0

Determinação (決意 Ketsui) dá continuidade à série de OVAs comemorativos.


Desde o ano passado, a Toei Animations está lançando OVAs de Digimon em comemoração aos 15 anos da franquia. Em novembro do ano passado foi lançado a primeira parte da história e no dia 12 desse mês saiu a segunda. Serão lançados ao todo 6 filmes, em formato de longa no Japão, enquanto para o resto do mundo estará disponível em forma de episódios, pelo Crunchyroll.

Para quem não conhece, OVA é uma sigla para Original Video Animation, que é, basicamente, um filme ou episódio que complementa um anime ou conta uma historia paralela. Nesse caso, a história de Digimon Adventure Tri se passa 3 anos após os acontecimentos de Digimon Adventure 2, mostrando os digiescolhidos levando uma vida normal de ensino médio, até que Digimons voltam a aparecer no Mundo Real.

O primeiro Filme, Reunião, mostrou bem a nova realidade dos personagens e se aprofundou mais nos dilemas de Tai e sua amizade com Matt. Curioso ver o detentor do brasão da coragem se “acovardando” e o portador do brasão da amizade tendo tantos conflitos. No final, foi apresentada uma nova digiescolhida e deixadas muitas perguntas no ar.

Determinação, o segundo filme, se aprofunda um pouco mais no mistério dos Digimons Infectados e nas distorções do espaço, sem solucioná-lo, no entanto. Apesar de continuar dando enfoque às problemáticas de Tai e no atrito na amizade com Matt, dois outros personagens ganham bastante relevância: Mimi e Joe.

digimonadventuretri_01

Mimi é confrontada acerca de seus piores defeitos, o egoísmo e egocentrismo. Ela percebe que nem sempre o que é melhor pra ela é melhor para os outros, mas que isso não implica em abdicar de sua espontaneidade. Já Joe tem um dilema que considero mais profundo e interessante. Ao passo que seus amigos estão envolvidos em resolver o problema dos digimons, ele se mantém focado nos estudos para o vestibular. Apesar de querer estar com seus amigos e dedicar mais tempo à Gomamon, ele se vê pressionado a entrar na faculdade, principalmente com o resultado dos simulados.

Essa situação provavelmente pode se encaixar em qualquer jovem no mundo, mas em uma sociedade rigorosa como a japonesa isso é muito pior. Joe sabe que deve se tornar um adulto, mesmo que não saiba como e nem o porquê, e acaba descobrindo que independente disso não deve abandonar seus amigos.

Ao olhar mais de perto, Digimon Adventure Tri. está tratando muito bem de amadurecimento. Desde Tai e suas preocupações com o resultado das batalhas até Joe e as pressões da pré vida adulta. No mais, apesar de os 3 primeiros episódios se desenvolverem  de maneira lenta e calma, o ultimo termina com uma batalha sensacional, com direito a 2 Mega Digievoluções inéditas.

Determinação também nos aproxima mais de Meiko, a nova digiescolhida, e deixa um bocado de outras perguntas no ar, como o destino de Meicoomon e o que ele tem a ver com Ken e Himekawa. Agora é esperar até 24 de setembro para ter essas questões respondidas.


OBS 1: Obrigado ao meu amigo Calango que me ajudou no texto.

OBS 2: Vikemon já é um dos meus Digimons preferidos!

A Odisseia
Viaje pela cultura pop

    House of Cards – 4ª temporada

    Previous article

    Ai ai essa Floresta Maldita ein

    Next article

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in Séries