0

A série da Netflix As Telefonistas ganhou muita popularidade ao longo dos anos, contando a história de quatro jovens mulheres que conseguiram seus empregos na primeira companhia telefônica de Madri, na década de 1920.

O trabalho das moças se torna referência na capital porém precisam lutar diariamente contra o preconceito da sociedade da época, além de unirem forças para navegar em um espaço completamente dominado por homens.

Ao fim das temporadas, aprendemos muito sobre lembranças de tempos difíceis, famílias, amores, amizade e claro, muitas chamadas telefônicas.

série da netflix, as telefonistas, foi oficialmente cancelada na 6ª temporada

+++ Warrior Nun terá uma segunda temporada?
+++ Conheça O Clube das Babás, série da Netflix baseada em diversos livros

A Série As Telefonistas foi realmente cancelada pela Netflix?

A 5ª temporada de As Telefonistas foi dividida em duas partes. A primeira em 14 de fevereiro e a segunda dia 3 de julho de 2020. Algumas pessoas e a própria Netflix estão contando como parte 1 e parte 2, mas também denominam como 6ª temporada da série.

Contudo, conforme o próprio twitter oficial da produção, a 6ª temporada de As Telefonistas foi a última da série. 

A Netflix avisou até com certa antecedência sobre o fim da série e entregou a despedida que os fãs estavam pedindo, com uma bela conclusão para os arcos das protagonistas.

 

As Telefonistas teve bons índices de audiência durante os anos e se tornou um dos principais dramas de época espanhóis. Entretanto, com um final aberto para As Telefonistas, a série da Netflix ainda deixa um ar de dúvidas sobre o futuro, pelo menos num segundo momento.

Sobre a série As Telefonistas

As Telefonistas tem em sua essência uma história de união entre quatro mulheres para garantir que cada uma realize seus sonhos, custe o que custar. A série começa em 1928, acompanhando Lidia, Marga, Carlota e Ángeles com seus diferentes estilos de vida, mas novamente, com o desejo de serem livres como mulheres.

Através da amizade feita entre elas como As Telefonistas da companhia telefônica de Madrid, a produção da Netflix aborda com bastante maestria, e fidelidade aos fatos da época, temas universais como amores, dores, sacrifícios em prol de outros, traições, igualdade e uma forte luta por um espaço numa sociedade patriarcal.

Embora até a 6ª temporada As Telefonistas se concentre em mulheres espanholas, todos esses pontos acima dão à série uma sensação transcendental de universalidade. Questões discriminatórias no trabalho, relacionamentos abusivos, direitos LBGTs também são abordadas e essas pautas continuam extremamente em alta hoje em dia.

A série espanhola da Netflix é uma prova do sentimento de irmandade entre as mulheres, em um mundo onde elas são constantemente oprimidas. Sororidade.

As Telefonistas se baseia em fatos reais 

Para esclarecer, As Telefonistas não é uma série montada em fatos reais. Na verdade ela é uma série de ficção baseada em eventos que ocorreram a partir de 1928.

Todo a sociedade da época, a empresa telefônica, o direito a voto das mulheres, as primeiras a ingressarem no trabalho. Todos esses pontos de fato ocorreram, porém as protagonistas de As Telefonistas são estritamente fictícias.

A série se passa em um tumultuado momento da história europeia, pós primeira guerra e conseguem capturar isso de forma maravilhosa. Apesar de não haver referência direta à política ou história espanhola da época, As Telefonistas deixam um significado cultural enorme até sua 6ª temporada, já nos anos 30.

Houve ali um fluxo de novas perspectivas e novas ideias sobre modelos de vida baseados em igualdade. As mulheres da época pressionavam por isso nas esferas sociais e profissionais do país.

Esse pulso firme que estendeu pelo mundo no pós guerra, com crescentes movimentos feministas, fica muito bem representado ali dentro do escritório de As Telefonistas e é inegável o paralelo com o tempo em que vivemos.

A importância da série nos dias atuais

Quase 100 anos depois dos eventos ocorridos na série da Netflix, ainda existe uma grande diferença entre o tratamento das mulheres no mundo corporativo, além da discrepância nos salários em cargos semelhantes.

Portanto, colocar As Telefonistas no início de um período historicamente significativo serve para nos lembrar que, embora a história e as personagens possam ser fictícias, a luta que as mulheres precisam enfrentar no dia a dia é muito real.

Além disso, ao abordar questões universais relacionadas às mulheres e seu local de trabalho, As Telefonistas transcendem as restrições de uma obra de época e passa a falar diretamente com a sociedade atual, instigando essa irmandade, tão necessária entre as mulheres.

Apesar de não ser totalmente baseada em uma história verdadeira, até a 6ª temporada de As Telefonistas, a Netflix conseguiu manter uma série atual e extremamente relevante hoje em dia.

Uma pena que acabou.


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

POKAS | Conheça o especial de Thiago Ventura na Netflix

Previous article

Uma Mente Canina | Conheça o filme em alta na Netflix

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries