0

Cercada de suspense e momentos UOU, Little Fires Everywhere, é um prato cheio para quem curte bons dramas familiares


Nosso amor por dramas familiares não é de hoje, principalmente aqueles que envolvem pessoas com grana. Desperate Housewives foi um sucesso no início dos anos 2000 ao contar historia de mulheres perfeitas que não tinham vidas tão perfeitas assim. Novelas como “Casos de Família” também fizeram historia ao apresentar os problemas da alta classe.

Recentemente Big Little Lies arrematou vários prêmios com sua trama familiar misturada com mistério, e Succession também da HBO, é um sucesso de crítica. Sendo assim, a Hulu apostou em “Little Fires Everywhere”, que estreou no dia 20 de março lá fora e a Amazon Prime Video tratou de adquirir os direitos para exibi-la na América Latina.

 

Conheça a história

little fires everywhere

Divulgação: Amazon Prime Video

Baseada no best-seller homônimo de Celeste Ng (também produtora executiva da minissérie), que aqui no Brasil ganhou o título de “Pequenos Incêndios por Toda a Parte”, Little Fires Everywhere conta a história de Elena Richardson, uma jornalista de um subúrbio no distrito de Ohio. Mãe de quatro filhos adolescentes e casada com um advogado, ela trabalha em um jornaleco local, mas sempre desejou estar em um veículo maior, plano que foi frustrado pela maternidade.

As coisas começam a esquentar (com o perdão do trocadilho), quando Mia Warren, uma fotógrafa com aspirações artísticas e sua filha adolescente Pearl, chegam para ser inquilinas de Elena. Aos poucos elas ganham a confiança ou desconfiança da família Richardson, e um embate de ideias, origens e muitas farpas, começa a ser criado entre as duas.

 

Produção

Divulgação: Amazon Prime Video

Também produzida pela dupla de atrizes protagonistas. Little Fires Everywhere é criada por Liz Tigelaar (“The Morning Show”), e traz Resse Wintherspoon e Kerry Washington nos papéis principais. Aliás, meus parabéns ao agente de Reese, que a engata apenas em sucessos na televisão. Aqui ela é Elena, e se aproxima bastante de Madeline Mackenzie, sua personagem em Big Little Lies.

Apesar de emular trejeitos de Madeline, a atriz é mais sutil e menos explosiva aqui. Mas quem toma conta da série é Kerry Washington (a Olivia Pope de Scandal) como Mia Warren. Sua relação com a filha, com a arte e com as pessoas ao seu redor é estranha, por vezes artificial e potencializada pelo misto de emoções que a atriz percorre em segundos.


LEIA MAIS
+++ Ulpload é a nova comédia da Amazon Prime Video
+++ Novidades de maio de 2020 na Amazon Prime Video

As crianças também merecem ser lembradas, apesar de todas terem esteriótipos pré-definidos. Elena tem a filha modelo Lexie (Jade Pettyjohn), a rebelde Izzy (Megan Stott), o atleta babaca Trip (Jordan Elsass) e o nerd deslocado Moody (Gavin Lewis) – e Mia – a linda e inteligente Pearl (Lexi Underwood). As relações entre eles demonstram que nem tudo é tão perfeito no mundo dos Richardson e nem das Warren.

A questão racial tem um grande destaque na produção. A diferença de relação entre mãe e filha, a “bondade” de Elena esbarrando na má vontade de Mia, o fato dos filhos serem “corrompidos” para o outro lado e por uma realidade que não é a deles. São discussões atuais e complexas sobre família, maternidade e preconceito.

 

Mas e aí, vale a pena?

little fires everywhere

Divulgação: Amazon Prime Video

Ancorada em mistérios, seja pelo passado traumático de Mia, ou a sobre o incêndio que abre o episódio inaugural, Little Fires Everywhere vale muito a pena. O confronto quase silencioso entre as protagonistas é suficiente para causar tensão, mesmo através de pequenos gestos. Elena é branca de classe alta e Mia é uma mulher negra, que está sempre se virando em inúmeros empregos.

Traga essa diferença para os anos 90 onde a série se passa (diferente do livro), e a tensão racial em que os EUA se encontrava (ou sempre se encontra). Unido a isso, temos um tom e um discurso classista e por vezes racista em Elena e sua família, sempre com a síndrome do branco salvador.

Já Mia é um daqueles personagens que você ama ou odeia. Não dá pra saber o que ela está pensando, ou como vai agir. Impulsiva, ela parece estar sempre armada até os dentes com suas palavras, fugindo de situações que possam parecer desconfortáveis.


A Amazon Prime Video liberou ao Odisseia os três primeiros episódios da minissérie, mas você poderá ver os oito capítulos de Little Fires Everywhere no dia 22 de maio, até lá ficaremos roendo as unhas de ansiedade.
A crítica completa saíra em breve.


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Tiago Cinéfilo
Há 4 anos nessa viagem. Estudante de Rádio, TV e Internet. Ex-Clock Tower, ex-Cinema Com Rapadura e ex-fã de The Walking Dead.

Westworld 4 | O que pode acontecer na próxima temporada?

Previous article

White Lines | Saiba detalhes sobre a 2ª temporada

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries