AODISSEIA
Séries

David Letterman não precisa de introdução. Nem Barack Obama

Barack Obama inaugura novo programa de Letterman na TV

13 de janeiro de 2018 - 12:45 - felipehoffmann

 

Do que você precisa para ter uma boa conversa? As vezes, apenas duas cadeiras e um bom personagem dão um tom agradável e o tempo passa sem perceber.

No novo programa de David Letterman na TV, My Next Guest Needs no Introduction (Meu Próximo Convidado Dispensa Apresentações), o jornalista esteve frente a frente com o ex-presidente americano Barack Obama.

David Letterman é velho conhecido do povo americano. Desde 1982 ele apresentou seu programa de entrevistas, passando pelas gigantes NBC e CBS até 2015, quando foi mandado embora do Late Show. Há três anos, David estava sem uma conversa franca com alguma personalidade frente às câmeras, até aparecer essa proposta da Netflix.

Esqueça aquele cenário clássico, com banda orquestrada, bancada com caneca e uma cidade iluminada pelas luzes da noite. O foco aqui é a conversa e David Letterman faz isso de forma incrível. A imensidão do teatro e uma plateia lotada aplaudem o agora ex-presidente Barack Obama.

A tônica do bate papo é a aposentadoria e a vida pós Cargo Mais Importante do Mundo. Obama diz que não estava acostumado com o ritmo mais lento da vida comum, das coisas simples da vida, como dividir um armário com Michelle ou levar a filha para a escola.

 

 

Obama é carismático, eloquente e extremamente inteligente. Talvez por isso, Donald Trump tenha ficado de fora da conversa. O atual presidente dos EUA é citado indiretamente algumas vezes, mas perde a importância, justamente por sua insanidade exacerbada. Aliás, David Letterman disse há algum tempo que está cansado de ver tanta gente criticar Trump e não fazer nada. Por isso, prefere não cita-lo em suas conversas.

Contudo, Obama não deixou de alfinetar Trump. Ele disse que as redes sociais surgiram como algo fantástico mas acabou por virar uma bolha, compartilhando sempre as mesmas ideias, com as mesmas pessoas, favorecendo a propagação das fake news.

 

“Estamos em universos de informação muito diferentes. Se você assistir à Fox News, você está vivendo num planeta diferente de quem assiste, por exemplo, à NPR”

 

É muito bom ver um bate papo entre amigos. Os assuntos surgem naturalmente e o tempo passa sem perceber. A forma como a Netflix definiu o programa também contribui. Apesar de quase uma hora de entrevista, o show é preenchido com imagens externas e histórias complementares, sobre pessoas que estiveram envolvidas com o o entrevistado. Isso deixou My Next Guest Needs No Introduction mais gostoso de assistir e sem intervalos.

Os capítulos serão disponibilizados mensalmente e David Letterman ainda vai entrevistar o ator George Clooney, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, o rapper Jay-Z, a comediante Tina Fey e o radialista Howard Stern.