0

Animação estilizada e um uso incrível da trilha sonora, fazem de “Mate-o e Saia Desta Cidade,” um estudo sobre a solidão


Há tempos o cinema flerta com o mundo dos sonhos. O próprio cinema é um conjunto de conceitos, por vezes imaginários, que formam uma ideia. Trazer aquilo que se pensa “literalmente” para o papel é algo difícil, mas “Mate-o e Saia desta Cidade“, usa de diferentes estilos de animação para passar sua mensagem.

Fugindo do desespero após perder as pessoas mais importantes da sua vida, o protagonista desta animação se esconde em um refúgio de memórias, onde todos aqueles que lhe são queridos ainda estão vivos. Com o passar dos anos, uma cidade cresce em sua imaginação.

+++ Lua Vermelha (Red Moon Tide) | A pequenez humana perante a natureza
+++ Mostra de São Paulo 2020 | Confira os filmes e a programação completa do evento

mate-o e saia desta cidade

O longa de estreia do polonês Mariusz Wilczynski utiliza poucos traços e uma predominância do branco em diferentes superfícies, para trazer um sentimento de solidão. Luz e sombra, sonho e realidade, vida e morte se entrelaçam, e podem confundir espectadores desatentos.

A trilha sonora com as músicas do compositor e guitarrista polonês Tadeusz Nalepa começa tímida, mas depois abandona a vergonha e toma parte de “Mate-o e Saia Desta Cidade”, numa trama repleta de filosofia.

Uma obra onírica, disposta a apresentar alguns distúrbios da mente humana. Ao mesmo tempo em que fala para todos, o sentimento é que o filme de Wilczynski é bastante pessoal, por vezes específico demais.

“Mate-o e Saia Desta Cidade” é uma bad trip desenhada, com ares de psicodelia. Caricatural, essa estranheza nas formas e transições perfeitas entre uma cena e outra, são propositas para discutir o mundo disforme em que vivemos.

O artista tem o costume de jogar suas maiores angústias no quadro/papel, só faltou a Wilczynski talvez, ser menos intimista.


Filme visto na 44ª Mostra de São Paulo. Saiba mais sobre o evento AQUI.

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

product-image

Mate-o e Saia Desta Cidade (Kill and Leave This Town)

5

Tiago Cinéfilo
Estudante de Comunicação e editor deste site. Criador, podcaster e editor do "Eu Não Acredito em Nada", o podcast de terror da Odisseia.

PODSEIA 049 | THE BOYS E OS MEMES

Previous article

Apenas Mortais | A dor de perder alguém aos poucos…

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *