AODISSEIA
Especial

Odisseia na CCXP – O futuro do cinema brasileiro

7 de dezembro de 2016 - 09:00 - Flávio Pizzol

Um lugar para o cinema nacional no maior evento nerd do país


Apesar do contragosto de vários visitantes adeptos da típica síndrome de vira-lata, a CCXP 2016 abriu um espaço muito bem-vindo para a divulgação do nosso cinema. Os painéis – que não ficaram restritos aos auditórios menores – também receberam convidados de peso, tiveram bons momentos de conversa e divulgaram materiais inéditos que começaram a sair na internet. Tivemos Didi, Globo, O2 Filmes, novidades sobre os longas live-action da Turma da Mônica e até um ótimo longa de fantasia, que ainda não teve seu trailer divulgado.

Nós não assistimos todos os painéis (isso é impossível…) e vamos falar com mais profundidade sobre alguns desses momentos em posts exclusivos, entretanto também decidimos reunir os vídeos nesse post. Sem muitas delongas, vamos aos vídeos:

  • Sepultura – O Filme

Dirigido por Otávio Juliano e Luciana Ferraz, o documentário vai misturar imagens de shows, bastidores, vida pessoal e depoimentos de astros da música internacional para recontar a história de uma das maiores bandas de heavy metal do mundo.

  • A Repartição do Tempo

Essa comédia dirigida por Santiago Dellape e estrelada pelo lendário Dedé Santana segue uma repartição pública onde um chefe psicótico que usa uma máquina do tempo para duplicar seu quadro de funcionários e aumentar a produtividade. Já foi exibido em alguns festivais pelo país e promete uma mistura divertida de sarcasmo político e ficção científica.

  • Comeback

Vencedor do prêmio de melhor ator no Festival do Rio, Nelson Xavier (A Despedida) estrela o primeiro longa de Erico Rassi no papel de um assassino de aluguel aposentado que planeja voltar à ativa para combater sua solidão. Pode ser uma mistura interessante entre drama e filme de gênero para oxigenar as produções nacionais. Fique de olho!

  • Bingo – O Rei das Manhãs

Em seu filme de estreia como diretor, Daniel Rezende (indicado ao Oscar de Melhor Montagem por Cidade de Deus) cria uma trama fictícia para recontar a história de Arlindo Barreto, o ator responsável por interpretar o palhaço Bozo. O elenco conta com Vladmir Brichta (Um Homem Só), Tainá Muller (Tropa de Elite 2) e Leandra Leal (O Lobo Atrás da Porta) e o lançamento está marcado para agosto de 2017.

  • O Rastro (ATUALIZADO)

Contando com um painel no auditório principal e um estande que recriou o hospital abandonado, o filme O Rastro alcançou seu auge na CCXP com as presenças dos protagonistas Leandra Leal e Rafael Cardoso, do diretor JC Feyer e a exibição em primeira mão do seu trailer com cara e temperatura de terror brasileiro. A estréia está marcada para o dia 30 de março de 2017.


OBS 1: Assim que o incrível trailer de Malasartes e o Duelo com a Morte for liberado, eu atualizo esse post.