Rua do Medo 1666 – Parte 3 | Entre o sagrado e o profano

rua do medo 1666
Foto: NETFLIX © 2021

Chocante e surpreendente, Rua do Medo 1666 une elementos do folk horror e do slasher para contar a história de Sarah Fier


Quando frequentava a igreja, o pastor gostava de contar um pequena anedota que mostrava uma pessoa andando por um campo e de repente avistava o diabo chorando encostado em uma cerca. Quando perguntado o motivo de seu choro, ele respondia: “Esses cristãos, tudo que acontece colocam a culpa em mim”. É uma historinha boba e simples, de fácil entendimento, mas perfeita para exemplificar o contexto de Rua do Medo: 1666 – Parte 3.

Se em 1994, a diretora Leigh Janiak utilizou-se de slashers da época como Pânico, Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, Lenda Urbana – e em 1978 pegou referências de Sexta-Feira 13, Carrie, e Halooween – surgiu a dúvida: o que ela faria em 1666? Como utilizaria a trilha sonora tão marcante dos longas anteriores? Qual seria o estilo e o desfecho desse fim? Ficou bom? É o que saberemos agora.

+++ Crítica | Rua do Medo 1994 – Parte 1 | A playlist do horror

+++ Crítica | Rua do Medo 1978 – Parte 2 | O horror e o puritanismo

Rua do Medo 1666 - Parte 3 | Entre o sagrado e o profano 3
Foto:. NETFLIX © 2021

Mas antes, qual a trama de Rua do Medo 1666?

No filme, um grupo de pessoas de um pequeno vilarejo colonial é vítima de uma brutal perseguição religiosa durante o século XVII, o que causa efeitos desastrosos por séculos jogando uma maldição assustadora em todos os moradores daquele lugar.

As origens da maldição de Sarah Fier são finalmente reveladas conforme a história fecha o círculo, em uma noite que muda o vida dos Shadysiders para sempre.

Adaptada da aclamada série de livros de horror de R.L. Stine, a trilogia Rua do Medo conta a sinistra história de Shadyside.

O que aconteceu nas partes 1 e 2?

A primeira parte de Rua do Medo acompanha os jovens Deena, Sam, Josh, Kate e Simon, fugindo da maldição que assola Shadyside, que logo descobrem ser obra de uma bruxa chamada Sarah Fier, lenda local e principal culpada pelo histórico de assassinatos da cidade.

Após a morte de Kate e Simon, e a falso óbito de Sam (Olivia Scott Welch), Deena e Josh (Benjamin Flores Jr.) acham que o pesadelo acabou. Mal sabiam eles que a bruxa não havia partido, e Deena fará de tudo para salvar sua amada, fazendo com que eles procurem C. Berman (Gillian Jacobs), única sobrevivente de um massacre que ocorreu no Acampamento Nightwing, em 1978.

Rua do Medo 1666 - Parte 3 | Entre o sagrado e o profano 4
Foto:. NETFLIX © 2021

Na parte dois – C. Berman – que se revela Christine “Ziggy” Berman – conta sua história e a de sua irmã Cindy, que aconteceu no acampamento há 2 décadas. Ambas e seus amigos, buscam escapar da maldição que surge na forma do namoradinho de Cindy, Thomas “Tommy” Slater (agora um assassino ornado com um saco na cabeça e um machado).

Cindy morre, e Ziggy sobrevive para contar a história, revelando a localização da mão de Sarah. Quando Deena vai juntá-la ao corpo da bruxa para acabar com a maldição, é teletransportada para a mente de Sarah, em 1666, e descobre que as coisas não são o que parecem.

O que achamos do filme?

Antes pensava que o segundo filme seria o mais complicado pelo fato de ser o filme do meio, além de dar uma “travada” na história retornando ao passado. Mas não me dei conta de que a parte 3 da trilogia Rua do Medo também tinha uma missão amarga: contar as origens de Sarah Fier e Shadyside, além de continuar a história do grupo de 1994. Felizmente, o desfecho faz isso muito bem.

Em 1666, a direção mescla elementos do folk horror, sem perder as características do slasher. É possível notar inspiração em A Bruxa, A Vila, Colheita Maldita e até em A Cidade dos Amaldiçoados. Referências que vão desde o clima sombrio dessas produções, até a estética. Saem as cores vivas dos filmes anteriores, e entra uma fotografia mais opaca, sem vida, e coberta de neblina.

Rua do Medo 1666 - Parte 3 | Entre o sagrado e o profano 5
Foto:. NETFLIX © 2021

Esse choque é uma clara retratação da época. O roteiro de Janiak – em parceria com Phil Graziadei e Kate Trefry – trabalha o medo do “diferente”, o machismo, os lapsos do feminismo da época, e mostra total sensibilidade ao contar a história de Sarah Fier (que se divide nas atuações de Kiana Madeira e Elizabeth Scopel).

Aliás, os atores do filmes anteriores retornam aqui em outros personagens, que por sorte não lembram em nada os precedentes, e tentam empostar um inglês da Era Vitoriana, mais pomposo e menos coloquial. A trilha marcante de 94 e 78, dá espaço aos violinos de Marco Beltrami em parceria com Anna Drubich.

Dividido em 2 partes, o filme dá um pequeno respiro para assimilarmos aquilo que vimos na primeira hora, e salta para 1994 para encerrar a saga de Deena, Josh, e Ziggy, mas não sem antes enfatizar que uma mentira contada mil vezes pode se tornar verdade, e a principal questão: a figura feminina pagando pelos pecados do homem.

Rua do Medo 1666 - Parte 3 | Entre o sagrado e o profano 6
Foto: NETFLIX © 2021

Rapidamente notamos que estamos diante de uma história de vingança, e mudamos nossa percepção através de reviravoltas e momentos chocantes bem inseridos. 1666 não está disposto a diminuir na quantidade de sangue, mesmo que em alguns momentos flerte com o humor para aliviar a tensão.

Sendo assim, a Trilogia Rua do Medo sabe muito bem o caminho que trilhou, e encerra-se com um mundo cercado de mitologia própria, personalidade e pano para manga. Resta saber se vão continuar costurando.


As 3 partes da trilogia rua do medo já estão disponíveis na Netflix!

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Rua do Medo 1666 - Parte 3 | Entre o sagrado e o profano 7

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
El Cid | O que acontece na 2ª temporada da série no Amazon Prime? 13

El Cid | O que acontece na 2ª temporada da série no Amazon Prime?

Next Post
Encaixe Perfeito | O primeiro filme original da Indonésia na Netflix 14

Encaixe Perfeito | O primeiro filme original da Indonésia na Netflix

Related Posts