Halloween (2018) – Uma homenagem saudosista ao clássico

halloween

Quarenta anos depois, o novo Halloween faz uma homenagem ao clássico, trazendo uma identidade sangrenta e matando nossa saudade de Laurie Strode

Há controvérsias, mas podemos dizer que Halloween de 1978 foi o primeiro slasher movie da história. Sabe-se que depois dele, tudo mudou nos filmes de terror. O modo em que foi filmado, o vilão invencível, o visual arrebatador — John Carpenter e Debra Hill deram o tom do que seria seguido até hoje. Dito isto, não era tarefa fácil fazer um novo filme 40 anos depois. São 10 filmes durante todo esse período — e entre coisas boas e muito ruins — não seria tarefa fácil mudar o imaginário dos fãs do terror.

Rob Zombie tentou em 2007, num filme que dividiu opiniões — mas devemos elogiar todo o background dado a Michael Myers. De certa forma Zombie reinventou o que já conhecíamos ou imaginávamos. David Gordon Green foi o escolhido, e vai pelo lugar seguro, o diretor não traz nada de novo ao Halloween de 2018 — mas pelo menos respeita e homenageia o clássico — fazendo de Myers o monstro que ele de fato é.

Halloween (2018) - Uma homenagem saudosista ao clássico 3

Voltamos a Handdnofield, Illinois com uma Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) traumatizada e tentando viver e se relacionar bem com sua filha e neta, falhando miseravelmente no processo. Michael Myers (Nick Castle/James Jude Courtney) está em um sanatório criado por um pupilo do Dr. Samuel Loomis, e sem falar um palavra durante todo esse tempo — quando uma dupla de jornalistas decide fazer uma matéria sobre ele — despertando o monstro e desencadeando os eventos que levam Michael de volta a cidade, disposto a prestar contas com Laurie e sua família.

O primeiro e único erro do novo Halloween está em ignorar todo a franquia, com exceção do primeiro. A rivalidade criada entre Laurie e Michael, foi esplanada no segundo filme e em Halloween H20: Vinte Anos Depois. Todo o ódio e mau desenvolvimento desta relação abusiva entre ambos, é pouco justificada para uma só produção. É como se os roteiristas pedissem para que não lembrássemos de tudo, ao mesmo tempo em que parte da trama pede que lembremos.

Halloween (2018) - Uma homenagem saudosista ao clássico 4

Erro consertado na boa direção de David Gordon Green — inspirado, o diretor emula cenas clássicas do filme original, sem soar apelativo. Um plano sequência incrível, seguido da visão do próprio Michael na janela ao som de toda a trilha sonora do primeiro filme (repaginada), acalenta o coração dos fãs mais fervorosos.  David torna todo o embate de Laurie e Michael uma grande guerra, e espera a noite para consolidá-la.

Jamie Lee Curtis é Laurie Strode e isso não a limita como atriz, muito pelo contrário. É um deleite vê-la retornar a pele da primeira “scream queen—  de uma forma totalmente diferente e bem menos inocente. Agora é ela que está caçando, e para isso treinou a filha Karen (Judy Greer). Mais violento do que seus antecessores, o novo Halloween utiliza-se da tecnologia (a cena do sensor de movimento é muito boa), ao mesmo tempo em que possui um ar vintage — trazendo o charme do primeiro filme.

Halloween (2018) - Uma homenagem saudosista ao clássico 5

Sem dúvida o novo filme faz o que Despertar da Força fez com Star Wars: homenageou, respeitou e apresentou um novo norte a uma franquia que já estava com sinais de desgaste e precisava de um tempo. Michael e Laurie mostraram que são forças da natureza, e que ainda possuem o fôlego necessário para muitas aventuras.


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Halloween (2018) - Uma homenagem saudosista ao clássico 6

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
halloween

Os 11 filmes da franquia Halloween | Do pior ao melhor

Next Post
a maldição da residência hill

A Maldição da Residência Hill – Um estudo sobre traumas, medo e luto

Related Posts