AODISSEIA
Especial

As interações deram a cara na CCXP18

As filas podem ser doídas, mas o resultado só o fã pode dizer


10 de dezembro de 2018 - 20:31 - felipehoffmann

Os estandes da CCXP18 estavam bem diferentes dos anos anteriores. Com a feira maior a cada ano, as produtoras repensaram sua forma de abordagem com o público e apostaram muito mais nas interações pessoais e nos brindes, para deixar uma lembrança, mesmo que pequena, em cada um que passa por ali. Mas nem sempre isso pode ser bom.

A HBO, por exemplo, foi uma das mais procuradas do evento. Com filas quilométricas, suas séries mais famosas ocuparam boa parte do estande, e para cada uma delas havia uma ativação diferente. Acontece que, quando a pessoa esperava horas (literalmente) na fila, a expectativa sempre ia lá em cima, correto? Quando essa expectativa não era cumprida, a experiência imersiva podia perder um pouco do brilho.

 

Foto: Divulgação CCXP/Imprensa

 

Viajar por Westeros, rever momentos épicos de GOT, tirar uma foto descolada com o Rei da Noite e no Trono de Ferro são fascinantes para o nerd que ama a série. E era isso que a HBO oferecia na CCXP18. Mas, conversando com o público que deixava o estande, percebia a decepção estampada. São horas na fila para 15 minutos de imersão interativa com a série. É uma troca justa? Seu amor incondicional de fã que vai dizer.

Outro exemplo a ser citado foi no estande da Disney, com Star Wars, seu nome mais forte na feira. Eram três voltas em grades para 3 minutos de exibição de personagens que fizeram a franquia ser o que é.

Ser interativo não necessariamente vai deixar o público satisfeito. As horas de espera não regozijam a saída do estande. Vale a tentativa, evidente, porém falta um algo a mais para recompensar toda essa espera. Outros estandes, de outras produtoras, fizeram isso e ficou muito bom. Vale olhar com mais carinho para esse tipo de ativação e pensar nas situações que podem acontecer até chegar ali. Fato é que andar em uma Comic Con é enfrentar filas. Cabe ao fã absorver isso e aproveitar cada estande da maneira que preferir.