0

spring-breakers-08

Spring Breakers é aquele filme que a maioria das pessoas pensa duas vezes antes de assistir. Colorido, diferente (ele não se enquadra em um gênero específico, podendo ser um drama de ação alternativo erótico) e estrelado por Selena Gomez e Vanessa Hudgens (musas da Disney), Spring Breakers acaba surpreendendo, mesmo não sendo um filme espetacular.

O filme segue quatro amigas (Selena, Vanessa, Ashley Benson e Rachel Korine) que querem viajar para as famosas festas realizadas durante o Spring Breakers (um recesso escolar na primavera). Elas não tem dinheiro e a solução encontrada é roubar um restaurante (aliás, essa é uma das melhores cenas do filme, sendo realizado em um belo plano sequência). Com o dinheiro na mão, elas viajam para um mundo de música, sexo e drogas. A aventura muda de rumo quando as quatro são presas e a fiança é paga por um estranho (James Franco).

A direção do filme é muito interessante. O filme é colorido, frenético, sensual e muito seguro. Algumas sequências são perfeitas (a do assalto é uma dessas) e a combinação final é perturbadoramente alucinógena. O estilo de direção de Harmony Korine é diferente, mas extremamente seguro. Ele sabe todas as sensações que quer causar no espectador e atinge seus objetivos com facilidade. As cenas de nudez e uso de drogas em câmera lenta chamam a atenção e perturbam.

A direção é completada, de uma maneira singular, por uma edição rápida, uma trilha sonora chamativa e uma fotografia surpreendente. No final das contas, a parte técnica do filme fica quase perfeita.

Enquanto a direção é sensacional, o roteiro – que também foi escrito por Korine – decepciona, sendo demasiadamente repetitivo, simples e vazio. Sua argumentação é fraca e uma boa ideia foi desperdiçada. Korine perde a chance de fazer uma ótima critica social, porque apoia seu roteiro no exagero de tudo.

O elenco foi uma escolha interessante de Korine. É fato que a presença de Selena Gomez e Vanessa Hudgens em um filme vulgar e sensual é surpreendente. Todas as quatro protagonistas estão entregues em papéis que não exigem uma atuação perfeita. Somente a entrega acaba sendo o bastante.

download (2)

Dentro desse quesito, quem mostra uma entrega acima da média é a atriz Vanessa Hudgens. Ela usa drogas, bebe, dança, faz sexo com homens e até beija garotas. Uma das últimas cenas dela com James Franco e Ashley Benson é uma cena sexy ao extremo.

Mas acima das garotas está um hilário e assustador James Franco. Franco faz Alien, um traficante/rapper/gangster/louco que paga a fiança das protagonistas. James acaba entregando uma atuação diferenciada. Em vários momentos do filme, ele muda de engraçado e carismático pra assustador e perigoso.

download (1)

O grande erro do filme é deixar a mensagem final desencontrada e solta. Os exageros fazem com que o filme parece ser um alerta para a juventude, mas, por outro lado, a banalização da violência e a falta de regras fazem com que tudo fique parecendo um convite deturpado e estranho.

Spring Breakers surpreende em alguns pontos e falha em outros, mas tem um saldo final positivo. Não é um filme feito para fazer o público pensar e nem se divertir, mas pode ser usado para as duas coisas. É uma obra avulsa na carreira de Harmony Korine, mas é um filme interessante e singular.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Homem de Aço

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes