2

Usar a comédia para contestar a tecnologia, e como a relação da sociedade se modifica de acordo com a evolução dos aparelhos, é uma saída sempre interessante. The Good Place talvez seja o expoente máximo dessa comédia com tempero de morte e UPLOAD, a nossa série da Amazon Prime usa bem dessa referência para misturar o bom humor em meio a um universo recheado de novas tecnologias e, claro, consciência de pós-morte.

UPLOAD – Transferindo dados

Em UPLOAD, acompanhamos a história de Nathan Brown (Robbie Amell), um cara bonitão que trabalha no ramo da tecnologia, e tem uma bela namorada chamada Ingrid (Allegra Edwards). Em uma noite, enquanto viajava em seu carro autônomo, Nathan colide com a traseira de um caminhão e é levado as pressas para o hospital.

Lá, ele precisa escolher entre ser operado e talvez não sobreviver ou transplantar sua consciência para o paraíso de uma empresa que explora a vida após a morte. Nathan descobre Nora (Andy Allo), seu anjo que é basicamente um concierge virtual, e daí desenvolvem uma história de amor dentro desse mundo alternativo.

Nora em Upload série amazon prime video

Os paralelos claros com San Junipero talvez fique apenas no campo das ideias mesmo, pois em UPLOAD as tramas de Nathan e Nora acabam esbarrando em ideias demais pra pouco desenvolvimento, deixando tudo meio solto e pior, sem graça para uma comédia.

Não que o bom humor não esteja por ali. É possível se divertir com publicidades infames, situações cotidianas de um morto e bugs de uma tecnologia em construção. Contestar a tecnologia totalmente aplicada no nosso dia a dia é uma saída bacana dentro de um universo de algoritmos e isso rende algumas situações bem hilárias, como qualquer uma com Luke, o morador da região, por exemplo.


LEIA MAIS
+++ Ricos de Amor é a comédia romântica do streaming
+++ Vejas as novidades da Amazon Prime Video para maio
+++ BBB20 foi uma edição história e hipócrita

Entretanto saber dosar esse surrealismo com coerência dos personagens é o ponto fraco de UPLOAD. A namorada de Nathan no mundo real é um claro exemplo disso. A cada episódio ela mostra uma personalidade diferente, mudando sua motivação como quem muda de roupa, tudo pra fazer a história andar. E isso as vezes é um pouco frustrante.

Outro problema de UPLOAD é com a interação do ser humano com a tecnologia apresentada, isso no sentido de efeitos visuais. Em algumas situações fica bem nítido a atuação com o nada, no gatilho para a inserção das coisas depois. Essa coisa nem tão orgânica assim te tira um pouco da experiência, com telas e códigos verdes subindo e descendo, recheados de gráficos indecifráveis.

nathan em upload série amazon prime video

Mas vale a pena?

Escrita por Greg Daniels, vencedor do Emmy por The Office e Parks and Recreation, UPLOAD tem sim seus bons momentos, mas ironicamente sofre com alguns problemas de identidade, sem saber ao certo o tom das tramas principais e das ideias jogadas durante a série.

Apesar desses detalhes, UPLOAD ainda tem muito a oferecer. O universo criado ali é bem consistente e dá margem para várias histórias interessantes com personagens secundários e como foram parar ali. Natham é um bom protagonista e descobrir com ele todos os avanços da tecnologia é uma experiência bem legal.

Não espere dar gargalhadas assistindo UPLOAD. A nova série da Amazon Prime se parece com um galho torto, daqueles que não sabem ao certo a direção que aponta.

Entretanto, ela é bem mais consistente no drama apesar do seu bom humor, e saber dosar essas duas medidas pode ser a receita certa para a série deslanchar e deixar as comparações com San Junipero e The Good Place de lado, e criar sua própria referência.


Obrigado à Amazon Prime Video por disponibilizar todos os episódios antes do lançamento para a construção desse texto. A série estreia dia 01 maio no serviço de streaming.


Então acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais aqui na Odisseia para saber as novidades da cultura pop. 

 

The Strokes The New Abnormal: a maturidade da esquisitice e um álbum normal para os dias de hoje

Previous article

[BIFF 2020] | Um Amor a Três (The French Teacher)

Next article

You may also like

2 Comments

  1. Concordo plenamente com sua crítica. Fiquei super frustrado, porque tem MUITAS pontas soltas, mesmo sendo gostosa de assistir, o excesso de inverossimilhança faz a gente se cansar. Uma pena… mas vamos esperar a segunda temporada pra ver se eles conseguem direcionar melhor a narrativa. Mesmo amando “The Office”, “Parks and Recreation” e “The Good Place”, se “Upload” fosse do Ryan Murphy, o resultado teria sido avassalador.

  2. Sabe qual a musica da trilha?

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries