0

Doutor Sono é a sequência direta de O Iluminado e responsável por ampliar ainda mais o universo criado por Stephen King


  • Título: Doutor Sono
  • Autor: Stephen King
  • Ano: 2013
  • Edição: 2014
  • Editora: Suma
  • Páginas: 480
  • Gênero: Terror

Sinopse

Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder. Seus destinos se cruzam com uma tribo chamada Verdadeiro Nó, que viaja em trailers pelas rodovias da América.

Eles parecem inofensivos-em sua maioria idosos, com roupas fora de moda, vivendo vidas nômades. Mas como Dan sabe, e Abra logo irá descobrir, o Verdadeiro Nó é um grupo quase imortal, que se alimenta do vapor exalado por crianças iluminadas quando são lentamente torturadas até a morte.


+++ RESENHA: O Iluminado é um histórico livro de Stephen King

+++ 20 dicas de lançamentos literários para o feriadão do carnaval

Doutor Sono é o livro que continua a saga de o iluminado, criada por Stephen King

Foto: Divulgação Filme Dr. Sono (2019)

Confira a Resenha do Livro Doutor Sono

Doutor Sono foi a continuação de O Iluminado, muitos anos depois, e eu já fui ler com aquele pé atrás, morrendo de medo de não gostar, coisa que acontece muito comigo quando tem uma continuação na história, principalmente tardia. Porém não pude estar mais enganada, e adorei a história.

Em Doutor Sono temos Daniel Torrance, agora um homem adulto, e assim como o pai, em sua própria jornada pela sobriedade.

“A mente era um quadro-negro. E a bebida, o apagador.”

Daniel, chamado Danny em O Iluminado, e agora de Dan, encontrou no álcool uma fonte para estar silenciando a mente dos pensamentos dos outros, de fantasmas e visões. Ao ler isso no início de Doutor Sono, confesso que fiquei bastante decepcionada, pois para mim, ver que o personagem sabia como o pai era e como foi a história dele com o álcool, não esperava que ele também fosse em algum momento da sua vida se tornar um alcoólatra. Porém essa é uma reflexão muito interessante que Stephen King traz no livro, pois quantas vezes mais vemos esse ciclo se repetindo em várias famílias?

Em Doutor Sono, Stephen King apresenta uma história diferente de O Iluminado. Enquanto no primeiro livro Danny está enfrentando fantasmas em um hotel maligno, nesta continuação os inimigos de Dan são pessoas vivas e reais, porém ainda mais cruéis do que o Overlook.

“A América era um organismo vivo, as artérias eram as rodovias, e o Verdadeiro Nó corria por elas como um vírus silencioso.”

Os vilões de Doutor Sono são um grupo de pessoas chamado de Verdadeiro Nó. Não é explicado muito bem o que eles são ou de onde eles vieram, porém são pessoas com habilidades especiais e que, matando e “absorvendo” criancinhas iluminadas, como Dan foi, conseguem viver por muitos e muitos anos mantendo aparência jovem. Eles são liderados por uma mulher chamada de Rose, a Cartola, por sempre usar esse chapéu. Na minha opinião, uma das melhores vilãs de Stephen King.

“Ela é a Rainha Bruxa do Castelo do Inferno. Brinque com ela, e ela vai comer você vivo.”

O foco de Doutor Sono divide-se tanto entre Dan quanto em uma dessas crianças iluminadas. Abra Stone é uma menina que, desde poucos meses de idade, assusta e impressiona seus pais com sua capacidade de enviar pensamentos,  ler mentes, prever acontecimentos e mover objetos. Abra também passa a se comunicar com Dan, que mora numa cidade próxima dela, através desses poderes.

O verdadeiro plot do livro vai demorando um pouco para ser formado. A primeira parte de Doutor Sono vai apresentando os personagens e suas andanças ao longo de anos, tendo vários saltos temporais e de locais nos Estados Unidos, indicando como que eles vão estar, em algum momento, convergindo em direção aos outros.

Porém essa parte não é de modo algum chata. É bastante interessante ver como funciona o Verdadeiro Nó, como são os poderes de Abra e a personalidade dela se formando, e muito mais como é a luta do Dan contra o alcoolismo e para ele se encontrar no mundo, desde o andarilho alcoólatra até se tornar o Doutor Sono do título.

Foto: Divulgação Filme Dr. Sono (2019)

Quando a ação começa a acontecer no livro, ele fica muito mais eletrizante

É o ponto de Doutor Sono em que você não quer mais parar de ler, pois as coisas vão acontecendo em sequência, e toda a empatia que foi sendo criada pelos personagens faz seu coração disparar quando eles estão em perigo. Nesse ponto, Doutor Sono acaba sendo um livro com muito mais ação e muitos mais sustos do que o seu predecessor.

Doutor Sono foi uma continuação bem planejada, desenvolvida e construída, com uma evolução muito interessante de personagens, e excedeu bastante as minhas expectativas de leitura.

Se você se interessou, pode estar adquirindo o livro físico ou digital aqui.

Aqui é a Liv do Resenhas Caóticas, e se você quer acompanhar mais as minhas leituras, me siga no Instagram @ResenhasCaoticas. Obrigada e até a próxima.

Livia Salzani

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Livros e HQs