0

Produção franco-americana, Um Amor a Três é um filme problemático envolto em uma ópera apoteótica


Durante um pouco mais de 92 minutos, vemos um excessivo uso de câmera lenta, seguida de música clássica. Essa é a principal característica de “Um Amor a Três”, se isso for um elogio. Na trama, a professora de francês Cleo (Marie Laurin) começa a se envolver com um aluno bem mais novo do que ela, Matthew. Com a morte de seu pai, sua filha Sophie vem visita-la e acaba descobrindo a relação.

A presença de Sophie (Anna Maiche) desencadeia um desconforto e parte do passado de Cleo vem a tona, gerando conflitos. O filme da diretora gaúcha Stefania Vasconcellos é bastante irresponsável ao tratar de assunto como incesto e abuso sexual de maneira rasa. As atuações também não são das melhores, e muito se deve ao roteiro bagunçado e apressado.

um amor a três

O que “Um Amor a Três” perde em texto, ganha num visual poético, muito graças ao trabalho de fotografia de Andrea Cebukin. A solidão de Cleo dá lugar ao desejo. Sozinha, as cores mais claras e suaves dominam a tela. Quando se entrega aos seus prazeres, um uso de neon forte toma conta da tela. Um recurso barato, mas que funciona.

A câmera indiscreta e cortes rápidos e inusitados causam estranheza e desconforto. A relação de Cleo e Matthew (Sean Patrick McGowan) não é bem trabalhada, fazendo o filme mudar de tom muitas vezes, de uma forma meio esquizofrênica. A maioria dos coadjuvantes não agregam, sendo apenas caricaturas, e coincidências excessivas tornam a produção mais fraca.

Nem só de visual vive um filme, e a ausência de uma direção forte, que parece não saber pra onde seguir, afeta diretamente a obra, tornando-a amadora e sem propósito. A relação dos três nessa “relação” é abusiva e não justifica o título brasileiro, já que não vemos amor entre eles.

Talvez o roteiro escrito a seis mãos por Vasconcellos, Marie Laurin e Clara Gabrielle tenha prejudicado “Um Amor a Três”, deixando-o com falta de coesão, ritmo e fluidez.


Filme visto no 7º Festival de Cinema Internacional de Brasília, que estava online e gratuito, entre os dias 21 e 26 de abril.


Então acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais aqui na Odisseia para saber as novidades da cultura pop.

product-image

Um Amor a Três

3

Tiago Cinéfilo
Há 4 anos nessa viagem. Estudante de Rádio, TV e Internet. Ex-Clock Tower, ex-Cinema Com Rapadura e ex-fã de The Walking Dead.

UPLOAD | 1ª temporada da série da Amazon Prime

Previous article

Lovecraft Country | Veja trailer da série da HBO de Jordan Peele e J.J Abrams

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes