AODISSEIA
Filmes

Crítica: Califórnia


4 de março de 2016 - 11:00 - felipehoffmann

As dores e delícias dos anos 80.


california1Lançado no final do ano passado (2015), o filme de Marina Person te teletransporta para os anos 80, época eternizada pela música marcante com tendências sociais e experimentais, e uma explosão de cultura que respinga até os dias atuais devido a sua importância. É dentro desse o universo que Califórnia nos apresenta Teca (Clara Gallo), uma adolescente que vive os conflitos típicos da idade sobre o primeiro amor, a amizade, a descoberta da sexualidade e a conturbada relação com a família.

O sonho de Teca é viajar para Califórnia, onde mora o seu tio Carlos (Caio Blat). Ele é jornalista cultural, e como vive nesse universo artístico, acaba mandando para a sobrinha várias novidades como lançamentos em fitas K7, blusas de bandas e postais. A narrativa muda para uma alma mais dramática quando Carlos precisa voltar às pressas para o Brasil, e chega à casa da família de Teca bem magro e doente.

A partir daí, também é discutido o olhar da época sobre uma das doenças mais polêmicas do período. Nesta fase os personagens poderiam ter sido um pouco mais aprofundados, em alguns momentos o filme acaba caindo em estereótipos comuns como, por exemplo, o retrato do pai de família da época: preconceituoso e mesquinho. Paulo Miklos interpreta essa figura paterna com atuação bastante previsível, porém, como ele é um representante da década de 80 (ele é o vocalista do Titãs!) acaba tendo função mais simbólica do que qualquer outra coisa.

California

São várias as referências sobre a cultura pop oitentista, estão presentes no filme lembranças de David Bowie, The Cure, Beatles e a trilha sonora ainda representa o rock nacional da época com Titãs, Paralamas, Kid Abelha, Blitz e Lulu Santos. Assistir um pouco sobre esse tempo pode ser bem curioso, principalmente se você observar que existia vida entre os adolescentes antes de WhatsApp e Facebook. Então se você curte ou se interessa sobre as dores e as delícias dos anos 80, assista Califórnia!


odisseia-07