0

Admirável Mundo Novo é uma série americana de ficção científica que estreia em maio no catálogo do Globoplay.

A série usa de inspiração a obra romântica de literatura homônima escrita por Aldous Huxley. Admirável Mundo Novo teve sua estreia em julho de 2020 no serviço de streaming da Peacock, foi cancelada após sua primeira temporada e agora estreia no Brasil.

Veja tudo o que você precisa saber antes de ver Admirável Mundo Novo.

Admirável Mundo Novo é a nova Série do Globoplay

Foto: Reprodução

Qual a história de Admirável Mundo Novo?

A série se baseia em uma sociedade utópica, onde os seres humanos finalmente alcançaram a estabilidade e paz, proibindo a monogamia, a privacidade, dinheiro, família e a própria história individual.

Diferentemente do livro, Admirável Mundo Novo usa de uma sistema de inteligência artificial chamado Indra, conectando cidadãos por meio de uma rede mundial. A Alexa deles.

Trailer

Elenco de Admirável Mundo Novo

A série tem um vasto elenco, com nomes como Alden Ehrenreich vivendo John, Jessica Brown Findlay como Lenina Crowne, uma bela técnica que trabalha no Incubatório, Harry Lloyd como Bernard Marx, Kylie Bunbury como Frannie Crowne, Nina Sosanya como Mustafa Mond, Joseph Morgan como CJack, Sen Mitsuji como Henry Foster, Hannah John-Kamen como Wilhelmina Watson, Demi Moore como Linda, a mãe de John que mora em Admirável Mundo Novo com seu filho, Jimmy Winch como o jovem John e Ed Stoppard como Diretor do local.


+++ Onde está meu coração é a tensa série brasileira disponível no Globoplay

Foto: Reprodução

Contexto histórico da série

Admirável Mundo Novo foi escrito entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o auge de uma era de otimismo tecnológico no Ocidente.

Huxley pegou onda nesse otimismo e criou um mundo distópico, disfarçado de romance para criticar todo esse otimismo. Grande parte da ansiedade que impulsiona Admirável Mundo Novo pode ser atribuída a uma crença generalizada na tecnologia como um remédio futurístico para problemas causados ​​por doenças e guerras.

Ao contrário de seus concidadãos, Huxley achava que tal confiança era ingênua e decidiu desafiar essas ideias, levando-as ao extremo. A vida de Huxley foi cercada de ciência, algo que provavelmente o ajudou a produzir Admirável Mundo Novo com muita veracidade.

Seu avô (Thomas Henry Huxley) era um biólogo proeminente e um dos primeiros defensores da Teoria da Evolução de Darwin, além de seus irmãos se tornaram cientistas. Aldous esperava seguir carreira por esse caminho mas uma doença o deixou parcialmente cego quando adolescente e, portanto, incapaz de continuar seu caminho científico.

Outro contexto de plágio

Após a publicação de Admirável Mundo Novo, Huxley foi acusado de plagiar o romance escrito por Yevgeny Zamyatin em 1920 e publicado em inglês com o título We in the United States em 1924.

Huxley negou ter lido o livro, e as semelhanças entre os romances podem ser vistas como uma expressão de medos comuns em torno do rápido avanço da tecnologia.

Foto: Reprodução

Recepção da crítica

No Rotten Tomatoes, a série possui um índice de aprovação de 41% com base em 46 avaliações, com uma classificação média de 5,68 de 10.

Algumas críticas sobre a série dizem que “Admirável Mundo Novo é elegante e sedutor, mas não muito ousado, apenas passeando pela superfície do épico distópico de Aldous Huxley sem de fato se aprofundar em suas ideias filosóficas.”

Já no Metacritic, Admirável Mundo Novo tem uma pontuação média de 55 em 100, entre comentários ruins e médios.

Lançamento de Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo estreou dia 15 de julho de 2020, na Peacock nos Estados Unidos e na Sky One no Reino Unido em 2 de outubro de 2020.

Na Espanha e na Europa, a série foi lançada no serviço de streaming Starzplay ainda em outubro de 2020. Além disso, em alguns locais, a série estava programada para estrear no Amazon Prime Video, mas sem abranger o mercado Latino Americano, que ficaria por conta da Warner, mas não rolou.

Agora, em maio de 2020, Admirável Mundo Novo estreia no catálogo do Globoplay.


Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Globoplay