em alguns prêmios que já anunciaram seus vencedores e em comentários que estão rolando pela internet, vou falar quais os indicados que saem na frente na corrida pela estatueta. Também vou comentar rapidamente sobre alguns nomes que eram dados como certos e foram esnobados e outros nomes que surpreenderam os cinéfilos de plantão.

OBS: Só pra reforçar a corrida pela a estatueta pode mudar completamente nos próximos meses, quando alguns prêmios de sindicatos (que concentram os votantes do Oscar) apresentam seus vencedores.

MELHOR FILME

1) Largam na Frente:

* 12 Anos de Escravidão – Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático, esse filme foi ovacionado pelo público e pela crítica e tem grandes chances de levar a estatueta para casa. Com um elenco recheado de estrelas, o filme é emocionante e se encaixa no que o Oscar gosta: histórias reais, de época e emocionantes.

* Gravidade – Outro filme aclamado pelos festivais do mundo, mas que não ganhou grandes prêmios nessa categoria. Ainda assim é um filme inovador que pode surpreender.

* Trapaça – Esse filme venceu o Globo de Ouro de Filme de Comédia e conseguiu emplacar, assim como o filme anterior de seu diretor “O Lado Bom da Vida”, indicações em todas as principais categorias do Oscar.

2) Surpresa: A grande surpresa nessa categoria foi que só foram indicados 9 filmes (de novo…). De resto todos os indicados estão dentro do que era esperado.

MELHOR DIRETOR

1) Largam na Frente

* Alfonso Cuarón – O diretor de Gravidade é o favorito da crítica nessa categoria e venceu o Globo de Ouro. Sua vitória seria merecida, por que todo o trabalho feito para tornar o filme viável é espetacular.

* Steve McQueen – É o diretor do provável melhor filme do ano, 12 Anos de Escravidão, e como o sucesso de um filme quase sempre é  atrelado ao diretor, ele pode ter força para surpreender. O fato de que ele seria o primeiro negro a vencer como melhor diretor pode contar a seu favor.

2) Surpresa: A surpresa ficou por conta da presença de Alexander Payne que, mesmo sendo um queridinho da critica, não era um nome constante nas premiações, ao contrário dos Irmãos Coen e Spike Jonze.

MELHOR ATOR

1) Largam na Frente:

* Matthew McCounaghey – Vencedor do Globo de Ouro, Matthew foi muito elogiado por sua atuação como um portador do vírus HIV. Ele também fez uma coisa que conta ponto entre os votantes: emagreceu muito pelo papel.

* Leonardo DiCaprio – Ele sempre foi esnobado pelos senhores da academia, mas venceu o Globo de Ouro e pode ter sua melhor chance nesse ano, mesmo que a concorrência esteja forte.

* Chiwetel Ejiofor – O protagonista de 12 Anos de Escravidão é um nome forte em todos os prêmios e se tiver sua vitória concretizada em alguns destes, pode passar os outros candidatos.

2)Surpresas: Mais uma categoria sem grandes surpresas.

MELHOR ATRIZ

* Cate Blanchett – Venceu o Globo de Ouro e não aparece em premiações há um bom tempo. Cate é a favorita de 9 entre 10 críticos para essa categoria.

* Amy Adams – Também venceu o Globo de Ouro e ganha mais força com o esquecimento da atuação de Sandra Bullock pelos críticos.

2) Surpresas: Sem surpresas.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

1) Largam na Frente:

* Jared Leto – Se transformou e deu a cara a tapa ao interpretar um transexual. Venceu o Globo de Ouro e largou na frente nessa corrida.

* Michael Fassbender – Sua terceira colaboração com o diretor Steve McQueen está sendo muito elogiada, sendo que elaera o favorito antes do Globo de Ouro. Sua vitória seria muito justa e coroaria um ótimo ator que está em ótima fase.

2) Surpresas: A presença de Jonah Hill, que não era um nome muito comentado, marca presença como a surpresa dessa categoria.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

1) Largam na Frente:

* Jennifer Lawrence – A loira é a nova queridinha de Hollywood e larga na frente depois de vencer o Globo de Ouro. O fato de ter vencido um prêmio no ano passado pode pesar contra ela.

* Lupita Nyong’o – A novata de 12 Anos de Escravidão vem sendo comentada como favorita pela critica há um bom tempo, mas resta saber se os vovôs do Oscar vão concordar com estes.

2) Surpresas: Sem surpresa nenhuma.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

1) Largam na Frente:

* A Grande Beleza – O filme italiano ganhou o Globo de Ouro e vem marcando presença nas listas dos críticos há um bom tempo.

* A Caça – O incrível filme dinamarquês também está recebendo muitas criticas positivas e salta na frente de outros filmes pouco conhecidos.

2) Surpresas: A surpresa nessa categoria fica por conta dos filmes Omar, Alabama Monroe e The Missing Picture que tiraram filmes premiados, como Azul é a Cor mais Quente e O Passado, da lista.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

1) Largam na Frente:

* Ela – O roteiro de Spike Jonze venceu o Globo de Ouro e é tido como inteligente e inovador. Resta saber se isso será o bastante para convencer os votantes do Oscar.

* Trapaça – Roteiro que figurou em praticamente todas as premiações menores. O fato do filme ter sido indicado para outras categorias pode ajudar.

2) Surpresas: Sem surpresas.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

1) Largam na Frente:

* 12 Anos de Escravidão – Com o filme despontando com boas chances em quase todas as categorias importantes, a vitória do roteiro pode vir junto com outras possíveis estatuetas.

