Conheça a verdadeira história de Broad Peak, novo filme da Netflix

Broad Peak, novo filme da Netflix, analisa a trágica história de uma escalada ambiciosa que deu errado. Veja os detalhes da história.


Filmes e documentários sobre escalada muitas vezes se resumem a situações de vida ou morte, dada a natureza extremamente perigosa do assunto.

E o legado de um alpinista polonês, Maciej Berbeka, está sendo explorado por meio de um novo filme dramático da Netflix chamado Broad Peak. Berbeka foi um dos melhores e mais aventureiros alpinistas do país, porém, sua vida foi interrompida em uma tragédia.

Enquanto o filme tenta contar sua história, aqui estão os verdadeiros eventos que inspiraram o filme:

Broad Peak é o novo filme baseado em fatos reais da Netflix
Foto: Divulgação Netflix

A história real do filme Broad Peak na Netflix

Maciej Berbeka nasceu na Polônia em 1954 e rapidamente se tornou um montanhista estabelecido. Além de se tornar parte da Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha e do esquadrão de busca e salvamento polonês, ele também era conhecido por ser um membro dos Ice Warriors, descritos como:

“Especialistas poloneses que dominaram o cenário do montanhismo de inverno, especialmente na década de 1980, quando eles alcançaram as primeiras sete primeiras subidas de inverno acima de oito mil metros.”


Confira também: Heartbreak High: Conheça o reboot da Netflix da clássica série australiana

Maciej Berneka, 2013. Foto: Divulgação

Suas escaladas

Berbeka concentrou-se nas subidas de inverno das 14 montanhas globais acima 8.000 pés em uma época complicada para escalar, como a DW explica: “Devido às temperaturas extremamente baixas, pressão atmosférica particularmente baixa, tempestades e neve profunda, o montanhismo de inverno em oito mil pés foi considerado muito exigente e perigoso”.

No entanto, em 1984, ele atingiu o cume de Manaslu no Himalaia nepalês – sem usar oxigênio suplementar – seguido por Cho Oyu no Himalaia, a 20 quilômetros do Monte Everest, um ano depois. Seus outros triunfos incluíram a conquista de Annapurna e o Monte Everest.

No dia 6 de março de 1988, ele se tornou a primeira pessoa no mundo a chegar ao cume rochoso de Karakoram, um de seus cinco picos, na fronteira do Paquistão e da China, no inverno.


Confira também: Periféricos | Tudo sobre a nova série de ficção científica do Prime Video

O verdadeiro Maciej Berneka. Foto: Divulgação

Sobre a tragédia de Broad Peak

25 anos depois, em 2013, ele decidiu fazer a escalada novamente, desta vez até o cume do Broad Peak, com Adam Bielecki, Tomasz Kowalski e Artur Małek. No filme, ele expressa suas razões para querer repetir a missão, já que ele não atingiu o verdadeiro pico antes: “É difícil viver com a sensação de que você é uma fraude. Há 25 anos venho tentando me livrar disso.”

Enquanto a equipe conseguiu chegar ao pico em 6 de março, os alarmes dispararam quando Berbeja, então com 58 anos, e Kowalski, então com 27 anos, não conseguiram chegar ao acampamento 4, a 7.400 metros, na descida de volta. Eles foram declarados desaparecidos.

Uma equipe de resgate foi enviada, mas durou apenas dois dias antes que Berbeja e Kowalski fossem declarados mortos, apesar de seus corpos não terem sido encontrados. Na época, Krzysztof Wielicki, líder da expedição de inverno da Associação Polonesa de Montanhismo, divulgou um comunicado dizendo:

“Considerando todas as circunstâncias, condições, minha experiência, história do montanhismo do Himalaia, conhecimento sobre fisiologia e medicina de alta altitude, bem como consultas com médicos e co-organizadores da expedição na Polônia, devo declarar mortos Maciej Berbeka e Tomasz Kowalski”.

A expedição chegou ao fim.

Apenas quatro meses depois, mais três homens morreram tentando chegar ao cume do Broad Peak, os alpinistas iranianos Aidin Bozorgi, Pouya Keivan e Mojtaba Jarahi, que mais uma vez desapareceram na descida, e acredita-se que o topo da montanha seja um dos mais perigosos do mundo.

Foto: Divulgação Netflix

Sobre o filme da Netflix

O diretor Leszek Dawid disse sobre suas esperanças para o filme: “Eu gostaria que Broad Peak fosse uma história sobre um homem lutando contra a natureza, medo frio, exaustão… . Para ajudá-los a se relacionar com o personagem principal, vou fazer uso da narração subjetiva, deixando-os aos poucos assumir o ponto de vista de Berbeka.”

Broad Peak está disponível na Netflix a partir de 14 de setembro.

Veja o trailer

Total
0
Shares
Previous Post

Heartbreak High: Conheça o reboot da Netflix da clássica série australiana

Next Post
abestalhados 2

Abestalhados 2 | Filme com Paulinho Serra estreia em outubro

Related Posts