DROPSEIA 008: Uma Verdade que não pode ser anulada

verdade

 


Assine no iTunesOuça no Spotify | Ouça no Deezer | Assine nosso feed  |  Baixe o cast

Quase um milhão de jovens americanos foram afetados por instituições que visam a “cura gay” nos últimos anos. Quarenta e nove pessoas são mortas dentro de boate LGBT em Orlando. O suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, sendo que o público LGBT tem seis vezes mais chance de cometer o ato. Um LGBT morreu a cada vinte horas no Brasil e 72% das ocorrências estão ligadas à homicídios. Estudo sobre ambiente escolar revela que 73% dos ou das estudantes LGBTs já relataram terem sido agredidos verbalmente. Praticamente 59% desses mesmos estudantes faltam aula pelo menos uma vez por mês por causa de agressões verbais e físicas.

Em tempos de governos ultraconservadores, estreias canceladas e manchetes parecidas com as frases acima se tornando cada vez mais comuns, o primeiro Dropseia do ano convida Willian Weber, editor do site de cultura pop Geek Guia, para um papo sério e necessário sobre a relação entre homossexualidade e religião. Tudo dentro de um conversa sobre cultura pop, já que o ponto de partida da discussão são os filmes The Miseducation of Cameron Post e Boy Erased – Uma Verdade Anulada.

O primeiro é um longa independente que, mesmo sem estrear no Brasil, ganhou destaque nas redes sociais graças a cenas quentes estreladas por Chloë Grace Moretz (Kick-Ass). No entanto, a produção que conta a história de uma garota enviada para uma instituição que trabalha com a cura gay é muito mais do que isso. No meio de subtramas um tanto quanto confusas, o filme é um drama honesto que pode apresentar similaridades com a vida de tantas pessoas que lutam por compreensão, aceitação própria e libertação.

dropseia

Já Boy Erased acompanha uma história muito similar, porém foca mais na recriação visceral da maneira como as religiões mais conservadoras tratam os homossexuais do que na descoberta em si. O resultado, apesar do ritmo lento e alguns outros escorregões, é um filme pesado, difícil de ser assistido e marcado pelas ótimas atuações de Lucas Hedges (Manchester à Beira-Mar), Nicole Kidman (Aquaman) e Russell Crowe (Dois Caras Legais). Por coincidência ou não, uma semana após a gravação do nosso Dropseia, a Universal anunciou – sem dar nenhuma explicação – que não iria distribuir o longa no Brasil, como era esperado até então.

Mesmo que ninguém tenha conseguido assistir o filme como esperávamos (o cast tem alguns spoilers…), esse vazio deixado na grade de nossos cinemas é justamente o que faz uma conversa sobre esse assunto ser ainda mais importante. Então prepare seu fone de ouvido (ou caixinha da JBL), escute o Dropseia 008 e espalhe essa discussão pelo mundo. E lembre-se: não importa quem ou quantos tentem esconder assuntos desse tipo, essa é uma verdade que não pode, nem será anulada.


Texto do Geek Guia sobre Boy Erased – Leia aqui e agora.

Livro Um Milhão de Finais Felizes (Vitor Martins) – Compre aqui.

Trailer de The Miseducation of Cameron Post:

Trailer de Boy Erased – Uma Verdade Anulada:

Trailer de De Repente Califórnia (Shelter):

Quem  participou desse cast:


Flávio Pizzol | @pizzolguto

Willian Weber | @LiloWeber

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Crítica: Velvet Buzzsaw é uma experiência artificial e vazia 4

Crítica: Velvet Buzzsaw é uma experiência artificial e vazia

Next Post
salem

Salém – a desconstrução da bruxaria

Related Posts