a viúva das sombras
0

Novo terror russo dirigido pelo estreante Ivan Minin, “A Viúva das Sombras” estreia no dia 04 de março.

O cinema russo é conhecido por seus filmes de terror de gosto duvidoso, “A Noiva” e “A Sereia: Lago dos Mortos”, se utilizam de lendas locais para contar suas histórias de horror.

O estreante Ivan Minin parece seguir pelo mesmo caminho, trazendo mais uma lenda russa, só que agora, utilizando-se do found footage e da pegada documental.

Claramente inspirado em “A Bruxa de Blair”, e produzido pela Central Partnership Productions e QS Films, “A Viúva das Sombras” chega aos cinemas brasileiros no dia 04 de março, distribuído pela Paris Filmes.

+++ WandaVision | O que aconteceu com Visão?

+++ PODSEIA 055 – POR QUE EU ASSISTO THE OFFICE MESMO?

Trailer

A trama de A Viúva das Sombras

Baseado no curta-metragem homônimo lançado em 2020 e dirigido pelo cineasta estreante Ivan Minin, a partir de um roteiro co-escrito com Natalya Dubovaya e Ivan Kapitonov, o filme russo acompanha um grupo de voluntários que se perde após entrar na floresta para resgatar um garoto de 14 anos. Quando iniciam a busca, a comunicação entre eles e a base é interrompida de forma misteriosa e eventos sobrenaturais começam a acontecer.

O curioso é que nos últimos trinta anos, cerca de 300 pessoas já desapareceram no local e apenas alguns corpos foram encontrados em circunstâncias bizarras: todos estavam nus. Segundo uma antiga lenda local, os acontecimentos estão associados à Viúva das Sombras.

a viúva das sombras

Foto: Divulgação

Baseado numa historial real

As florestas em volta de São Petersburgo, na Rússia, possuem muitas lendas. Uma delas, diz que há muitos séculos, uma mulher de um vilarejo próximo matou seu marido por traição, mas os moradores se voltaram contra ela, quebraram suas pernas e a afogaram em um buraco cheio de água.

Isso a transformou em uma bruxa, e sua maldição assombra as florestas onde ela morreu até hoje. Tudo isso teria acontecido em uma área densamente arborizada ao norte de São Petersburgo, uma região conhecida por desaparecimentos bizarros.

Tudo se complica no final do ano de 2017, quando uma equipe de voluntários que participavam de uma operação de resgate na região desapareceu sem deixar vestígios.

O longa recria os últimos momentos dessa equipe desaparecida, misturando filmagens padrão, reportagens e câmera na mão, preenchendo as lacunas com a famosa lenda local.

Foto: Divulgação

O que achamos do filme?

“A Viúva das Sombras” é um daqueles filmes que não sabem muito bem que proposta seguir. A produção quer trazer certo amadorismo as suas imagens, mas todos as cenas são perfeitamente gravadas, o que acaba por tirar a proposta de found footage, se afastando da obra máxima em que é inspirado: “A Bruxa de Blair”.

O filme por vezes lembra o clássico do terror americano, muito pela sugestão de uma ameaça nunca vista, com cenas de galhos de árvores se movendo com o vento, sombras, e pessoas potencialmente possuídas. Mas as homenagens não bastam, já que “A Viúva das Sombras” falha na tentativa de criar tensão, optando pela gritaria desenfreada.

As cenas de morte não são nada chocantes e os diálogos beiram ao risível, repletos de frases clichê como “alguém precisa fazer o trabalho”, ou “o pior desse trabalho são os cadáveres”. Além disso, o clímax demora a acontecer, e os personagens são bobos.

Dito isso, “A Viúva das Sombras” é mais um terror russo que pertence a mesma safra daqueles citados no início deste texto, sendo um pouco melhor pelo bom uso das câmeras e som, apesar de jumpscares irritantes e nada sutis.


A Viúva das sombras chega aos cinemas no dia 04 de março

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Tiago Cinéfilo
Estudante de Comunicação e editor deste site. Criador, podcaster e editor do "Eu Não Acredito em Nada", o podcast de terror da Odisseia.

Loucura de Amor | Tudo sobre o filme espanhol romântico da Netflix

Previous article

14 séries que estreiam na Netflix em Março de 2021

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes