Cães do Espaço (Space Dogs): E se nós vivemos no mundo deles e não o contrário?

cães do espaço

Cães do Espaço (Space Dogs), é um documentário contemplativo sobre cachorros no mundo particular deles, que acaba invadindo o nosso.

Experiências com animais são sempre difíceis de ver. Ao mostrar vários cachorros sendo preparados para serem enviados ao espaço, Elsa Kremser e Levin Peter tentam suavizar tal empreitada ao mostrar cachorros livres pelas ruas de Moscou. O contraste e ambiguidade se mostram eficientes no início, mas vão se tornando chatos, desinteressantes e extremamente desfocados com o passar do documentário.

“Cães do Espaço” (Space Dogs) conta a história de uma lenda que assola a cidade de Moscou, capital da Rússia. O primeiro ser vivo enviado ao espaço foi Laika, uma cachorra que acreditam ter retornado as ruas como fantasma que assola todos os seus habitantes, sejam eles humanos ou não.

Com poucas palavras, os diretores pretendem trazer um relato da perspectiva dos descendentes do animal, intercalando com imagens de arquivo da era espacial soviética.

Cães do Espaço (Space Dogs): E se nós vivemos no mundo deles e não o contrário? 3

Devido a tamanha discrepância entre as histórias, parece que estamos vendo dois filmes distintos, já que existe continuidade na narrativa espacial, ao contrário da trama canina, onde o tédio vence.

Acompanhar dois cães de rua comendo, sendo expulsos de lugares, cheirando coisas e mordendo carros, não chama tanto a atenção, mesmo com a brutalidade deste universo particular. Fica a impressão de que somos meros coadjuvantes no mundo de seres compassivos e agressivos na mesma medida.

Não podemos reclamar da originalidade do relato cru de Kremser e Peter em Cães do Espaço. Uma parte da Terra se torna o espaço, sem precisar necessariamente mostrá-lo (com exceção do início enigmático). O realismo apresentado também cumpre sua função documental, mas muito conceito não atrai totalmente nossos olhos e nossa atenção durante pouco mais de 90 minutos.

Cães do Espaço (Space Dogs): E se nós vivemos no mundo deles e não o contrário? 4

Apesar de belas imagens em certos momentos e de uma crítica sutil a vaidade e ambição humana, Cães do Espaço opta pelo cinema contemplativo, do silêncio, onde na verdade, havia muito o que falar.

* Filme visto na 43º Mostra de São Paulo

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Cães do Espaço (Space Dogs): E se nós vivemos no mundo deles e não o contrário? 5

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
campo do medo

Campo do Medo – Pense duas vezes antes de entrar…

Next Post
Ipsum Sociis Ac Pretium Enim Neque Rhoncus Adipiscing Luctus 9

Ipsum Sociis Ac Pretium Enim Neque Rhoncus Adipiscing Luctus

Related Posts