0

Em Demonologistas, conhecemos um pouco do trabalho do casal que resolveu casos de assombrações e possessões demoníacas famosos, como o da boneca Annabelle e Amytville

  • Título: Ed. e Lorraine Warren Demonologistas
  • Autor: Gerald Brittle
  • Ano: 1980
  • Edição: 2016
  • Editora: Darkside Books
  • Páginas: 268
  • Gênero: Não-ficção assustadora justamente por ser não-ficção

Há filmes e livros de terror que assustam, mas sempre nos dão aquele alívio de saber que aquilo é pura fantasia, fruto da mente dos escritores, diretores e roteiristas. Porém, também há aqueles baseados em fatos reais, que nos levam a questionar se aquilo realmente aconteceu ou não. Se foi algo que hoje teria uma explicação científica mais apropriada com a tecnologia atual, ou se realmente foram fruto do sobrenatural, do divino ou do profano. O livro Ed. e Lorraine Warren Demonologistas não é um livro que trás histórias baseadas em fatos reais, mas sim os relatos desses casos.

“Mas, naquela época, todos estavam em busca da ‘verdade’, só que tinha que ser um certo tipo de verdade que estivesse de acordo com os preconceitos em voga”

Para quem não sabe, Ed e Lorraine Warren foram um casal norte americano que investigou casos paranormais nos Estados Unidos e Inglaterra por mais de 40 anos. Entre os casos, alguns foram adaptados para filmes e seriados, como o da boneca Annabelle e a casa mal assombrada Amityville. A editora Darkside Books lançou no Brasil três livros sobre os casos do casal e, em Demonologistas, temos casos que envolviam, além de casas e bonecas mal assombradas, obsessão e possessão demoníaca.

Livro demonologistas é destaque da Darkside books

Foto: Darkside Books

+++ Leia a resenha do livro Messias de Duna
+++ Pedra no Céu é um poderoso livro de Isaac Asimov

Sobre o livro Demonologistas

Em Demonologistas, cuja edição conta com um marca páginas da adorável-só-que-não Annabelle, o autor Gerald Brittle trás o resultado de entrevistas, gravações, fotografias e relatos dos casos dos Warren, a fim de explicar o que é uma obsessão ou possessão demoníaca, e também assustar com os relatos de cada caso. A maioria dos casos relatados se passam na década de 1970. Apesar do caso de Amityville não ser muito explorado por já ter um livro apenas sobre o assunto, o da boneca é de deixar de cabelo em pé, assim como vários outros.

Lorraine Warren (falecida em 2018) e a boneca Annabelle, na caixa onde está selada até hoje.

Em cada um dos casos de Demonologistas, o autor traz a transcrição de entrevistas ou uma romantização do que aconteceu, com uma escrita simples e fluida, além das explicações de origem sobrenatural, do que está acontecendo e o porque. Pois por trás de cada caso, sempre tem uma explicação para a origem do mal que assola aquelas pessoas. E uma forma de evitar que aconteça algo como aquilo.

“As pessoas tem sido metodicamente ensinadas a não acreditar em fantasmas, espíritos e forças sobrenaturais porque se supõe que essas coisas sejam ‘irracionais’.

Apesar de ser um livro mais explicativo, o fato de Demonologistas contar vários casos diferentes o faz muito interessante. Saber o que aconteceu às vítimas e como cada caso foi resolvido faz com que a leitura prenda, deixe ansioso e cause palpitações a cada barulhinho que surja (até escrevendo essa resenha aqui já dei um pulo).

Porém, apesar das entrevistas, relatos e até fotos de objetos levitando contidos em Domonologistas, ainda fica aquela pergunta: realmente tem origem sobrenatural e demoníaca, ou tem hoje teria uma explicação graças a novas tecnologias? 

O livro Demonologistas vale a pena?

Vai de cada pessoa acreditar ou não nos casos. Verdade ou não, a leitura prende como qualquer filme de terror, onde queremos saber o que despertou aquela assombração ou possessão, ou até mesmo em pensar nas possibilidades mais científicas para explicar os fenômenos. E claro, em cada caso fica aquela ansiedade para saber como foi resolvido. O fato é que, sobrenatural ou não, os demonologistas Ed e Lorraine Warren ajudaram muitas pessoas a sair de situações pavorosas onde suas vidas estavam em risco.

Se interessou em conhecer mais sobre o trabalho do casal? Você pode estar adquirindo o livro aqui.

Aqui é a Liv do Resenhas Caóticas, e se você quer acompanhar mais as minhas leituras, me siga no Instagram @ResenhasCaoticas. Obrigada e até a próxima.
Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Livia Salzani

Dignidad | Conheça a série chilena da Amazon Prime

Previous article

O Século 20 | Canadenses pacíficos?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Livros e HQs