A Odisseia

Awake | Conheça a nova ficção cientifica da Netflix

Awake

Foto: Peter H. Stranks / Netflix

Misturando ficção científica e suspense, Awake acompanha as consequências caóticas de um incidente que impede as pessoas de dormir

Fique por dentro do enredo, do elenco e tudo mais sobre a nova produção original do serviço de streaming


Imagine se, de uma pra outra, você não conseguisse dormir?

Quem tem insônia, pode até dizer que entende a situação, porém o cenário de Awake é bem mais complexo do que algumas noites sem pregar o olho.

Não estou dizendo que isso seja fácil, mas não consegue superar os desafios enfrentados por uma sociedade que está ficando louca por conta da privação de sono.


A história de Awake

Segundo a sinopse divulgada pela própria Netflix, o filme conta a história de uma ex-militar com problemas psicológicos que precisa salvar sua família enquanto lida com o caos formado após um incidente global que impede toda a humanidade de dormir.

A protagonista, Jill, é uma mãe de dois filhos que inicia uma luta pela sobrevivência nesse cenário que mistura a insônia global com a destruição de todos os aparelhos eletrônicos da Terra. O problema é que, com o passar do tempo, a privação do sono causa desorientação, alucinações e histeria coletiva, ameaçando o bem-estar físico e mental de todos.

Foto: Peter H. Stranks / Netflix

A única pessoa que não sofre com isso é Matilda, a filha de Jill. Algo que poderia ser considerado positivo, caso não transformasse a criança em um alvo para diversas esferas da sociedade. Incluindo nessa conta, pessoas dispostas a sacrificar a garota em prol de “um bem maior”.

De acordo com as palavras ditas pelo diretor, Mark Raso (Kodachrome), em entrevista a EW, a pergunta é: será que Jill vai deixar?

[…] e se algo acontecesse e ninguém pudesse adormecer? Imediatamente pensei neste cenário como algo próximo de ‘Escolha de Sofia’. Eu só estava procurando por algo para fundamentar a história na realidade. Aí me ocorreu: ‘Bem, e se ninguém pudesse dormir exceto uma pessoa? Qual seria a sensação? E se aquela pessoa fosse um de seus dois filhos? O que você faria? Você potencialmente sacrifica um para salvar o outro? ‘ É daí que vêm os ossos e a essência da história. “


O trailer de Awake


O elenco de Awake

Gravado no final de 2019, Awake reúne alguns rostos conhecidos em seu elenco. O maior deles provavelmente é Gina Rodriguez.

A atriz – conhecida pelo longa Aniquilação (da própria Netflix) e pela série Jane The Virgin – afirmou em entrevista concedida a EW que aceitou o papel porque conseguiu se conectar com a história, lendo o roteiro de uma vez só. Uma atitude impulsionada tanto pela crise de insônia enfrentada por seu marido, quanto pelas reflexões sobre a nossa dependência tecnológica.

Isso foi tão intrigante. Considerando a frequência com que tenho meu telefone na mão (é como um terceiro braço), eu me coloquei lá e fiquei realmente impressionada, realmente apavorada”

Além disso, Rodriguez se sentiu desafiada pela personagem. Nas palavras dela:

Quando eu olho para um projeto, penso comigo mesmo: Posso fazer isso? Há um desafio nisso? Estou encontrando novas maneiras de me expressar? Há mundos que posso jogar que nunca tive ou jamais ? Jill era muito mais… Há tantas jornadas diferentes dentro dela. Há a jornada pessoal e há também essa experiência global”

Foto: Peter H. Stranks / Netflix

E ela mergulhou de cabeça no processo, se entregando, apesar de não ter intenções reais, à conhecida “atuação de método“.

Pode haver momentos realmente benéficos para usar esse processo. Eu senti que precisava ficar destruída, mas fizemos tantas filmagens noturnas que eu estava 100% destruída de qualquer maneira. […] Então funcionou em conjunto, de mãos dadas, mas eu tentei dormir quando podia”

Ao lado de Gina Rodriguez, Lucious Hoyos e Ariana Greenblatt roubam a cena como seus filhos. Ele é conhecido por Heroes Reborn e Ecos na Escuridão, enquanto a garota pode ser vista em Vingadores: Guerra Infinita (como a jovem Gamora), O Grande Ivan, e o recente Amor e Monstros.

Para completar, Awake conta com a presença de Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados), Barry Pepper (O Resgate do Soldado Ryan), Frances Fisher (Titanic), Shamier Anderson (Passageiro Acidental) e Finn Jones (Punho de Ferro). No entanto, nenhum deles teve o nome do personagem revelado.

A mensagem por trás de Awake

Devido às consequências da pandemia, muitas pessoas estão fugindo de filmes que se passem em cenários apocalípticos. Pensando nisso, Mark Raso defendeu que seu longa possui uma mensagem otimista por trás de tantos desastres.

Segundo ele:

Acho que por trás de tudo – e isso vai soar extremamente estranho -, eu estava tentando fazer um filme esperançoso. Minha mensagem central neste filme é que talvez o mundo precise ser reiniciado. Todos precisam parar e olhar para ele de maneira diferente. Eu realmente tenho a forte convicção de que isso será liderado pelos jovens de hoje. Para mim, é sobre isso que Awake trata. Mesmo que não pareça , é realmente sobre essa jovem que pode dormir e a esperança que ela representa”


Awake estreia na Netflix no dia 09 de junho


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Exit mobile version