* Antes da Meia Noite – Esse também foi indicado para quase todas as premiações e vem fazendo sucesso por causa da grande quantidade de improviso presente no roteiro.

2) Surpresas: Também sem surpresas.

MELHOR ANIMAÇÃO

1) Largam na Frente:

* Vidas ao Vento – A animação japonesa desponta como favorita por ter aparecido bem em outras premiações.

* Frozen – Houve um tempo que bastava a animação ser da Disney para que ela fosse favorita à estatueta. Além disso, Frozen também tem ao seu lado a estatueta do Globo de Ouro.

2) Surpresas : Ernest & Celestine aparecia com pequenas chances e acabou sendo uma pequena surpresa entre os indicados.

MELHOR DOCUMENTÁRIO

1) Largam na Frente:

* O Ato de Matar – O único dos indicados a ter aparecido como indicado em mais de 90% das premiações e por isso surge como favorito a estatueta.

2) Surpresas: Todos os outros indicados não vinham sendo muito citados e desbancaram documentários comentados, como Blackfish.

MELHOR FOTOGRAFIA

1) Largam na Frente:

* Gravidade – Aposta quase certa em todas as categorias técnicas pela beleza e inovação.

* Inside Llewin Davis – O filme dos Irmãos Coen foi esnobado em todas as categorias principais, mas desponta como favorito em alguns quesitos técnicos.

2) Surpresas: O Grande Mestre é a surpresa da vez, já que tomou a vaga de filmes que foram indicados em outras categorias, como 12 Anos de Escravidão e Capitão Phillips.

MELHOR EDIÇÃO

1) Largam na Frente:

* Gravidade – Uma edição perfeita, assim como toda a parte técnica do filme. Favorita, mesmo que muitas cenas utilizem plano-sequência.

2) Surpresas: Dallas Buyers Club é a surpresa aqui, por ser um filme que não vinha aparecendo como um favorito entre quesitos técnicos e mesmo assim desbancou O Lobo de Wall Street.

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

1) Largam na Frente:

* Gravidade – Trilha impecável que acompanha o filme de maneira sublime.

* A Menina que Roubava Livros – Única indicação da adaptação do Best-seller de mesmo nome. O fato da trilha ser do veterano John Williams pesa muito a favor do filme.

2) Surpresas: O filme Philomena é a surpresa dessa categoria por ter entrado na vaga quase garantida de Inside Llewin Davis, que é um musical, e 12 Anos de Escravidão, filme cuja a trilha é do veterano Hans Zimmer.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

1) Largam na Frente:

* Mandela – A música composta pela banda U2 venceu o Globo de Ouro e vem como favorita por ser a única indicação desse filme que foi aclamado pela critica.

* Frozen – A música consegue ter alguma chance por carregar muito do charme que as músicas da Disney sempre tem.

2) Surpresas: A presença do desconhecido filme Alone Yet Not Alone é a principal surpresa por aqui, mas a entrada do filme também surpreendeu.

MELHORES EFEITOS VISUAIS

1) Largam na Frente:

* Gravidade – Favorito quase que unânime pela qualidade dos efeitos criados pela equipe de Cuarón. Um realismo espetacular.

2) Surpresas: A presença do péssimo O Cavaleiro Solitário surpreendeu, principalmente por que este tirou a vaga de Círculo de Fogo.

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

1) Largam na Frente:

* Gravidade – Um filme que tem qualidade para levar todas as estatuetas dos quesitos técnicos.

* All is Lost – Filme sensacional que foi esnobado, mas pode surpreender na sua única indicação.

2) Surpresas: O Grande Herói é uma pequena surpresa.

MELHOR MIXAGEM DE SOM

1) Largam na Frente:

* Gravidade – Pelo mesmo motivo exposto na categoria anterior.

* O Hobbit 2 – O fato de não ter muita chance nas outras categorias pode dar esse prêmio para o filme de Peter Jackson como consolação.

2) Surpresas: O mesmo O Grande Herói surpreende aqui.

MELHOR FIGURINO

1) Largam na Frente

* O Grande Gatsby – Foi indicado para poucas categorias, mas tem boas chances por ser um nome bem comentado nessas.

* Trapaça – Mais uma daquelas estatuetas que um filme ganha por que venceu outras. Também pode servir de consolação, se o filme não vencer em outras categorias.

2) Surpresas: A presença de O Grande Mestre entre os indicados volta a ser uma surpresa.

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE/DESIGN DE PRODUÇÃO

1) Largam na Frente:

* O Grande Gratsby – Mesmos motivos apresentados na categoria anterior.

* 12 Anos de Escravidão – Pode ser o prêmio de consolação desse filme, caso ele não vença nas principais categorias em que foi indicado.

* Gravidade – Pode vencer por ter uma qualidade técnica incomparável.

2) Surpresas: Sem grandes surpresas.

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO

1) Largam na Frente:

* Dallas Buyers Club – Pode ser o prêmio de consolação, mas também pode ser um sinal da recusa entre os votantes em premiar os outros péssimos candidatos.

2) Surpresas: A presença de Vovô sem Vergonha (mesmo que Johnny Knoxville esteja irreconhecível) e O Cavaleiro Solitário surpreendeu, principalmente quando outros nomes comentados, como Trapaça, Hobbit e O Mordomo da Casa Branca, são tão melhores na categoria e no conjunto. Filmes ruins ou com pouquíssima maquiagem tomaram o lugar de filmes que mereciam muito mais.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Indicados ao Oscar 2014

Previous article

Esnobados do Oscar 2014

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Especial