0

“O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes” une animação, ópera e metalinguagem para contar três histórias absurdas


Filmes miscelâneos costumam se tornar bagunçados com o tempo. No caso de “O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes” isso ocorre pelo excesso da metalinguagem, mas na maior parte do tempo, a produção de Andrey Khrzhanovskiy consegue equilibrar bem a pluralidade da sua trama.

Acompanhamos o século 20 na Rússia e o reinado de terror de Josef Stalin por meio de fragmentos inspirados no clássico O Nariz, escrito por Nikolai Gógol em 1836. Com trilha da obra homônima da década de 1920 do compositor Dmitri Shostakovitch, a narrativa combina cenários históricos, biografias de importantes personagens da época e obras-primas de artistas, compositores e escritores russos de vanguarda que viveram durante esse período de totalitarismo.

+++ CRÍTICA: Em Meus Sonhos | Contemplativo ou pé no chão?
+++ Os 31 filmes gratuitos da Mostra de São Paulo 2020

O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes

Fazendo comentários ácidos, “O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes” é uma viagem surrealista que não permite respiros. Há a história baseada no conto, a biografia do autor e comentários políticos, numa sátira ao regime de Stálin, e sua frustração vingada no desejo alheio.

Diversas técnicas de animação, colagem e imagens de arquivo, contam uma história de seguidos absurdos, permitindo-se causar estranhamento logo de cara. Os personagens se entrelaçam em narrativas que pareciam independentes, ao mesmo tempo que refletem a época: nada estava longe aos olhos de Stálin.

Este último aliás, tem a melhor parte de “O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes”. Mesmo que não se entenda nada da política russa do século XX, é possível visualizar algumas referências e o fato do ex-líder ser ridicularizado.

Mas, o sarcasmo não é usado apenas como piada, já que também gera reflexão em quem o assiste, afinal, são tempos tão loucos, que assim como na animação, nos perguntamos o que realidade e o que é ficção.


Filme visto na 44ª Mostra de São Paulo. Saiba mais sobre o evento AQUI.

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

product-image

O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes

7.5

Tiago Cinéfilo
Estudante de Comunicação e editor deste site. Criador, podcaster e editor do "Eu Não Acredito em Nada", o podcast de terror da Odisseia.

Em Meus Sonhos | Contemplativo ou pé no chão?

Previous article

Console Wars | Conheça o documentário sobre games que estreia na HBO GO

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Festivais