AODISSEIA
Séries

Como Vender Drogas Online (rápido): imagem e ação

Série alemã da Netflix é rápida e insana como o título diz.


14 de junho de 2019 - 17:48 - Tiago Soares

Tenho certeza que você já fez alguma pesquisa bizarra no Google. Não sei se no mesmo nível do título deste texto, mas alguma coisa absurda já deve ter passado pela sua cabeça. “Como Vender Drogas Online (rápido)” é a transposição da mente e dos pensamentos do jovem para as telas. A chamada Geração Z é rápida, intensa e extremamente dependente, seja de pessoas, ou de telas de celular e computadores. A nova série alemã da Netflix está disposta a falar sobre isso com muito bom humor e uma pitada de críticas pontuais a uma geração tão conectada online, mas desprovida de uma vida social ativa.

Na história, Moritz Zimmermann (Maximilian Mundt) vive na pequena cidade alemã de Ruseln e espera ansiosamente por sua namorada que foi passar 1 ano em intercâmbio nos EUA. Ao retornar, Lisa Kovak (Anna Lena Klenke) é outra pessoa e pede um tempo a ele, o que acaba por frustrar completamente os planos do introspectivo nerd. Motivado pela decepção, ele se junto ao amigo deficiente e com pouco tempo de vida Lenny (Danilo Kamperidis) e monta uma loja de drogas online na darknet, onde as pessoas podem comprar ecstasy livremente. Como uma bola de neve, a trama vai ficando cercada de tensão e se utiliza da metalinguagem, já que é narrada pelo próprio Moritz para uma série da Netflix.

como vender drogas online netflix drogas online

Assim como em “Breaking Bad”, é fácil se identificar ao mesmo tempo em que é possível sentir aversão total a cada atitude mesquinha do protagonista, desde a perseguição a ex-namorada, até os atos bondosos com o pai policial e a irmã influencer. São sentimentos mistos que formam o caráter de um jovem excêntrico e por vezes peculiar. Toda essa confusão é traduzida no visual da série cercado de imagens coloridas e bastante saturadas, sobreposições de páginas do google, facebook e instagram, jogos online e diálogos rápidos, que evidenciam a facilidade de informações que a atual geração tem em suas mãos.

Leia Mais

+++ American Vandal: A série mais subestimada da Netflix

+++ Fora de Série: A melhor comédia de 2019

A banalização de coisas (como as drogas) que podem ser adquiridas facilmente através de um clique, torna tudo irônico, com boas doses de um humor sarcástico. A série de Philipp Käßbohrer e Matthias Murmann faz dos vícios uma fuga da rotina daquela pacata cidade, repleta de jovens ambiciosos, que esbarra na falta de fé e confiança dos seus pais e professores. A velocidade de raciocínio e a vontade de mudança de cenário caminham juntas, já que o objetivo é claro: juntar dinheiro e dar o fora de Ruseln, impressionando a ex-namorada no processo.

como vender drogas online netflix drogas online

Em 6 episódios de poucos menos de trinta minutos, “Como Vender Drogas Online (rápido)” é uma série para maiores, muito por causa do seu teor alucinógeno, principalmente em cenas que envolvem o consumo e a explicação dos efeitos do mesmo. Inspirada na vida de um jovem que vendia drogas no site Shiny Flakes (Flocos Brilhantes) na deep web em 2015 em Leipzig, a obra é competente e eficiente em sua proposta que é evidenciar a artificialidade das maioria das relações, sem condenar seus atos. O gancho para uma possível segunda temporada nos deixa ainda mais ansiosos para saber os outros pontos de vista.